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Rumor - Possível Shimano Dura-Ace de 12 marchas eletrônico flagrado

Protótipo foi flagrado em competição UCI World Tour nesse final de semana

Com os Jogos Olímpicos batendo a porta, é normal vermos versões protótipos de bikes e componentes, é o caso da nova família Dura-Ace fotografada equipando as bicicletas da equipe DSM no Baloise Tour da Bélgica.

Shimano Dura-Ace 12v
Shimano liberou alguns grupos protótipos da sua família topo de linha para ciclismo de estrada, e que estão a tempos na lista de desejos dos Roadies de plantão. Os clicks foram feitos pelo site inglês BikeRadar durante o Baloise Tour da Bélgica nessa manhã.

Se trata de, supostamente, uma versão de 12 marchas do seu consagrado e exitoso grupo. Pintado todo em preto e com detalhes que mostram que está praticamente pronto para ir as prateleiras, a nova linha deixa mais perguntas do que respostas ao primeiro contato.

Basicamente tudo mudou, porém nada drástico. A nova versão aparenta ter sido tratada com muito cuidado para manter todos os atributos do seu sucesso e apenas atualizar o que realmente era necessário.

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O primeiro ponto que muita gente se perguntava era: Será o novo Dura Ace um cambio de 12 marchas? E a resposta é Sim. Enfim a Shimano está atualizando a família Dura Ace para 12 marchas, ao passo do que seus grandes oponentes no mercado e nas pistas (leia-se SRAM e Campagnolo) já fizeram.

A outra grande pergunta que estava no ar, ainda vai continuar sem resposta: O novo Dura Ace será sem fios? Até publicamos aqui no Pedal um rumor sobre o Dura-Ace sem fio, mas ainda não foi dessa vez.

Pelo que as fotos nos mostram, não. Mas a esperança é que o sistema seja híbrido, ou seja, semi-wireless. Pelo que pudemos observar e também já noticiamos, o novo Dura-Ace já tem patente pra ser semi-wireless. Nesse caso, os trocadores ou STIs seriam sem fio e enviariam um sinal para uma central no quadro, onde também estariam as baterias para os câmbios dianteiro e traseiro.


A bike escolhida para rodar com os protótipos não nos ajuda muito a especular se os STI (trocadores) serão sem fio ou não. A Scott Addict RC 2021 que o time emprega nas provas de montanha apresenta cabeamento interno no combo guidão-mesa da Syncros Creston IC SL e na caixa de direção semelhante ao apresentado na nova MTB Scott Spark 2022 e que já compunha a Scott Addict RC 2020 que apresentamos aqui no Pedal.


O pedivela apresenta um design refinado, mas que ainda remete a versão anterior, mas aparenta ser ainda mais leve e funcional. Um detalhe interessante é o reposicionamento da central do medidor de potência.

Como a Shimano comprou a divisão da Pioneer que desenvolvia medidores de potencia em 2020, era esperado que a nova versão do Dura-Ace já pudesse agregar atualizações. E o que observamos é uma central ainda menor e reposicionada comparada ao atual, com a caixa do Led na continuidade da perna do pedivela e não mais logo acima como era na versão anterior do pedivela Dura-Ace com powermeter integrado FC9100p.


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O cambio traseiro apresenta alguns detalhes interessantes. O primeiro é que a gancheira da Scott no qual ele foi montado é mais longa e recuada que a tradicional. Isso nos sugere um reposicionamento do cambio, assim abrindo a porta para duas tendências: a adoção de cassetes com gama ainda maior (a exemplo dos grupos de MTB) e cassetes com cogs menores, como os de 10 dentes usados nas MTB de 12 marchas da marca japonesa e também pelo sua maior concorrente, SRAM.

O novo cambio, além de recuado comparando com a versão atual, apresenta também um design mais limpo, compacto e de pernas mais longas, aqui mais um indício da adoção de cassetes maiores.
Foto 78386
    Dion Kerckhoffs / Cor Vos / Immediate Media


Um ponto muito interessante e que tem gerado um forte discussão, é o fato da versão ser montada com freios a disco. Nenhum flagra ou rumor cerca a versão com freios de aro até agora. Seria uma investida da Shimano em um grupo 100% disco? Não acreditamos, uma marca tão tradicional e com atletas e equipes como Chris Fromme e INEOS Granadiers que insistem tanto nos freios tradicionais, podem ser um sinal que essa versão vá existir, mas talvez sem grandes atualizações nos freios.


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