home

Shimano Deore XT M8000 - Sétima geração do grupo é apresentando na Itália


26 MAI, 2015     Péricles    



A marca japonesa Shimano, fundada em 1921, é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus componentes para todos os tipos de bicicleta, assim como na fabricação de equipamentos de pesca e canoagem. Quando o assunto é mountain bike, um dos produtos ícones da Shimano é o grupo de componentes (transmissão e freios), além das rodas (27.5’’ ou 29’’) Shimano Deore XT, que ganhou nova versão (M8000) em lançamento para imprensa global.

imagem

O conceito apresentado pela Shimano foi "componentes para aventura" para descrever o novo grupo Shimano XT com 11 velocidades, entre outras inovações e tecnologias. "O Grupo Shimano Deore XT representa a essência do mountain bike", comentou Tim Gerrits, gerente de produtos na Europa, responsáveil pelo desenvolvimento do novo grupo Deore XT M8000: "O Deore XT é feito para você ir a qualquer lugar com seus amigos, é um produto sobre aventura, não é feito para competições, apesar dele ser capaz por adotar tecnologias do XTR, sobretudo, é um produto capaz de você conseguir onde quiser", acrescentou.

Outro ponto fundamental é que o sistema Deore XT pesa menos no bolso também: "É mais acessível para mais pessoas. Com o conceito de ser um sistema mais poderoso, dinâmico e durável (Poweful, Dynamic & Resolute), os novos componentes XT estabelecem uma nova referência de excelência para o mountain bike. Ele proporciona pedalar onde quiser e vai garantir todas as emoções de pedalar nas montanhas", continuou o holandês Tim Gerrits.

imagem

Tecnologia

O novo grupo Deore XT M8000) tem a cara nova, ficou com o visual ainda mais próximo das características do top de linha, Shimano XTR. Um dos detalhes mais perceptivos da mudança está nos manetes de freio e câmbio traseiro. Outro detalhe de design inovador está no câmbio dianteiro, que ganhou um desenho curvado semelhando-se a letra "X". A principal tecnologia do Deore XT M8000 é o novo padrão de transmissão com 11 velocidades. O sistema Dyna-Sys II oferece uma relação de marchas mais ampla, comparado ao grupo anterior, naturalmente, proporciona mais condições para manter uma cadência eficiente e coerente em qualquer condição de terreno, tanto para o estilo de pilotagem orientado para o cross country, quanto para o enduro (trail bike / all mountain).

O Deore XT 8000 apresenta três opções de pedivela, com as seguintes configurações de coroas: 1x11, 2x11 e 3x11. As novas transmissões M8000 aumentam o alcance das combinações de marchas, enquanto utilizam cassetes de 11 velocidades com pinhões 11-40D ou 11-42 dentes. O conceito "Rider Tuned" é concebido para levar você aonde quiser ir.

Mais compatibilidade

Um detalhe importante é que o novo sistema de transmissão M8000 utiliza a corrente HG-X11, com características herdadas do Shimano XTR, que agora passam a ser totalmente compatíveis com os sistemas para mountain bike e estrada! Batizado de Dynamic Chain Engagement (DCE), ou Engate Dinâmico da Corrente, o perfil do dente a corrente aumenta a retenção da força da corrente em 150%, diminuindo drasticamente a possibilidade da queda da mesma.


Comentários



Relacionados