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Shimano Deore M5100 e M4100 chegam com 11 e 10 velocidades para uma ou duas coroas

Dentre os destaques, cassete 11-51 de 11 velocidades para free-hub padrão Shimano chama a atenção

Diferentemente da versão de 12-velocidades, estas duas series de 10 e de 11 velocidades, mantém opção de pedivela duplo (ou 2x11 ou 2x10), assim como versão single (1x11 ou 1x10).

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Quem optar pelo sistema de 11 velocidades terá a disposição um cassete 11-51D, com pedivelas single (1x11) de 30D ou 32D, pedivela duplo normal (2x11) ou Boost, com coroas de 36D-26D, além de um cassete de aço de 11-42D. O cassete não é montado no padrão Microspline, algo que deve agradar em cheio quem já tem um cubo padrão Shimano e quer fazer adotar os sistemas de uma coroa.

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Já o sistema de 10-velocidades combina coroas de 1x10 (30D ou 32D) com um cassete HG de aço de amplo alcance, de 11-46D ou, para o setup de 2x10 (36-26D), um cassete HG de aço 11-42D.


Câmbios:


Os câmbios traseiros são específicos na sua escolha de transmissão. O câmbio traseiro RD-M5100-SGS, modelo específico para chainline de 1x11, é projetado para acomodar o pinhão 51D no cassete HG de 11-velocidades. Ele tem desenho Shadow RD+, com perfil baixo e trava.

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Além dele, a Shimano ainda oferece mais dois câmbios, o RD-M5120-SGS e o M4120-SGS que funcionam com 11 ou 10 velocidades, porém projetados para uso com duas coroas e cassetes menores, com no máximo 46 dentes. O primeiro modelo tem trava, o segundo não.

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Os câmbios dianteiros (FD-M5100/M4100) vem em com múltiplas opções de montagem (D, E ou M) para se adequar a diferentes projetos de quadros.

Trocadores:


Mesmo que você escolha transmissão de pedivela single ou duplo, as alavancas de marcha Deore 10 e 11-velocidades (SL-M5100-IL/IR) vem com posicionamento I-SPEC EV para oferecer conexão simplificada para manetes de freio e de canote retrátil, criando uma área mais clean no guidão (tipo ‘abraçadeira’ também disponíveis).

Na parte esquerda do guidão, a alavanca permite operar o câmbio dianteiro com uma única alavanca de dedão. Na direita do guidão, o trocador pode apresentar um display óptico, para fácil visualização da posição da marcha. A alavanca permite a troca de 3 marchas para baixo de uma só vez, enquanto que o 2-Way-Release permite descer marches rapidamente para encarar as subidas que se aproximam.

Freios:


Para opções de 10 e 11-velocidades existe um manete de freio e dois tipos de caliper disponíveis (de 2-pistões ou de 4-pistões). A manete BL-M4100 é compatível com calipers de 2 ou 4-pistões. Apresenta um projeto com ponto de contato adicional ao guidão para uma sensação de maior rigidez, além de ter um engate de freio mais rápido e curso livre de frenagem mais curto do que o modelo anterior.

O caliper de 4-pistões BR-MT420 oferece alta potência de frenagem em partilhas de metal ou resina, enquanto que o caliper de 2-pistões BR-MT410 entrega uma opção de menor peso (em pastilha de resina apenas).

Mais informações no site da Shimano.


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Comentários

Uma dúvida, o cassete de 11 velocidades tem compatibilidade com os cubos shimano tx505?

logo menos extinguem as 9v e deixam essas merdas que não duram nada

Agora sim. Estavam , no meu ponto de vista , eletizando demais, tudo 12V. O preço para manter 12V, só com patrocínio ou ganhar muito bem. Deveriam manter nesse sistema de 10 v e 11v o deore XT. Sou amador, gosto de competir, um XT de 10V com alongador (pinha 46d). Mas é adaptado, cumpre super bem a finalidade, TOP, custo de mnt baixo, mas o ideal seria um desses já projetado.



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