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Shimano apresenta novo grupo XTR 2011

Grupo topo de linha da marca japonesa apresenta duas versões

O ciclo de quatro anos do XTR terminou em 2010. Com ele, surgiu a expectativa da nova formação e design do que seria apresentado ao longo deste ano para linha 2011. Alguns rumores já tinham sido publicados, mas sem convencer. Mas agora é oficial: A Shimano conseguiu melhorar algo que já era muito bom.

:: Novas tecnologias apresentadas

Dyna-Sys - O Pedal já falou desta nova tecnologia da Shimano para 2011. Confira para entender um pouco do novo XTR na questão das relações de 10v.
https://www.pedal.com.br/shimano-apresenta-oficialmente-as-tecnologias-2011_texto3813.html

Com o sistema Dyna-Sys, o XTR 2011 apresenta duas versões: uma opção 3 X 10 e outra 2 X 10, ou seja, duas ou três coroas para combinar com as 10 velocidades dos peões.

Ice-Tec - Uma tecnologia completamente nova de resfriamento para o sistema de frenagem à disco, chamado de "Ice-Tec". As pastilhas de freio e rotores (discos) Ice Tec reduzem significativamente o acúmulo de calor durante o acionamento do sistema de freio à disco. Isso assegura o alto rendimento dos freios mesmo em descidas longas downhill. Isso também resulta numa maior vida útil das pastilhas de freio, assim como em frenagem mais silenciosa.

As pastilhas de freio Ice-Tec dispõem de uma estrutura com duas camadas de aço inox com aleta de alumínio. Os rotores Ice-Tec são compostos com o núcleo de alumínio e aço inoxidável para dissipar melhor o calor.

I-Spec - O novo Shimano XTR oferece um sistema integrado de passador / trocador de marchas e manete de freio, chamado de "I-Spec". Com ele, apenas uma abraçadeira é necessária para fixar o componente no guidão, melhorando o visual e otimizando espaço, além de economizar 10 gramas. O micro-ajuste horizontal ainda oferece possibilidade de configuração customizada.

:: Observações e críticas

A empresa japonesa resgatou o famoso cinza na coloração do grupo, semelhante a mesma que fez sucesso na década de 90, porém, muito mais estilizado e moderno - futurista. Uma outra observação foi a extinção do V-Brake.

Outra coisa importante foi diferenciar os dois modelos: XC Race e All Mountain. Essa questão é muito criticada porque alguns ciclistas amadores querem usar produtos profissionais sem aproveitar ao máximo os benefícios. Ou seja, não adianta usar um produto sem saber das suas finalidades e principalmente manuseá-los. Pensando nisto, os engenheiros produziram componentes separados para os diferentes tipos de ciclistas.

Um exemplo claro fica com as coroas e freios. Este último chama atenção de imediato para a reformulação da manete (brake lever): design inovador. Na versão XC, não existe regulagem de curso e pressão das manetes, o que resulta na redução de peso. Já na linha AM, esta regulagem aparece como uma excelente opção. Isso já vinha sendo apresentado nos antigos freios XT e que era muito visível nos atletas que usavam todas as peças do antigo XTR - menos as manetes. Aí está a explicação.

Abaixo apresentamos uma listagem completa de todas as peças do XTR 2011 com as suas principais características e especificações com os respectivos códigos. Este último passa ser mais importante agora para leitura que diferenciará os modelos das peças daqui por diante.

:: Alavancas do câmbio – SL-M980 Rapidfire Plus

Sistema Instant Release (duas vias de mudança de marchas);
Melhoria na ergonomia, anti-derrapante com um melhor controle e firmeza na mudança das marchas.

:: Alavancas de câmbio I-Spec - SL-M980-I Rapidefire Plus

Mesmas características e benefícios como SL-M980;
Integração com sistema de montagem da manete do freio e alavanca de câmbio.

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:: Pedivela Triplo 42-32-24T - FC-M980

Dyna-Sys 3 X 10 para todas as condições;
Tecnologia Hollowtech II;
Composições das coroas: titânio com carbono (mesmo material usado do antigo XTR).

:: Pedivela Double 38-26T - FC-M980

Dyna-Sys 2 X 10 – Uso All Mountain;
Tecnologia Hollowtech II.

:: Pedivela Double 42-30T, 40-28T, 44-30T - FC-M985

Dyna-Sys 2 X 10 – Uso XC profissional;
Tecnologia Hollowtech II;
Combinação + relação de transmissão;
Tecnologia Dual Spike - mais rápido e mais suave.

:: SM-BB90

Tendo um maior espaço entre eixos para maior estabilidade e rotação.

:: SM-BB91 - Fit Press Bottom Bracket

Instalação especial, pressionando de forma correta;
Grande proteção dos rolamentos para todas as condições de terreno;
Melhor saldo de transferência de energia e leve design.

:: Corrente - CN-M980

10 velocidades desenvolvida especialmente para uso MTB;
Excelente compatibilidade;
Cadeia direcional para que o deslocamento tenha uma performance otimizada na parte dianteira e traseira;
Hollow pin de conexão para economizar peso;
Não é compatível com 10 velocidades para estrada.

:: Câmbio dianteiro

FD-M980 Triple Top Swing;
FD-M980-E Triple Top Swing - BB montagem;
FD-M981 Triple Down Swing;
FD-M981-D Triple Down Swing – montagem direta;
FD-M985 Double Top Swing;
FD-M985-E Double Top Swing - BB montagem;
FD-M986 Double Down Swing;
FD-M986-D Double Down Swing – montagem direta.

Total adaptação para bicicletas com suspensão traseira;
Estrutura para receber perfeitamente o sistema de corrente Hollow pin link;
Fácil acesso de fixação e parafusos de ajuste.

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:: Câmbio traseiro Shadow - RD-M980-GS/SGS

Design de baixo perfil para reduzir peso e possíveis quebras em pedras e raízes;
Mudança de velocidade com 10sp para MTB;
Redução do guia das polias;
Polias com rolamento selado.

:: Catraca CS-M980 10 velocidades Hyperglide

Perfil do dente especial para correntes HG-X e câmbios traseiro Shadow;
3 peças de alumínio na estrutura (spider);
5 catracas de titânio para economizar peso (maiores catracas);
Combinações das relações: 11-34T, 11-36T.

:: BL-M985 (XC) Alavancas de Freio de disco

Brake BR-M985 - Disc Calipers;
Design integrado com o reservatório: Compacto, leve e fácil de manusear;
13 milímetros de largura, com alavanca de freio ergonômica e ondulações anti-derrapante na superfície da pegada;
One-Way – sistema de sangramento do freio fácil;
Construção em uma única peça de alumínio forjado (caliper do freio);
Alto poder de temperatura na mangueira do freio;
XC: pastilhas de resina com base de alumínio e pastilhas de metal com base de aço inoxidável;
AM: Ice-Tec resina e pastilhas de metal para manter o freio consistente nas descidas longas e técnicas;
I-Spec compatível;

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:: BL-M988 (AM) Alavancas de Freio de disco

Novo mecanismo Servo Wave com tamanho menor da manete com 25% maior de entrada da alavanca;
Ajuste do curso livre;
14 milímetros de largura, com alavanca de freio pivô ergonômico e ondulações anti-derrapante na superfície;
I-Spec compatível.

:: Rotores

SM-RT98SS Ice-Tec Center Lock 140 mm (uso traseira apenas);
SM-RT98S Ice-Tec Center Lock 160 mm;
SM-RT98M Ice-Tec Center Lock 180 mm;
SM-RT98L Ice-Tec Center Lock 203 mm;
Ice-Tec para frear com desempenho mais consistente;
Excelente design para frenagem na lama para uma vida mais longa do rotor e pastilha;
F01C Ice-Tec pastilhas de travões Resina;
F03C Ice-Tec pastilhas de travões Metal;
Ice-Tec pastilhas de freio para frear mais consistente;

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:: Pedais XC - PD-M980

Uma melhora de 270% no contato da sapatilha e pedal em relação ao PD-M970;
Mais leve, design de perfil baixo;
Robusto, funções de contato SPD;
Melhor design para encaixe na lama com o formato oval;

:: Pedais AM - PD-M985

Uma melhora de 170% no contato da sapatilha em relação ao pedal PD-M980;
Plataforma larga para melhor aderência;
Espaçamento lateral para melhor rotação, firmeza e maior durabilidade;
Grade de proteção para manter a estabilidade mesmo quando as sapatilhas estiverem fora.

:: Cubos e rodas com diversas opções para XC e AM

Cubo dianteiro - HB-M985
Cubo traseiro - FH-M985
Vedação dupla do sistema de cones e esferas;
Alta rigidez no eixo de alumínio com 14mm para QR (Quick Release);
Desenho do corpo do Freehub para encaixar mais rápido;
Centro de bloqueio do sistema de montagem do rotor;
HB-M988 - Cubo dianteiro com 15mm de sistema E-Thru;
FH-M988 - Cubo traseiro com 12mm Sistema E-Thru;
SM Eixo-AX75 - 12 milímetros E-Thru;
Sistema de alta rigidez com eixo E-Thru;
Novo corpo do freehub em titânio;

:: Rodas completas

WH-M985-F (XC) roda dianteira;
WH-M985-F15 (XC) com 15mm de sistema E-Thru;
WH-M985-R (XC) da roda traseira;
Aros tubeless super leve com material de escândio 19C (cross country race);
Eixo de alumínio 14mm com QR - alavanca (M985-F / M985-R);
Sistema E-Thru com eixo de alta rigidez (M985, F15);
Centro de bloqueio do sistema de montagem do rotor;
WH-M988 F15 (AM) roda dianteira com 15mm - sistema E-Thru;
WH-M988-R12 (AM) roda traseira com 12mm - sistema E-Thru;
WH-M988-R (AM) da roda traseira;
Aros tubeless super leve de escândio 21C (freeride e all mountain);
Novo corpo do freehub em titânio;
Centro de bloqueio do sistema de montagem do rotor.

Confira mais coisas no site exclusivo do grupo: http://www.ridextr.com

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