home

Serra da Canastra - Muito pedal, paisagens deslumbrantes e queijos artesanais

Viajamos para a Serra da Canastras e trouxemos presentes para você: dois pedais com níveis variados, diversão e queijo


14 JUL, 2018     Gustavo Figueiredo     6    
     


Não é segredo para ninguém que o Brasil é um pais com cenários naturais deslumbrantes, presenteando com belas paisagens e terrenos variados: um prato cheio para quem gosta de se afastar da rotina das grandes cidades. Entre chapadas, praias e montanhas, um dos lugares de maior destaque para este tipo de vivência é a Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Foto 68064
   Pedro Cury

Famosa mundialmente por seus queijos, a Canastra e seus arredores guardam dezenas de trilhas com dificuldades variadas. Porém, muito mais do que a possibilidade de praticar um mountain bike de altíssima qualidade, a região possui um amplo leque de atividades possíveis - ideal para agradar pessoas com gostos diferentes que viajam juntas.

Para conhecer um pouco mais sobre a região, a equipe do Pedal passou três dias hospeda na Ecopousada Beira de Mato, onde o guia e proprietário Silvio nos deu um gostinho sobre o melhor da região - com direito a bons pedais, hospedagem de primeira e culinária diferenciada.

A Canastra em 360 graus

Com certeza, o ponto mais conhecido da Canastra é o Parque Nacional que abriga as nascentes do Rio São Francisco. Com 71.525 hectares, o maciço destaca-se na paisagem e tem um mix de vegetação de serrado e mata atlântica.

Foto 68055
A Casca d'Anta   Pedro Cury
Foto 68054
   Pedro Cury

Porém, muito mais do que cartões postais como a cachoeira Casca d'Anta com seus 186 metros de quada d'agua, a região guarda outros segredos que podem ser explorados a pé, de bike, carro, moto e até de balão em um conceito de experiências personalizadas em 360 graus.

Foto 68038
   Pedro Cury

Durante nossa viagem, exploramos duas opções que foram feitas de bike, a Ciclo Expedição Queijeira e um pedal na Serra da Babilônia, que contou com um rolê bastante divertido conhecido como "Rolador".

Foto 68039
   Pedro Cury

Ecopousada Beira de Mato

A pousada em que nos hospedamos nasceu quando Silvio, já cansado da estressante rotina do mundo corporativo, resolveu ir embora com mala e cuia para a Serra da Canastra. Localizado em São Jose do Barreiro, a pousada tem uma proposta sustentável e construção rústica, porém bastante aconchegante.

Foto 68065
Céu noturno e muitas estrelas   Pedro Cury
Foto 68067
A fauna local vem visitar   Thiago Lemos

Durante nossa estadia, um dos destaques certamente foi a alimentação. Combinando a culinária local com pitadas de alta gastronomia, cada refeição surpreendeu pelo sabor e pela simplicidade. Toda a comida foi preparada na própria pousada.

Segundo Silvio, a maioria dos ingredientes é de origem local, sendo muitos produzidos de forma orgânica. Dentre geleias de pimenta e pratos típicos, provamos uma combinação que só poderia surgir naquela região de Minas Gerais - o pão de queijo Canastra.

Foto 68070
Silvio da Ecopousada Beira de Mato   Thiago Lemos

A pousada costuma oferecer o café da manhã e a janta, sendo que as refeições no meio do dia levam o turista ao encontro da comida local - no nosso caso, Silvio levou para a trilha algumas "provisões" - sim, nós comemos queijo da Canastra na trilha e a refeição é 100% aprovada para fins esportivos.

Além de cuidar da pousada, Silvio também é guia oficial do Parque e responsável por diversos roteiros turísticos na região. O ponto alto de seu trabalho é a personalização de experiências, com foco em roteiros não mapeados que vão muito além do Parque Nacional. O que mais chamou a atenção é a possibilidade de duas pessoas realizarem roteiros diferentes, mas que se cruzam em alguns momentos - algo que pode ser muito útil quando pessoas com interesses diferentes viajam juntas.

Foto 68069
Partiu Pedal!   Thiago Lemos

Além dos pedais, existem roteiros para todos os gostos, com a região podendo ser conhecida a pé, de Land Rover e até de balão, uma ideia introduzida pelo próprio Silvio. Além de sobrevoar as belezas locais, ainda é possível subir com o balão amarrado, fazendo uma amonização de queijos locais com vinhos - nada mal para encerrar a noite depois de um dia apreciando a belíssima paisagem da região.

Foto 68068
População e cultura locais são destaque   Thiago Lemos

Ciclo Expedição Queijeira

Durante uma tarde, realizamos uma versão reduzida da Ciclo Expedição Queijeira. Como o nome diz, o pedal leva você para conhecer alguns dos produtores locais de queijo, dentre eles a Estância Capim Canastra - local onde foi produzido o primeiro queijo brasileiro a conquistar uma medalha em um concurso internacional (Tours – França 2015).

Foto 68041
Produção local de queijos artesanais   Pedro Cury
Foto 68051
Culinária rústica mas com muita qualidade   Pedro Cury
Foto 68042
O lar do queijo Mofo Branco   Pedro Cury

O pedal contou com o apoio constante de veículos 4x4, garantindo total tranquilidade. O percurso apresentou um nível técnico baixo, sendo predominantemente feito em estradões. O rolê completo tem 28Km com 563m de subidas acumuladas - porém, existe a possibilidade de redução do percurso.

Foto 68052
Quem não gosta de queijo?   Pedro Cury
Foto 68049
A Canastra parece uma pintura   Pedro Cury
Foto 68043
Caminhos do queijo   Pedro Cury

A versão completa da Expedição visita 5 produtores e conta com refeições preparadas pelo Chef Pablo Oazen, responsável pela produção da Estância Capim Canastra. No nosso caso, além de conhecer a Capim Canastra, também visitamos o Queijo do Ivair, onde saboreamos o delicioso Queijo do Mofo Branco.

Foto 68050
Prêmios e mais prêmios   Pedro Cury
Foto 68047
Silêncio no estúdio   Pedro Cury
Foto 68048
Conhecendo as melhores trilhas e queijos da Canastra   Pedro Cury

Descida do Rolador

Com este pedal, Silvio nos mostrou exatamente qual é a vantagem de conhecer roteiros que vão além do Parque Nacional. Localizada na Serra da Babilônia, o Rolador é um pedal que reúne paisagens exuberantes, muita diversão e um mountain biking de altíssima qualidade.

Foto 68037
Excelente lugar para a prática do MTB   Pedro Cury

Depois de subir até o topo da Serra, seguimos em sua crista por alguns quilômetros, fazendo um desvio para conhecer um belo conjunto de pequenas cachoeiras bastante convidativas para um mergulho.

Foto 68074
Canastra revela suas belezas   Thiago Lemos

Para voltar para nosso rumo, encaramos algumas subidas bastante duras, com os cascalhos soltos e a presença de muitas pedras, tornando o desafio ainda mais divertido. Felizmente, Silvio ainda nos acompanhava de Land Rover Defender e, antes de rumar em definitivo para o Rolador, saboreamos um delicioso lanche trazido por nosso guia.

Foto 68058
Difícil pedalar olhando para a frente   Pedro Cury

Dali para frente, Silvio teve que fazer a volta para nos encontrar no fim do Rolador, em São José do Barreiro. Isso porque, em alguns quilômetros, enfrentaríamos um trecho praticamente intransponível até para o Defender - sim, a parada foi louca.

Passamos por uns bons quilômetros rodando na crista da serra, sempre em alta velocidade por pequenas subidas e descidas, em um terreno pedregoso, porém divertido e rolado. Todavia, o nível de diversão até o momento poderia ser considerado pequeno frente ao que estava por vir - o Downhill do Rolador.

Foto 68073
Pausa para o refrigerante?    Thiago Lemos

O segmento começa com um trecho de estrada bastante deteriorado, com muitas pedras, erosões e saltos naturais. Dentre rock gardens e curvas, uma linha imaginária foi nos levando montanha abaixo em momentos de extrema diversão.

Apesar da promessa de não acelerar muito, realizamos a descida em ritmo "pra lá de acelerado", naquele típico momento em que a diversão proporcionada por uma pilotagem técnica é simplesmente maior do que seu senso de responsabilidade.

Foto 68075
Paisagens de tirar o fôlego   Thiago Lemos

Depois de descer toda a Serra, nossa jornada seguiu ainda mais para baixo, nos levando por estradões lisos e de altíssima velocidade até a base do vale que abriga a cidade de São José do Barreiro, ondem encontramos Silvio nos esperando em frente a igreja para finalizar o rolê.

De lá, bastou pedalar mais 3km para retornar à pousada Beira de Mato, onde o chuveiro quente e uma janta quentinha estavam só esperando a nossa chegada. Com este pedal, encerramos nossa breve mais espetacular passagem pela Serra da Canastra, o que nos levou a seguinte conclusão.

Foto 68079
Pedras, pedras e mais pedras   Thiago Lemos

Muito mais para explorar

A Serra da Canastra e seus arredores possuem belas paisagens, mas para descobrir o melhor da região certamente um guia experiente é fundamental, principalmente se você está em busca de vivencias e experiências personalizadas e que vão além do lugar comum.

Foto 68078
Equipe do Pedal agradece ao Silvio pela parceria   Thiago Lemos

No caso da Ecopousada Beira de Mato, a integração com a natureza passa por belos roteiros e por uma culinária que une o que existe de melhor na região, com deliciosos toques de alta gastronomia. Além disso, a possibilidade de conhecer a Canastra de diferentes formas é um ponto positivo para quem quer viajar com a bike mas tem um companheiro que não pedala, por exemplo.

Foto 68071
Serra da Babilônia   Thiago Lemos

Embora tenhamos passado alguns dias na região, temos certeza que nossa passagem foi curta demais e que a Canastra tem muito mais para oferecer. No fim, ficamos com um enorme gostinho de "quero mais".

Canastra em vídeo



Para saber mais, entre em contato com o Silvio da Ecopousada Beira de Mato.


Comentários

  • avatar

    Bob Show MTB   

    Bob Show MTB   

    Que bacana! Deu vontade de dar o role e comer os queijos !!!!
    2 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Flavio Martins   

    Flavio Martins   

    Matéria irada, seria mais irada se tivesse mais fotos das trilhas e de bike nas trilhas para ter uma noção melhor de como é o MTB lá. Deu pra ver que tem muito estradão com pedras mas nenhuma foto de trilha mesmo. Mesmo assim deu vontade de ir lá deve ser lindo mesmo.
    12 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Mário Patrocínio    

    Mário Patrocínio    

    Ja estive nessa pousada(última viagem que fiz com minha esposa, ela faleceu logo depois) vale muito conhecer, foi uma das viagens mais lindas que fizemos.
    12 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Mauricio Pristupa   

    Mauricio Pristupa   

    Muito boa a matéria,parabéns.
    Se for fazer grupo pra pedal na Canastra,
    Tenho interesse
    Mauricio 35 99i318225 f/ zap
    Abraços

    12 mes(es) atrás - Denunciar