No Pedal, somos apaixonados pelas bicicletas, toda sua tecnologia e inovação, porém o mais importante é a experiência que ela proporciona. E para isso, é fundamental que haja todo um ecossistema, que envolve lugares, pessoas e infraestrutura. Poder andar, com segurança, em locais incríveis ou desafiadores e ainda fazer novas ou reforçar amizades, faz toda a diferença.
A Sense sempre surgiu com uma veia muito forte pela paixão de pedalar. Não é a toa que basicamente todos os funcionários envolvidos no marketing possuem um grande background no ciclismo e o CEO, Henrique Ribeiro, além de um histórico no motocross e enduro, pratica e compete atualmente em diferentes modalidades do ciclismo
Além de usar essa paixão para criar suas bicicletas, a Sense também iniciou diversos projetos de incentivo ao pedal, tanto criando infra-estruturas, quanto reunindo grupos em eventos e competições. Conheça alguns dos principais projetos da marca.
S2 Experience
Iniciando ainda em 2019, o S2 Experience trouxe viagens de bike, para qualquer nível de ciclista, com foco em proporcionar uma experiência inesquecível. Seja um final de semana nas montanhas para afinar as técnicas em um workshop ou uma travessia entre cidades buscando superar desafios e socializar.
Qualquer um pode participar e existem experiências destinadas para diferentes objetivos e níveis físicos. No cardápio, podem ser usadas bikes elétricas, ter hospedagem e aulas em bike parks ou até mesmo serem realizados trajetos mais duros "raíz" para níveis avançados.
Outro lado legal do S2 Experience é oferecer pacotes personalizados para grupos ou mesmo empresas. Uma das edições que fizeram história foi com um grupo de executivos 17 da Azul linhas aéreas, que cruzaram o maior Caminho Religioso do Brasil, a rota do CRER. Os ciclistas pedalaram do Santuário de Aparecida do Norte-SP até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade-MG em 6 dias de muita aventura e superação.
Histórias de Sucesso
Jogador Fred
Além da experiência vivida pelos membros da azul, uma outra viagem personalizada também fez história e ajudou a alavancar esse projeto. Foi a viagem que documentamos aqui do jogador Fred que quando foi transferido do Cruzeiro em Belo Horizonte para o Fluminense no Rio de Janeiro decidiu fazer o trajeto de bike - e foi um sucesso!
Apesar de não estar ainda no formato final do S2 Experience, essa viagem foi toda montada pensando nos objetivos do jogador, que era arrecadar cestas básicas e ajudar ao próximo. Esse é um exemplo de uma experiência realmente personalizada e desafiadora, uma vez que o jogador cruzou quase 500 km em apenas 3 dias.
Leo Pedalando pelo mundo
Outra experiência muito marcante e personalizada foi com o ciclista conhecido como "Leo Pedalando pelo Mundo", que cruzou mais de 10 mil quilômetros do norte ao sul do Brasil, quebrando um novo recorde mundial.
Outros cases de Sucesso
Além dos casos famosos e pacotes personalizados, a S2 Experience já esteve com grupos de até 20 pessoas em lugares e roteiros como Serra da Canastra, Vale Europeu, Estrada Real e Caminho da Fé.
Infra-Estrutura e Experiência
O S2 Experience conta com todo o suporte e infra estrutura da Sense Bike. De acordo com cada projeto e objetivo do grupo, são disponibilizadas bikes específicas para as situações, podendo ser rígidas, full suspension, Gravel e até mesmo as tão cobiçadas bikes elétricas.
Para completar, há suporte mecânico, veículos de apoio para qualquer imprevisto e toda a experiência é documentada em fotos e vídeos para os participantes poderem eternizar cada momento.
Você pode saber mais sobre o projeto em:
https://www.instagram.com/s2_experience
Sense Eco Park - Lagoa da Prata
Com suas origens em Lagoa da Prata, a Sense não poderia deixar de construir projetos em sua cidade natal. Pensando assim, a empresa adquiriu em 2020 um enorme terreno, de 1.1 milhão de metros quadrados, incluindo montanhas, estradas de terra e até algumas trilhas já existentes.
A ideia da Sense é criar, de forma sustentável, um enorme complexo outdoor, não apenas focado no ciclismo, mas incluindo também caminhada, corridas de aventura, camping e outras atividades. Já a parte voltada para o mountain biking terá inicialmente 17 trilhas de todos os níveis.
Para quem conhece a região, o ponto mais famoso é o Morro do Cruzeiro, onde fica uma cruz de mais de 150 anos. A cidade fica a cerca de 200 km de Belo Horizonte e o complexo será oficialmente inaugurado ainda esse ano.
Sense Grom Zone
O Sense Grom Zone lembra uma pista de pump-track misturada a elementos encontrados em trilhas de mountain biking, porém em dimensões menores para atender garotos e garotas, de 2 a 12 anos, que estão se aventurando na bike e buscando progredir.
Existe uma pista interna, apenas com ondulações, para atender os bikers de 1 a 4 anos, usando bicicletas tradicionais ou balance. Já a externa possui mais alguns obstáculos e é indicada para 5 a 14 anos,
A arena possui visão ampla da pista e da lagoa dos Ingleses, contando também com bicicletário e banheiros, para receber com conforto os familiares. É possível também alugar bicicletas, através do Sense Rental Center para quem quiser experimentar outros modelos ou está ainda iniciando.
Localizado em Nova Lima, dentro do condomínio Alphaville, o espaço foi inaugurado em Dezembro de 2020 e hoje conta com uma média de 150 praticantes a cada final de semana. O O espaço está aberto apenas aos sábados e domingos, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
Mais informações em:
https://sensegromzone.com.br/
Sense Pump Zone
Parte do complexo Layback Casa Di Praia, o Sense Pump Zone é uma área de aproximadamente 1500m quadrados onde foi construído um Pump Track de alto nível, asfaltado, no final de Setembro.
O espaço funciona para bikers acima de 5 anos, dos iniciantes aos experientes, e recebe cerca de 300 atletas por semana. O complexo Layback também conta com rampas que jogam para uma piscina de espuma, onde é possível aprender manobras sem se machucar. Além disso, existem outras atividades, como uma pista de skate e quadras de vôlei de areia.
Para completar, o espaço tem estacionamento e um restaurante bem completo, incluindo cervejas artesanais. O sucesso é tanto que há planos para construção de um espaço similar em Florianópolis (SC).
"Esses projetos autênticos e inovadores visam estimular a prática do bom ciclismo, proporcionando acesso à locais que possibilitam, além da diversão, o desenvolvimento de técnicas de pilotagem e os treinos em ambientes controlados", afirma Juninho, coordenador do Grom Zone e Pump Zone.
Mais informações em:
https://www.instagram.com/sensepumpzone/
Sense Trails
Do que adianta ter bicicletas de nível mundial e não ter trilhas e pistas para usar todo seu potencial ? Trail Building é o nome dado a atividade de construir trilhas, porém isso pode envolver bastante complexidade, já que é preciso avaliar a região em termos de sustentabilidade, de facilidade de acesso, de autorização do uso e claro, o potencial de construção de uma maior variedade de trilhas.
Ter trilhas mais interessantes pode parecer besteira, mas o mountain biking no mundo está evoluindo para um aumento de nível técnico e também algumas especificidades. Enquanto isso, no Brasil, ainda temos uma cultura de "estradões" e preferência por provas de XC Marathon, muitas vezes por uma falta de locais adequados, com trilhas bem mantidas e construídas da forma correta.
Caso seja mantida essa cultura, temos o risco de ficarmos estagnados e não acompanhar a evolução do mountain biking, que pode ser muito mais variado e divertido.
A ideia de criar o Sense Trailssurgiu inspirado nas iniciativas de Trail Building do atleta Diego Knob, patrocinado pela marca, chamado Knob Trail System. Knob, além de um atleta com diversos títulos, já tinha experiência na construção e manutenção de trilhas, o que chamou atenção da Sense.
Através do Sense Trails, uma região é escolhida para receber uma clínica para criação de um projeto completo de novas trilhas ou uma manutenção / reformulação das trilhas existentes da região. É ensinado, envolvendo teoria e prática, o manejo correto do terreno, aproveitando bem o relevo e fazendo a correta drenagem, além da construção de obstáculos de forma correta e segura, deixando a trilha desafiadora, mas não perigosa.
A primeira iniciativa foi feita em Divinópolis (MG), ainda em junho de 2020. Depois disso, se expandiu para Sete Lagoas (MG) em Setembro do mesmo ano. E então no início de 2021 foi feita a 3a edição em Lavras (MG). Para 2022 estão previstas 5 edições, em diferentes regiões, a partir de Abril.
"Para mim a maior recompensa do Sense Trails é o legado que deixa pra comunidade ciclistica da região. Conseguimos propagar o conhecimento, especialmente na questão preservação e construção de trilhas da forma correta, que será passado para as próximas gerações de trail builders", afirma Cassinho, um dos coordenadores do projeto.
A Sense disponibiliza o link abaixo para que construtores e administradores de trilhas entrem em contato para participar da seleção e se integrar ao projeto.
https://forms.gle/2jhYERW85gMHmiAk9
Conheça os Envolvidos
Projetos desses níveis nunca seriam possíveis sem o envolvimento de gente com ampla experiência e paixão por bike. Conheça quem faz parte dos projetos.
Cássio Marques
Cassinho, como é mais conhecido, possui um grande histórico em motocross e chegou a ser campeão mineiro no esporte em 2011. Depois disso, parou de competir para se dedicar a organização de provas, incluindo a Copa Minas Gerais de Motocross. Posteriormente, aproveitando sua experiência com o uso de máquinas pesadas, se dedicou a construir pistas de motocross.
Em 2015 surgiu a paixão pela bike e já existia um relacionamento vindo do motocross com o Grupo Lagoa, detentor da marca Sense, que convergiu com sua entrada na marca para cuidar das bikes do universo Grom.
É também responsável pela parte de construção e logística dos projetos que envolvem pistas e trilhas, como o Sense Eco Park, Sense Grom Zone e Sense Pump Zone.
Você pode saber mais sobre Cassinho em seu instagram:
https://www.instagram.com/cassiosracing/
Diego Knob
Knob começou a frequentar trilhas de moto com seu pai quando pequeno e em 2009 já estava competindo de mountain biking, inicialmente no downhill.
Em sua trajetória, foram diversas provas importantes, como Valparaiso Cerro Abajo no Chile,
Latino Americano de Enduro e Red Bull Desafio das Cruzes.
Já como títulos, foi Campeão Brasileiro de Downhill Sub-30 em 2010, Campeão Brasileiro de Enduro Elite em 2017, Bi-campeão estadual de Downhill Urbano, Bi-campeão estadual de downhill do RJ, entre outros títulos.
Passou a ser piloto da Sense em 2018 e teve seu projeto, o Knob Trail System, apoiado e integrado ao Sense Trails.
Você pode ver mais sobre Knob em:
https://www.instagram.com/knobdh/
Gustavo Lovalho
Ciclista apaixonado, Lovalho possui vasta experiência em viagens de bicicleta mundo afora. Começou nos pedais em 2010 e através da fotografia popularizou bastante os pedais do grupo que ajudou a criar, o Peloton BH. A partir daí, passou a conhecer novos lugares junto à bike e levar grupos para pedalar tanto no Brasil quanto no exterior, em rotas bem famosas como Caminho de Santiago de Compostela, Mallorca, Stelvio e Dolomitas na Itália, entre outras.
Em 2019, passou a integrar a Sense, sendo responsável pelo S2 Experience com toda sua expertise.
Você pode saber mais sobre Gustavo Lovalho em:
https://www.instagram.com/gustavolovalho/
Moacir "Juninho" Souza
Juninho compete de bike desde 2006, tendo passado pelo cross-country, corrida de aventura e mais recentemente o enduro. Tem grande experiência em organização de eventos desde 2010.
Entrou na Sense em 2020 e é responsável pelo marketing e coordenação da Sense Grom Zone, Sense Pump Zone e Sense Rental Center.
Você pode saber mais:
https://www.instagram.com/juninho.f.souza/.
Ficamos felizes com as iniciativas da Sense e esperamos ainda mais projetos em breve!
Relacionados