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Sense Impact Carbon e Invictus 2020 - Análise técnica de tecnologias

Confira as principais tecnologias dos novos modelos que foram apresentados no ano passado e começam a desembarcar oficialmente no Brasil

     

No ano passado, a Sense apresentou a nova geração de suas bikes de fibra de carbono. Os modelos foram produzidor pela S2 Bike Industries, formada da fusão da Sense com a Swift Carbon, empresa Sul-Africana especialista em fibra de carbono adquirida em 2018 pela marca nacional.

Sense Impact Carbon e Sense Invictus 2020
Sense Impact Carbon e Sense Invictus 2020

Em comum com as bikes anteriores, as novidades de carbono mantiveram apenas os nomes: Impact Carbon na hardtail e Invictus na full suspension - todo o restante foi refeito, começando do zero. Na época da apresentação da linha 2020 da Sense, as bikes ainda estavam na fase de protótipo. Agora, porém, elas chegaram oficialmente nos revendedores da marca.

Cockpit

Tanto na Sense Invictus quanto na Impact Carbon, um dos pontos que mais chamou a atenção foi o uso do cockpit integrado com tecnologia FSA ICR. Com ela, os cabos passam por um furo na frente da mesa e do guidão, sendo roteados do inicio ao fim por dentro do quadro - não existe furação para cabeamentos convencionais.

Mesa e guidão com furação
Mesa e guidão com furação

Segunda a Sense, serão oferecidas mesas com comprimento de 70, 80, 90 e 100mm, todas com 10 graus de inclinação negativa. A altura pode ser ajustada em até 20mm com espaçadores - ao todo são 3, um com 10mm e dois com 5mm.

Mesas serão oferecidas em 4 tamanhos
Mesas serão oferecidas em 4 tamanhos

Além disso, o sistema permite o uso de mesas FSA ICR com a passagem do cabo por cima do guidão, o que permite utilizar guidões convencionais, sem a perfuração central, assim como vemos na Invictus Factory.

Mesas e guidões tradicionais podem ser usados se tiverem espaço
Mesas e guidões tradicionais podem ser usados se tiverem espaço

O guidão original com a perfuração central está disponível nas versões de alumínio ou carbono, sempre com 750mm de largura.

Sense Invictus 2020

A Invictus nasceu como uma full-suspension de fibra de carbono com foco nas modalidades do XC. O projeto original tinha um desenho bem voltado às maratonas, inclusive pela presença obrigatória de dois suportes de caramanhola - algo que segue sendo verdade para a nova bike.


Agora, a nova linha Invictus chega totalmente renovada, com um projeto semelhante ao da Exalt, a All-Mountain da Sense, que aposta no shock colocado em pé e na suspensão traseira estilo Horst-Link.

Composta por 3 modelos, Invictus Factory, Invictus Evo e Invictus Comp, a linha atual da bike conta com uma geometria bem mais moderna, com ângulos e comprimentos que se encaixam num padrão relativamente habitual, mas comprovado do mercado atual.

A bike é toda feita com fibras de carbono Mitsubishi M40 e aposta em um triângulo traseiro sem pivô, que utiliza a flexão do seat-stay para acomodar os movimentos da suspensão.

Todas as bikes tem o shock montados no padrão Trunion, que tem suportes de montagem na lateral, permitindo uma redução de 25mm na distância entre os pontos de fixação do shock, sem alterar seu curso. Isso permite uma montagem mais compacta e eficiente.

Invictus Factory - Modelo topo de gama, usa um grupo SRAM AXS, com 110mm de curso na traseira e 120 na dianteira, com trava dupla no guidão. O garfo é um Fox Float 34 Performance Elite Stepcast, com o shock Fox Float Performance customizado para a bike.

As rodas Sentec Ultimate tem cubos DT Swiss 350 e aros carbono com 32mm de largura interna para calçar os pneus Schwalbe Racing Ray 2.35. Fechando o pacote, a marca apostou em detalhes como o selim Fizik Antares em um canote super leve de carbono.

Confira mais detalhes da Sense Invictus Factory 2020

Invictus Evo - A Evo possui um pacote de componentes de gama alta, apostando na transmissão XT M8100 de 12 velocidades e em freios da mesma gama. A bike vem com um garfo Fox Float Performance 34 Stepcast com 120mm de curso e com shock traseiro também Fox, com válvulas customizadas.

A bike já vem com canote retrátil de 120mm de curso, selim Fizik Tundra e rodas Sentec Ultimate Evo com aros de 25mm de largura interna, e pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray 2.35.

Confira mais detalhes da Sense Invictus Evo 2020.

Sense Invictus Comp 2020 - A Comp é uma bike com uma pegada um pouco mais voltada ao XC, por isso ela tem 100mm de curso em ambas as suspensões. Seu pacote de componentes começa com uma transmissão SRAM NX Eagle com freios Shimano M6000. O sistema de suspensão conta com um garfo Rockshox Reba RL e em um shock Deluxe Ultimate também customizado.

As rodas são Sentec Ultimate com 25mm de largura interna, calçando pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray 2.35. Assim como a Evo, ela também tem um canote retrátil Sentec.

Confira mais detalhes da Sense Invictus Evo 2020.

Geometria

Com uma caixa angulada a 67.5 graus, seat-tube em quase 75 graus e 430mm de alcance no tamanho M, a Invictus têm um pacote de números a colocam na categoria XC/Trail com geometria contemporânea.

Geometria Sense Invictus 2020
Geometria Sense Invictus 2020

No papel, tratam-se de bikes capazes de encarar descidas inclinadas e de alta velocidade sem dificuldades - ainda mais com a adição do canote retrátil.

A frente da bike segue a mesma linha, com a altura ficando na casa dos 598mm, permitindo encontrar uma posição mergulhada com mesas mais baixas ou mais alta com o uso de espaçadores. Além disso, a tampa da caixa de direção é integrada, que permite encontrar uma posição ainda mais baixa para a mesa.

Cinemática

A "alma" de toda suspensão traseira é sua cinemática, que dita como o sistema vai interagir com as forças vindas do ciclista e também do terreno. Quanto a suspensão afunda a cada pedalada, quanto ela estica durante as frenagens e o quanto ela se move em um impacto são apenas algumas das características definidas pelo projeto de cinemática.

Anti-Rise -
No caso da Invictus, a Sense apostou em valores que giram na casa dos 76 a 78%, significando que a suspensão deve manter-se ativa durante a frenagem. Segundo a Sense, trata-se de um valor ideal para combinar a independência do freio com o controle da geometria.

Abraçadeira integrada
Abraçadeira integrada

Anti-Squat
Na Invictus, a Sense apostou em valores de 100% de Anti-squat no ponto de SAG, significando que ela deve ter um bom suporte para a pedalada, quase não roubando energia do ciclista com movimentos indesejados (bob).

Sistema de suspensão horst link
Sistema de suspensão horst link

Leverage Ratio - A Sense optou por uma curva progressiva, mas sem exageros. Segundo a marca, o objetivo era criar uma suspensão que fosse ativa em pequenos impactos, mas que ficasse mais rígida no fim do curso, permitindo que todos os centímetros da suspensão pudesse sem utilizados de forma eficiente em situações de XCO e maratona.

Shock customizado Fox
Shock customizado Fox

Flip Chip - O rocker arm de carbono da Invictus possui um sistema de flip chip que permite mudar a posição do shock, alterando o centro de gravidade e também o Leverage Ratio da suspensão.

Impact Carbon

A Impact Carbon é uma hardtail de XC de corpo e alma, mas com uma geometria com ângulos e comprimentos bem modernos, que deixam a bike capaz de encarar descidas técnicas e trechos de alta velocidade, principalmente nas mãos de pilotos experientes e capazes de seguir o terreno com as pernas.


O quadro é todo construído com fibras Mitsubishi M40, com o já tradicional sistema Flex-Stays, herdado do pacote de tecnologias de fibra de carbono da Swift Carbon.

Impact Carbon Evo
Impact Carbon Evo

A bike também possui espaçamento boost, caixa cônica e cabeamento totalmente interno, com o mesmo sistema FSA ICR, com os cabos entrando pela frente da mesa. O modelo ainda conta com outras soluções técnicas como o canote de 27.2mm, que é mais flexivel e aumenta o conforto da hard tail.

Canote Flexível
Canote Flexível

Para que usa canote retrátil, a Impact Carbon possui previsão para passagem de cabos totalmente internos para o acessório, embora nenhum modelo da linha venha equipado com um.

Sense Impact Carbon Evo 2020 - A hardtail topo de gama da Sense vem equipada com um grupo Shimano XT M8100 12 velocidades, garfo Fox Float Performance 32 Stepcast com hastes de 32mm e freios também Shimano XT.

As rodas Sentec Ultimate Evo tem 25mm de largura interna e cubos DT Competition Race, com pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray 2.35 Addix. O selim é o excelente Fizik Tundra.

Confira mais detalhes da Sense Impact Carbon Evo 2020.

Sense Impact Carbon Comp 2020 - A bike de carbono mais em conta da Sense vem equipada com transmissão SRAM NX Eagle, com freios Shimano M6000. A suspensão dianteira é uma Rockshox Reba RL com 100mm de curso.

A rodagem fica a cargo dos pneus Racing Ralph e Racing Ray 2.35, montados em rodas Sentec Ultimate com aros de 25mm de largura interna. O selim é um Fizik Taiga.

Confira mais detalhes da Sense Impact Carbon Comp 2020.

Geometria

Com uma caixa bem relaxada em 68.5 graus e 430mm de alcance no tamanho M, a Impact Carbon tem uma geometria bastante vanguardista para uma hard tail de cross-country. Tanto é que a própria Sense classifica o projeto como Race / Fast Trail Geometry.

Geometria Sense Impact Carbon
Geometria Sense Impact Carbon

Completando o pacote, a traseira tem apenas 435mm de comprimento. A bike tem 602mm de altura de stack no tamanho M, um valor considerado normal para bikes indicadas para XCO e XCM - exatamente a proposta da Impact Carbon. Além disso, a tampa da caixa de direção é integrada, que permite encontrar uma posição ainda mais baixa para a mesa.

Mais informações no site da Sense.

     


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Comentários

Fale sobre essas rodas Sentec Ultimate Evo 25mm. Algo que faz muita diferença numa bike, são rodas feitas pela sense, são de boa qualidade?

Tenho uma Trek carbon 9.7 fuel Full suspencion , mas a Sense está superando espectativas internacionais e competindo de igual para igual !!!
Parabéns equipe Sense por mostrar e provar que nós não somos os tupiniquins que os gringos pensam que somos !!!

Essas bikes da Sense carecem de um bom review em formato de vídeo.

Engenheiro - Vamos fazer bike boa de subida, boa de descida, grupo confiavel, carbono de primeira pneus racing, tudo que bike moderna precisa.
Comercial - Agora vamos botar uma mesa e guidão que só a gente tem e só uma marca faz e não tem no mercado e de quebra, vamos deixar um buraco gigante pra entrar sujeira.

Ola qual é o preço da bike ?

A Sense tá vindo com uns modelos de bikes irados. ????????????????

As Hardtail's merecem um canote 27.2 da DT Swiss - D 232 ONE com aproximadamente 369g. Aí sim! :-)

Felizmente resolveram colocar mais opções de mesas. Logo que anunciaram, só divulgavam a mesa de 70mm, curta para quem é mais alto.
Resta saber se o cliente terá a opção de troca gratuitamente nas revendedoras por tamanhos maiores.