home

Sense Extreme Days 2019 - Evento terá primeiro Campeonato Brasileiro oficial de Short Track

Prova recebe chancela da CBC e promete profissionalizar ainda mais o formato. Evento acontece entre 24 e 26 de maio em Lagoa da Prata (MG)


7 MAI, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


Rápida, explosiva e direta ao ponto. Assim é uma prova de MTB Short Track (XCC), modalidade que coloca os competidores frente a frente em um circuito curto, com cerca de 1km, para disputas que duram sempre 20 minutos mais uma volta. O formato ganhou popularidade no ano passado quando a UCI passou a utilizar o Short Track como qualificatória para as disputas da Copa do Mundo de XCO.

Foto 71923
Pista promete velocidade

Agora, com a realização do Primeiro Campeonato Brasileiro oficial de Short Track, a modalidade promete dar um passo adiante aqui no Brasil, algo que já vimos acontecer com o Enduro no Sense Enduro Cup, o primeiro Campeonato Brasileiro oficial da categoria.

A prova será um dos eventos que acontecerá dentro do Sense Extreme Days e as inscrições estão abertas nas categorias Elite, Master e Open.

“O Short Track, assim como o Enduro, são vertentes do MTB. A confederação esperava o melhor momento para lançar oficialmente o Campeonato Nacional. Então, após o interesse da Federação Mineira de Ciclismo, através do presidente Paulo Aquino, iniciamos uma conversa, incluindo também a Sense Bike, e estaremos desta forma realizando pela primeira vez o Brasileiro das duas classes de prova”, explicou Marco Antônio Barbosa, Coordenador Técnico da CBC.

Segundo Barbosa, o esporte de forma geral não consegue sobreviver sem patrocínio e a aproximação das grandes marcas do segmento contribuem positivamente para o seu desenvolvimento.

“É um papel fundamental, de grande importância e que proporciona novas oportunidades aos atletas e organizadores, além de auxiliar na construção de um ambiente altamente competitivo e profissional”, concluiu.

Estímulo para profissionais e amadores
O primeiro detalhe que chama a atenção no Brasileiro de Short track é a pista especialmente construída para a modalidade. Muitas vezes, provas da categoria utilizam uma parte de algum circuito de XCO, o que não é o caso desta competição.

Foto 71924
Formato oferece contato com o público   Diney Felix

“O percurso é bem veloz para criar mais competitividade e atração para o público. Ele terá obstáculos feitos de madeira, rock garden e é capaz de agradar tanto aos profissionais quanto aos amadores”, explicou Felipe Avelar, diretor da Avelar Sports e responsável pela organização da prova.

Uma das maiores vantagens da categoria é a proximidade com o público, que poderá acompanhar os melhores do Brasil em busca da camisa de Campeão Brasileiro de Short Track e da pontuação para a classe XC1 do ranking nacional. Além disso, os dez primeiros colocados recebem premiação, com o vencedor do dia ganhando uma Sense Rock Evo no valor de R$ 3.290,00.

Para os amadores, além da experiência de competir em uma pista feita exclusivamente para o short-track, existe a emoção de correr ao lado do público e a oportunidade de aproveitar um grande evento com cinco atrações principais.

Sense Extreme Days, um fim de semana com esporte e integração

O Campeonato Brasileiro de Short Track é apenas uma das atrações do Sense Extreme Days, evento que acontece na cidade mineira de Lagoa da Prata entre os dias 24 e 26 de maio. No mesmo fim de semana, um grande público é esperado para participar de outras quatro grandes atividades: Pedal Urbano Chaoyang Pharlab, treino de estrada Sense Road Tour, Pharlab Night Run e Desafío Sense de MTB Maratona.

Foto 71926
Evento organizado pela Avelar Sports   Pedro Cury

Além disso, a organização oferecerá uma grande infra-estrutura para acolher da melhor forma possível público e competidores. A estrutura montada na Praia Municipal de Lagoa da Prata, um lugar de grande beleza natural, contará com diversas opções de food trucks, shows de música ao vivo e DJs, espaço para expositores e muito mais.

Foto 71925
A Praia Municipal

“A interação entre os atletas da modalidade com o público e com um circuito reduzido e cheio de emoções é muito importante. Acreditamos que essa interação vai trazer uma outra amplitude para o evento, colocando o Short Track em um patamar muito elevado”, explicou Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

Vídeo de apresentação



Programação Sense Extreme Days

Sexta-Feira / 24 de maio

10h - Início da entrega dos Kits
18h - Início DJ
19h - Encerramento da entrega dos Kits
19h15 - Saída Pedal Urbano Chaoyang Pharlab
20h30 - Chegada Pedal Urbano Chaoyang Pharlab
22h - Encerramento

Sábado / 25 de maio

8h15 - Concentração Sense Road Tour
9h - Saída Sense Road Tour
11h - Retorno Sense Road Tour
15h - Brasileiro de Short Track - Categoria Open
16h - Brasileiro de Short Track - Categoria Elite
18h - Sense Sunset Party
18h - Encerramento da entrega de Kits
19h - Corrida Kids
19h15 - Largada Pharlab Night Run
19h27 - Início chegada dos atletas Night Run
21h15 - Premiação Pharlab Night Run
22h - Encerramento

Domingo / 26 de maio

7h - Abertura da Secretaria
8h - Abertura do Bolsão de largadas
8h - Início Feirão
9h40 - Alinhamento Desafio Sense MTB XCM - Elite
9h55 - Decolagem do helicóptero
9h55 - Hino Nacional
10h - Largada Desafio Sense de MTB XCM
11h - Corrida Kids
12h - Início do chegada dos atletas
14h30 - Divulgação dos Resultados
15h - Premiação
17h15 - Encerramento do evento

Mais informações e inscrições no site oficial do Sense Extreme Days.


Comentários



Relacionados