home

Sense Extreme Days 2019 - Evento aconteceu em clima de festa do esporte

Evento foi realizado em Lagoa da Prata (MG) no último fim de semana e contou com atrações variadas, muito esporte e diversão para toda a família


27 MAI, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


Há alguns meses, o Sense Extreme Days foi anunciado como uma proposta diferente da maioria dos eventos do mundo da bike. Isso porque, em apenas três dias, a Sense Bike reuniu cinco grandes atrações, diferentes modalidades esportivas, público variado, muitas famílias e uma estrutura grandiosa em Lagoa da Prata, sua cidade natal.

Foto 72224
Paisagem da Praia Municipal   Cesar Delong

A festa começou na sexta-feira com o Pedal Urbano Chaoyang Pharlab, continuou com Sense Road Tour, Campeonato Brasileiro de Short Track, Pharlab Night Run e Sense Sunset Party no sábado e terminou só no domingo, com o desafio Sense de Maratona.

Pedal Urbano Chaoyang Pharlab

Com diversos pontos turísticos e um charme muito especial, Lagoa da Prata é uma cidade que merece ser conhecida. Obviamente, nada como um bom passeio de bike para realmente conhecer um lugar. Por isso, depois do pôr do sol, cerca de 600 ciclistas saíram da estrutura montada pela organização na Praia Municipal para um passeio super agradável de 10km pelas ruas do local.

Foto 72226
Pedal Urbano   Cesar Delong

O passeio teve clima totalmente familiar e contou com a presença de homens, mulheres, crianças, ciclistas e paraciclistas de diferentes níveis de condicionamento e habilidade, proporcionando um clima muito especial de diversão e integração com o mundo dos esportes e da atividade física.

“Primeiramente gostaria de parabenizar a Sense pelo evento. O clima do passeio foi sensacional, absolutamente familiar e com muitas crianças. A turma se divertiu bastante mesmo. Foi um passeio muito gostoso”, explicou Flávio Reis, que participou do Pedal Urbano Chaoyang Pharlab com sua esposa e filhos.

Foto 72229
Pedal Urbano   Cesar Delong

“Foi um evento que incentivou o esporte e a prática esportiva em família. Acredito que esse é o caminho do sucesso, então mais uma vez deixou meus parabéns para o pessoal da Sense”, concluiu.

Sense Road Tour

O objetivo do Sense Road Tour, realizado no sábado pela manhã, foi levar um grande número de ciclistas para um “treinão” nas estradas da região de Lagoa da Prata. Com percursos de 60 ou 96km, o pedal contou com carros de apoio, suporte mecânico e hidratação, além de equipes profissionais de ciclismo dando dicas e instruções de como andar no pelotão. Além disso, como não poderia ser diferente, aqueles com um instinto mais competitivo puderam testar sua velocidade em um animado “pega” não oficial.

Foto 72225
Pedal de estrada   Cesar Delong

“O pedal de estrada foi fantástico, com um percurso bastante completo e com algumas subidinhas não tão longas mas duras, com o asfalto bom em boa parte do percurso. Apesar de não ser uma competição, a presença de equipes profissionais e vários ataques acabaram criando uma cara de competição”, explicou Henrique Andrade, do Pra Quem Pedala.

O pedal ainda foi um prato cheio para quem estava interessado em curtir as belas paisagens da região. “O clima na cidade está muito gostoso e o pedal foi super legal, com uma energia muito bacana. O pessoal do Pelotão BH e da ACE foi puxando e isso ajudou demais. Tivemos participantes de vários tipos: gente com mountain bikes, gravel, bikes de estrada, pessoas mais novas, mais velhas...”, explicou Marina Ribeiro, marketing da Sense Bike.

Foto 72227
Público variado na estrada   Cesar Delong

“Essa integração entre profissionais e amadores é muito importante, já que temos o objetivo de difundir ainda mais o ciclismo de estrada. Por isso, ver no interior de Minas Gerais tantas pessoas pedalando na estrada é motivante e nos deixa cheios de orgulho”, finalizou ela.

Campeonato Brasileiro de Short Track

Em uma pista com cerca de 1km, trechos de areia, pontes de madeira sobre a água e outros obstáculos, alguns dos melhores atletas do Brasil bateram guidão para saber quem seria o primeiro campeão brasileiro de Short Track. No fim, a vitória ficou com Rubinho Valeriano entre os homens e Letícia Cândido entre as mulheres - a novidade que teve pontuação XC1 no ranking brasileiro chega para profissionalizar ainda mais o mountain biking nacional.

Foto 72218
Brasileiro de Short Track   Cesar Delong

“Minas Gerais, desde 2013, tem mudado o cenário do ciclismo mineiro e, não me sinto tímido em dizer, do ciclismo nacional”, afirmou Paulo Aquino, presidente da Federação Mineira de Ciclismo.

“Em 2013 disse que em todas as áreas não existe espaço mais para o amadorismo, e chegamos em 2019 provando que com trabalho, foco, transparência e delegando responsabilidades podemos transformar o ciclismo em um esporte de visibilidade e sucesso. Hoje provamos mais uma vez que somos capazes. Assumimos a realização do primeiro campeonato de short track e o realizamos com muito profissionalismo”, completou.

“Pela primeira vez o Brasil sediou um campeonato brasileiro de Short Track. A prova foi disputada em um circuito bem travado, com bastante areia, partes técnicas, saltos e com um público muito próximo, vibrando a cada curva, a cada salto”, explicou o grande campeão Rubinho “R1” Valeriano.

Foto 72219
Brasileiro de Short Track   Cesar Delong

“Com 10 minutos de prova botei um passo bem forte e ficamos somente eu e o Mario, meu companheiro de equipe, fazendo um revezamento. Na penúltima volta ataquei e ele veio comigo, atacando logo em seguida. Consegui ir com ele e, a 500 metros da chegada, ataquei novamente para vencer”, relatou.

Além de correr todas as provas de short track com a camisa de campeão brasileiro, o vencedor ainda levou como premiação uma Sense Rock Evo no valor de R$ 3.290,00.

Pharlab Night Run e Sense Sunset Party

A noite do sábado foi marcada por muita integração esportiva e diversão, com o Pharlab Night Run e a Sense Sunset Party. Em uma noite clara e com clima extremamente agradável, os participantes da corrida noturna largaram juntamente com um show de luzes e fogos de artifício para encarar as belas trilhas ao redor da Praia Municipal de Lagoa da Prata.

Foto 72223
Largada do Night Run   Cesar Delong

“Eu diria que houve uma integração muito grande, já que o público presente não era necessariamente do ciclismo. Foi uma atividade esportiva para toda a família, inclusive com a corrida Kids largando um pouco antes da largada principal”, explicou Gustavo Abah, do departamento de marketing da Sense.

“Os fogos de artifício na largada e as luzes como as de uma boate na praia me lembraram muito uma festa de réveillon, então foi um momento muito especial”, completou.

Foto 72228
Sense Sunset Party   Cesar Delong

Ao mesmo tempo, o público presente pode aproveitar a noite na Sense Sunset Party, uma festa com todo o conforto oferecido pela estrutura montada pela organização. Além de shows com música ao vivo e DJs tocando sem parar, quem participou ainda contou com várias opções de food trucks, com diferentes tipos de comidas e bebidas, sempre mantendo o clima de integração com a família.

Desafio Sense de Maratona

Fechando o fim de semana com chave de ouro, o Desafio Sense de Maratona aconteceu no domingo pela manhã. Assim como restante do evento, a organização da competição ficou por conta da Avelar Sports, o mesmo organizador da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real. Por isso, o esperado era uma prova desafiadora e divertida, algo confirmado pelos participantes. No fim, assim como aconteceu no Campeonato Brasileiro de Short Track, Rubinho Valeriano e Letícia Cândido provaram ser os mais fortes do dia.

Foto 72221
Desafio Sense de Maratona    Cesar Delong

“Tivemos mais de 20km de single-tracks super divertidos, técnicos e muito duros em algumas partes”, explicou Letícia Cândido. Segundo ela, apesar da altimetria não surpreender no papel, a realidade provou ser bem diferente, com boa parte das subidas sendo longas e inclinadas.

“Terminei a prova extremamente cansada e foi um desafio me manter campeã por dois dias, então agradeço a Deus, a toda a torcida, minha família e aos meus patrocinadores. Além disso, gostaria de parabenizar a organização pela bela estrutura que eles montaram. Foi um evento que realmente chamou o público família, então foi muito legal - um fim de semana incrível com muito mountain bike”, finalizou Letícia.

Foto 72222
Equipe Sense Factory Racing   Cesar Delong
Foto 72220
Leticia Cândido   Cesar Delong

Segundo Felipe Avelar, responsável pela organização do Sense Extreme Days, o fim de semana superou as expectativas. “Muito mais do que um evento só de esportes, o Sense Extreme Days foi um evento de entretenimento rodeado de esporte e saúde, envolvendo famílias, crianças, parquinho, praça de alimentação ampla, muito verde e belezas naturais”, explicou o organizador.

“O lugar é muito bonito, a cidade é acolhedora. Nós batemos os números de participantes esperados, a transmissão ao vivo foi um sucesso e ano que vem queremos transformar a maratona em Ranking Mundial, colocando três ou quatro mil participantes. Esse é nosso próximo objetivo”, finalizou Avelar.

Para mais informações, acesse o site do Sense Extreme Days.