home

Sense Enduro Cup 2019 #2 - Petrópolis - Prova reforça objetivo de elevar nível do Enduro nacional

Com muita disputa e formato em constante evolução, segunda etapa do Sense Enduro Cup movimenta o Vale das Videiras, em Petrópolis, Rio de Janeiro


15 JUL, 2019     Gustavo Figueiredo     2    
     


Em Petrópolis, Sense Enduro Cup reforça objetivo de elevar nível do Enduro nacional
Com muita disputa e formato em constante evolução, segunda etapa do Sense Enduro Cup movimenta o Vale das Videiras, em Petrópolis, Rio de Janeiro

No último fim de semana, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, recebeu a segunda etapa do Sense Enduro Cup 2019. A prova foi realizada no Vale das Videiras, um dos melhores lugares para a prática do mountain biking no Brasil não só pelas trilhas de alta qualidade, mas também pelas paisagens exuberantes da Região Serrana Fluminense.

Foto 72723
Trilhas excelentes   Pedro Cury

No início de 2019, quando a Sense anunciou a criação de uma série de Enduro com três etapas, o fabricante de bicicletas deixou claro que seu objetivo era elevar o nível do esporte nacional, melhorando o cenário para atletas, patrocinadores e público.

Foto 72720
A Arena   Pedro Cury

“Com o Sense Enduro Cup, chegamos para cobrir uma lacuna. No Brasil, poucos ciclistas de Enduro conseguem grandes patrocínios, por isso queremos valorizar a modalidade, investindo nela como pioneiros”, explicou na ocasião Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

Para isso, foi criado um formato de evento que reúne público e pilotos em uma grande estrutura coberta chamada Arena. Com 650m², ela abriga opções de diversão, alimentação, shows, música ao vivo e muito mais. Nela, é possível acompanhar a cronometragem ao vivo e até bater um papo com os pilotos em um pátio fechado. Com este formato e um prólogo que coloca a ação ao lado dos espectadores, acompanhar uma etapa do Sense Enduro Cup é uma opção de entretenimento para diferentes públicos.

Foto 72726
Diversão para a família   Felipe Almeida

A série rapidamente recebeu a chancela da CBC, o que permitiu a criação do primeiro campeonato nacional oficial de Enduro. A medida segue uma tendência que começou apenas no ano passado no exterior, quando a UCI passou a homologar as provas do Enduro World Series, principal competição da categoria.

Segunda Etapa em Petrópolis

Mais uma vez, o Sense Enduro Cup colocou os melhores atletas brasileiros do Enduro frente e frente, em trilhas extremamente bem construídas - o trail building novamente ficou a cargo de Diego Knob, um dos mais experientes pilotos do Brasil e responsável pela Knob Trail System.

Na elite masculina, o topo do pódio ficou com Bernardo Cruz, que precisou de cerca de 16 minutos para encarar as 6 especiais da competição. Em segundo e terceiro ficaram Julio Giani e Frederico Vieira, separados por apenas 7 segundos de diferença.

Foto 72722
O vencedor Bernardo Cruz   Pedro Cury

“Estava precisando de um bom resultado assim para animar as coisas”, comentou o vencedor Bernardo Cruz. “Acho que foi a prova de Enduro mais legal que já corri, tanto de estrutura quanto de pista. A galera fez um trabalho muito massa, todas as trilhas impecáveis e muito divertidas. Estou muito feliz e só tenho a agradecer, foi um evento muito legal e tudo funcionou muito bem”, finalizou.

Foto 72727
Pódio Feminino   Felipe Almeida

Entre as mulheres, Danielle Daher repetiu a vitória conquistada na etapa de Nova Lima. A disputa, conforme prometido, também foi bastante intensa na categoria feminina. Para se ter ideia, Nara Faria e Barbara Jechow, segunda e terceira colocadas respectivamente, ficaram separadas por menos de dois segundos.

Em constante evolução

Com diversas categorias para amadores e profissionais, o evento foi elogiado como um todo, agradando em cheio atletas experientes e também os mais amadores. O segredo, segundo a organização, é manter um constante processo de desenvolvimento.

Foto 72725
Apresentações animais   Felipe Almeida

“Evoluímos bastante do primeiro evento para este, já que cada vez mais estamos entendendo as necessidades dos pilotos. Um ponto que ficou ainda melhor foi a sinalização, algo que veio de um processo de melhorar o planejamento e de acumular experiência. Eventos são desafios, então estamos acostumados com isso”, explicou Milton Furtado, diretor da Production Eventos e responsável pela organização

“Mesmo estando em um lugar um pouco mais isolado, conseguimos entregar toda a estrutura prometida. Não tivemos nenhum problema técnico e nem acidentes mais graves. Os pilotos ficaram extremamente satisfeitos e nos elogiaram bastante”, complementou.

Foto 72719
Diversas Categorias   Pedro Cury

O Sense Enduro Cup Petrópolis preencheu todas as vagas, com um total de 200 atletas inscritos. Segundo a organização, a maioria veio do downhill, mas pilotos vindos do cross-country são cada vez mais frequentes. Além dos ciclistas, um público de espectadores estimado em 1200 pessoas passou pela Arena ao longo do fim de semana.

“Tivemos muitos praticantes do XCO. Eles começam a ter interesse pela modalidade e gostaram bastante de encarar os desafios mais técnicos nas trilhas da competição e no Fun Ride”, comentou Christian Wagner, responsável pela Projeto Trilhas e diretor técnico da prova.

Foto 72724
Paisagens alucinantes   Felipe Almeida

“Percebemos que existe uma aceitação muito grande para o Sense Enduro Cup, com as imagens geradas servindo de vitrine para aquilo que queremos passar como marca”, afirmou Gustavo Abah, marketing da Sense Bike.

“O mountain bike pode ser competitivo, mas também pode ter um clima muito mais descontraído, de amizade e do pedal pelo prazer: o mountain bike for fun. Reparamos que, além dos pilotos de downhill que encontraram uma nova modalidade para participar, trata-se de um evento para a família inteira. Vimos crianças pequenas com bicicletinhas se inspirando nos pais, adolescentes com 20 e poucos anos que querem uma atividade mais radical e até pessoas com mais de 40 ou 50 anos curtindo o rolê, mostrando que trata-se de uma modalidade para todas as idades”, complementou Abah.

Foto 72721
Enduro, uma vibe diferente   Pedro Cury

Com o sucesso das duas primeiras etapas e a terceira marcada para acontecer nos dias 16 e 17 de Novembro em Urubici, Santa Catarina, o Sense Enduro Cup promete fechar a temporada com chave de ouro, coroando os primeiros campeões brasileiros oficiais da modalidade e levando o esporte nacional para um patamar mais elevado.

Calendário Sense Enduro Cup

Etapa 1 - Nova Lima, Minas Gerais - Dias 6 e 7 de Abril - Concluída
Etapa 2 - Petrópolis, Rio de Janeiro - 13 e 14 de Julho - Concluída
Etapa 3 - Urubici, Santa Catarina - 16 e 17 de Novembro

Mais informações no site do Sense Enduro Cup.