home

Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo é aprovada em Goiás


28 JAN, 2014     Péricles    



A lei que institui a Semana Estadual do Ciclismo em Goiás, do dia 25 a 30 de janeiro, pode ser comemorada pela primeira vez, após ser sancionada pelo governador em 1º de fevereiro do ano passado. Segundo o autor, deputado estadual Karlos Cabral (PT), o objetivo é estimular o uso da bicicleta como transporte alternativo, uma vez que a atividade traz grande benefícios para o corpo, mente e meio ambiente.

“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e à saúde. Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo, além de contribuir com o meio ambiente”, justifica o parlamentar.

Para Lincol Rodrigues, líder e criador do grupo Clube do Pedal, a matéria traz grandes benefícios para os ciclistas e simpatizantes da atividade, pois “ainda existem muitos problemas e essa lei contribui com a educação no trânsito, a termos pessoas mais conscientes e que respeitem os ciclistas”.

O desafio de pedalar na cidade levou o grupo de Lincol Rodrigues a praticar ciclismo Off-road, palavra em inglês que significa ‘fora de estrada’. Além de serem desrespeitados no trânsito, o ciclista afirma que existe alto índices de roubos de bicicletas aos grupos.

Três vezes por semana, o grupo se reúne para ir às cidades do entorno de Goiânia. As bikes vão na Kombi de Rodrigues. Para segurança dos esportistas é preciso que todos estejam com equipamentos de segurança, como capacetes, câmara de ar reserva, além de muita água para hidratar.

Os benefícios da atividade são inúmeros. O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo para a qualidade de vida. Além de auxiliar na perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e combate o estresse.

Muita gente busca a bicicleta como alternativa de locomoção e acaba virando adepto ao esporte. Foi o que aconteceu com o militar Jonas Henrique (23), que começou a pedalar para ir de casa ao trabalho e se apaixonou pelo esporte. Ano passado, Jonas Henrique ficou em 2º lugar no 1º Campeonato Goiano de Dhuatlon, na categoria Mountain bike.

Hoje, Jonas Henrique disse sentir diferenças em seu corpo. “Melhorei meu condicionamento físico, a habilidade e o reflexo. “Todo dia eu pedalo porque vou ao trabalho de bicicleta. Mas quando existe algum campeonato, intensifico os treinos e o que percebo é um ganho enorme para a saúde”.

“O uso de bicicletas tem crescido e ganhado adeptos. Com esse projeto, queremos incentivar o uso continuo do transporte e conscientizar a sociedade dos grandes benefícios que eles proporcionam à saúde e também contribuem com a sustentabilidade”, explica Karlos Cabral.

O parlamentar lembra que a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo busca chamar atenção das pessoas para os benefícios da atividade para si e para o mundo, porém, a iniciativa de construção de ciclovias fica a cargo do Poder Executivo, no caso, prefeitos e governador.

“A lei de incentivo é um instrumento a mais para cobrarmos do Estado que ele ofereça melhores estruturas para os ciclistas, construindo ciclovias em estradas e campanhas de educação no trânsito”, explica Karlos Cabral.


Comentários



Relacionados