MENU

Seletiva nacional de Cross-Country para Copa do Mundo

Brasileiros encaram percurso técnico para conseguir vaga

A cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, poderá sentir as primeiras sensações da Copa do Mundo de Mountain Bike, no domingo, quando será realizada a seletiva brasileira da prova de Cross Country (XC). A prova vai inaugurar o complexo montado no Parque Unipraias, centro turístico da cidade. A inédita etapa da Copa do Mundo na América do Sul será disputada entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

A seletiva para a prova de XC contará com cerca de 170 ciclistas, com percurso de 24 km para os homens (quatro voltas em um circuito de 6 km) e 12 km para as mulheres (duas voltas no circuito). Todos os atletas que completarem o percurso garantirão vaga na Copa. A prova classificatória estava inicialmente marcada para a Volta a Santa Catarina de Mountain Bike, de 16 a 18 de junho, mas foi desassociada da competição.

Um dos destaques de mountain bike no Brasil, Márcio Ravelli, nove vezes campeão nacional de XC, direcionou sua preparação na atual temporada para a competição em Balneário Camboriú. O paulista de Itu está de malas prontas para voltar a Santa Catarina. No início de maio, ele foi convidado pela organização da prova para examinar a pista antes da conclusão das obras. “É uma pista de característica bem técnica, os pilotos deverão estar atentos às subidas e descidas, para as bicicletas não desgarrarem”, disse o ciclista.

Na semana passada, o canadense Richard Deslandes, inspetor da União Ciclística Internacional, visitou as instalações da Copa do Mundo no Parque Unipraias e elegeu o percurso da XC como o mais complicado. “As pistas têm muita variação de relevo, cheia de altos e baixos e não dá muito tempo para o atleta pensar. São percursos muito seletivos e complicados. Quem for bom vai gostar”, afirmou Deslandes.

A etapa brasileira de Copa do Mundo terá outras duas modalidades, devendo reunir 500 ciclistas da elite do esporte. Para definir os atletas de Four Cross (4X), será realizada uma outra seletiva no dia 25 de junho. Para Down Hill (DH), serão garantidos os brasileiros que tiverem pontos no ranking da UCI.

A etapa brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike tem o patrocínio de Tissot, Shenker, Santini e Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio de Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Parque Unipraias, Instituto Guga Kuerten e Apaes de Camboriú e Balneário Camboriú.

Mais informações no site http://www.camboriuworldcup.com.br.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.