MENU

Seleção Brasileira de Pista realiza camping de treinamento

Visando a evolução dos atletas de alto rendimento na disciplina de Pista, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com o Ministério do Esporte, promove a segunda etapa do projeto de preparação física dos representantes da seleção brasileira. Entre os dias 18 e 28 de agosto, a equipe de pista realizará um camping de treinamento na cidade de Maringá (PR).

A primeira etapa do projeto foi realizada entre os dias 29 e 30 de junho, quando os ciclistas realizaram uma bateria de testes com equipamentos de alta tecnologia e exames laboratoriais. Tudo devidamente supervisionado pelos fisiologistas Francisco Florencio e Antonio Carlos Gomes. Já a segunda etapa visa trabalhar e aperfeiçoar as qualidades da equipe brasileira.

Durante 11 dias serão realizadas sessões de treinamento específicas para desenvolver melhores condições em cada um dos atletas, intensificando os esforços e ajustes na preparação especial dos ciclistas. No velódromo de Maringá, os atletas vão ter a oportunidade de treinar com a utilização de "fotosensores", onde serão avaliados com total precisão, contando também com monitoração cardíaca em treino e recuperação, e analises multimídia buscando correções técnicas. Durante o treinamento será feita uma avaliação da velocidade máxima, aceleração e resistência em diferentes momentos. Dessa forma, será possível organizar a rotina de treinamentos de cada ciclista.

Os resultados desses testes serão somados aos resultados obtidos em junho, quando foram realizados testes de potência e condicionamento no laboratório Cenesp da Universidade Estadual de Londrina, utilizando a Ergoespirometria portátil K4 e uma bike Velotron, específica para atletas de ciclismo.

A segunda etapa do projeto é uma das mais importantes fases de treinamento e será uma forma de ajustar pequenos detalhes técnicos, preparando a seleção brasileira para disputar grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-americanos e Olimpíadas.

Após a realização desta fase, os atletas da seleção brasileira serão novamente convocados para mais 21 dias de concentração em setembro, proporcionando o entrosamento entre os ciclistas e também o aperfeiçoamento de todo o trabalho realizado.

O técnico Antonio Silvestre e o auxiliar técnico Emerson Silva fazem a supervisão e acompanhamento de toda a evolução dos ciclistas em um trabalho inédito na disciplina de pista do Brasil.

Mais informações: www.cbc.esp.br


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.