MENU

Scott Spark 970 2021 - Full com preço mais competitivo da linha aposta na polivalência de uso

Com 130mm de suspensão dianteira, 120 de traseira e exclusiva trava TwinLoc, modelo tem os mesmos predicados das bikes mais avançadas da linha Spark

Em 2016, a Scott apresentou a geração da Spark que entraria para a história como a bike mais vencedora do mundo do MTB. Naquele ano, tivemos nosso primeiro contato com diversas versões da Spark na Suíça durante o evento de apresentação da linha.

Scott Spark 970 2021
Scott Spark 970 2021

Apesar de ter um projeto extremamente polivalente, como pudemos conferir quando testamos a Scott Spark 920 2018, a marca suíça preferiu não dormir no ponto e, em 2021, apresentou uma pequena atualização na linha, que promete melhorar ainda mais a tocada da bike em situações extremas - algo que ela já fazia muito bem.

Scott Spark 970 2021
Scott Spark 970 2021

Agora, a Spark foi de 120mm de curso na frente para 130mm. Porém, a engenharia da Scott teve o cuidado de não alterar a geometria básica da bike com o novo garfo, mantendo assim suas excelentes características de pilotagem.

No modelo 970, o fabricante promete um pacote extremamente versátil que, apesar de apostar em componentes de gama intermediária, tem muitos predicados positivos para quem deseja pedalar com muita desenvoltura em trilhas variadas, mesmo que isso envolva uma prova de XC ou aquela descida técnica de enduro.

Componentes

Montada ao redor de um quadro de alumínio com exatamente a mesma geometria dos modelos mais avançados de carbono, a bike utiliza uma suspensão dianteira RockShox Judy com 130mm de curso e na suspensão traseira com 120mm de curso, controlada por um amortecedor X-Fusion Nude - o conjunto é ajustável e aposta no sistema TwinLoc, que amplia a versatilidade de uso da bike.

Com ele, além de travar a suspensão dianteira e a traseira, ainda é possível alterar a geometria, a dureza e o curso da traseira, que vai de 120mm no modo totalmente aberto para descidas para 85mm no modo controle de tração. De quebra, este último modo ainda sobe ligeiramente a traseira da bike, aumentando o ângulo da caixa de direção e o controla da bicicleta nas subidas.

A Spark 970 2021 vem equipada com transmissão 1x12 Sram SX Eagle e freios hidráulicos Shimano com discos de 180mm. Além disso, os pneus são os excelentes Maxxis Rekon 2.4 montados em aros com 25mm de largura interna. Para encarar as descidas mais inclinadas, o canote retrátil Syncros Duncan Dropper têm 100mm de curso no tamanho S e 120mm nos maiores - tudo com cabeamento interno e diversos detalhes de integração entre componentes que deixam o visual mais limpo.

Geometria

A geometria define o comportamento da bicicleta. Por isso, espera-se que a Spark 970 seja uma bike capaz de encarar uma grande variedade de terrenos, com isso estando claro em seus números mais básicos. A caixa de direção, por exemplo, fica em relaxados 67.2 graus - um bom mix entre agilidade em trilhas apertadas e capacidade em trechos técnicos.

No tamanho M, ela tem 432mm de alcance, o que funciona bem com mesas mais curtas (a M utiliza uma de 60mm) e permite que o piloto consiga se movimentar com mais facilidade sobre a bike para encontrar uma posição adequada para enfrentar o terreno.

Além disso, ela é capaz de receber pneus de até 2.6 polegadas, o que certamente ampliaria ainda mais a disposição do modelo para encarar situações mais complicadas. Isso quer dizer que, seja você um piloto experiente que quer uma bike mais flexível, ou um novato que deseja uma dose adicional de confiança, a Spark 970 2021 pode ser uma boa opção.

Ficha técnica

Quadro: Spark 3 Alloy SL 6011 hidroformado / caixa cônica

Garfo:

RockShox Judy Silver TK Solo Air 130mm de curso / boost / 42mm offset

Shock:

X-Fusion NUDE RLX Trunnion três modo: Travado - controle de tração -descidas.

Curso traseiro:

120mm descidas / 85mm controle de tração
Sistema de trava: TwinLoc TSP
Câmbio traseiro: SRAM NX / Eagle 12 Speed
Trocador: SRAM SX Eagle Trigger
Pedivela: SRAM SX Eagle DUB Boost 32D
Central: SRAM DUB PF integrated / shell 41x92mm
Corrente: SRAM CN SX Eagle
Cassete: SRAM SX-PG1210 / 11-50 T
Freios: SShimano MT201 Disc
Rotores: Shimano SM-RT10 CL / Dianteiro e Traseiro 180mm
Guidão: Syncros Alloy 6061 T shape Flat / 9° / 760mm
Manoplas: Syncros Pro lock-on grips
Mesa: Syncros Alloy 6061
Canote: Syncros Duncan Dropper Post 31.6mm / S - 100mm / M, L & XL - 120mm
Selim: Syncros Belcarra Regular 2.5
Caixa de direção: Syncros OE Press Fit / Tapered 1.5"-1 1/8"
Cubo dianteiro: Formula CL-811 / 15x110mm
Cubo traseiro: Formula CL-2241 / 5x141mm
Raios: Stainless Black 15G / 1.8mm
Aros: Syncros X-25 / 32H / 25mm
Pneus: Maxxis Rekon / 2.4" / 60TPI
Peso máximo ciclista + equipamento: 128kg
Preço médio na internet: R$ 19.999,00

Mais informações na página da Spark 970 2021 no site da Scott.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.