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Scott Spark 2017 - Primeiras Impressões


18 AGO, 2016     Gustavo Figuereido    



A nova Spark agora é mais do que a bike de cross-country do multi-campeão Nino Schurter. Como vocês puderam ver nessa matéria, a Spark virou uma plataforma para 3 tipos de bikes com propósitos diferentes - a versão RC, maquina de ganhar corridas de cross-country, a versão chamada apenas de Spark e a mais robusta Spark Plus.

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Tivemos a oportunidade de testar todas as versões, em trilhas muito exigentes, incluindo a pista de uma etapa da Copa do Mundo de XCO, em Lenzerheide, Suíça.

Spark 900 RC World Cup

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Este modelo tem a denominação World Cup por ter o grafismo mais parecido com a que o Nino Schurter usa nas Copas do Mundo. Porém, temos que lembrar que a versão top de linha é a 900 SL. De qualquer forma, a experiência é a mais próxima que podemos chegar da bike do multicampeão nas montagens de série.

Começamos em um loop com uma subida parte em asfalto e parte em estrada de terra. Depois, um singletrack bem fechado, com muitas raízes e trechos molhados.

A sensação de agilidade da nova 29” se confirmou. A bike não parece engessada como outras 29” e não tivemos problema com os obstáculos, apesar da trilha bem travada.

Já na outra parte do dia, fomos a uma trilha com acesso por teleférico. Para voltar, um conjunto de 3 trilhas, longas, rápidas e com muitas pedras! Trilhas para bicicletas de Enduro!

O primeiro pensamento foi bastante negativo - “descer essa trilha com essa bike de XC de 100mm vai ser muito sofrimento!”. Porém, estávamos errados! A Spark RC 900 superou todas as expectativas e se comportou como uma trail bike de muito mais curso!

As rodas 29” deram conta dos obstáculos menores e a suspensão fez um ótimo trabalho para apenas 100mm de curso. Alguns trechos bastava apontar a bike e largar o freio com confiança.

No final do dia, ficou claro que para os rigores do cross-country, a bike tem agilidade de sobra! A relação, equipada com SRAM Eagle X0, não sofreu qualquer problema ou queda de corrente, mesmo nessas trilhas super-técnicas. O guia de corrente que vem de fábrica na bike está 100% aprovado!

Spark 900 e Spark 700

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Para quem não lembra, a série 900 das bikes da Scott se referem às rodas 29”, enquanto a série 700 às rodas 27.5”. As Sparks sem denominação RC, contam com 120mm de curso de suspensão e podem ter duas coroas.

Nas duas bikes, a impressão geral em subidas não podia ser melhor. Ambas são rápidas, com uma sensação firme ao pedalar, mesmo com as suspensões todas abertas. Não deu pra perceber tanta diferença comparando com a versão RC de menos curso.

Nas descidas, uma surpresa: a 29” teve uma sensação de ser mais ágil do que a 27.5”. Tivemos essa sensação tanto em curvas, quanto em relação a ultrapassar todo tipo de obstáculo. O maior salto da pista da Copa do Mundo, fizemos com a 29” sem nem lembrar que estávamos com as rodonas.

Com as duas bikes, a suspensão traseira teve um desempenho muito bom, com um funcionamento progressivo e bom suporte em curvas. O sistema Twinloc, como sempre, merece destaque pela praticidade.

Spark 700 Plus Tuned

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A bike mais robusta da linha Spark, conta com uma suspensão dianteira Fox 34 de 130mm de curso e traseira Fox Nude de 120mm. Os pneus são os 27.5+, no tamanho 2.8”. Apesar do setup agressivo, a bike pesa impressionantes 11.8 kg.

Para experimentar essa bike, repetimos o trajeto que fizemos com a Spark RC, mas pulando o primeiro loop. Ou seja, fomos diretamente para o teleférico para fazer a opção de descida longa.

Quem nunca subiu com uma bike com pneus desse tipo, pode ficar inicialmente assustado. Claro que eles não rolam como um pneu fino, porém não são tão ruins como parecem. Inclusive em geral o peso deles é menor do que pneus de downhill. Aqui o Twinloc é mais importante do que nunca, dando a possibilidade de usar a trava com facilidade todo tempo.

Já nas descidas, como esperado, a bike é a de melhor desempenho. As rodas 27.5+ tem diâmetro próximo das 29”, com a vantagem de poderem rodar com uma pressão muito baixa - usamos 15 psi por segurança! Mas é possível usar menos!

Qual a bike certa para você ?

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A escolha entre as Spark RC e Spark é clara. A RC é uma máquina de competições, enquanto a Spark, com mais curso, é uma trail bike leve e ágil.

O problema é saber decidir entre as Spark e Spark Plus. Um teste que gostaríamos de fazer seria usar rodas 29” na Spark Plus para ver seu comportamento. Esperamos poder um teste mais completo no futuro.

Piloto: Pedro Cury - Strava


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