home

Scott Spark 2017 - Primeiras Impressões


18 AGO, 2016     Gustavo Figuereido     4    



A nova Spark agora é mais do que a bike de cross-country do multi-campeão Nino Schurter. Como vocês puderam ver nessa matéria, a Spark virou uma plataforma para 3 tipos de bikes com propósitos diferentes - a versão RC, maquina de ganhar corridas de cross-country, a versão chamada apenas de Spark e a mais robusta Spark Plus.

imagem

Tivemos a oportunidade de testar todas as versões, em trilhas muito exigentes, incluindo a pista de uma etapa da Copa do Mundo de XCO, em Lenzerheide, Suíça.

Spark 900 RC World Cup

imagem

Este modelo tem a denominação World Cup por ter o grafismo mais parecido com a que o Nino Schurter usa nas Copas do Mundo. Porém, temos que lembrar que a versão top de linha é a 900 SL. De qualquer forma, a experiência é a mais próxima que podemos chegar da bike do multicampeão nas montagens de série.

Começamos em um loop com uma subida parte em asfalto e parte em estrada de terra. Depois, um singletrack bem fechado, com muitas raízes e trechos molhados.

A sensação de agilidade da nova 29” se confirmou. A bike não parece engessada como outras 29” e não tivemos problema com os obstáculos, apesar da trilha bem travada.

Já na outra parte do dia, fomos a uma trilha com acesso por teleférico. Para voltar, um conjunto de 3 trilhas, longas, rápidas e com muitas pedras! Trilhas para bicicletas de Enduro!

O primeiro pensamento foi bastante negativo - “descer essa trilha com essa bike de XC de 100mm vai ser muito sofrimento!”. Porém, estávamos errados! A Spark RC 900 superou todas as expectativas e se comportou como uma trail bike de muito mais curso!

As rodas 29” deram conta dos obstáculos menores e a suspensão fez um ótimo trabalho para apenas 100mm de curso. Alguns trechos bastava apontar a bike e largar o freio com confiança.

No final do dia, ficou claro que para os rigores do cross-country, a bike tem agilidade de sobra! A relação, equipada com SRAM Eagle X0, não sofreu qualquer problema ou queda de corrente, mesmo nessas trilhas super-técnicas. O guia de corrente que vem de fábrica na bike está 100% aprovado!

Spark 900 e Spark 700

imagem

Para quem não lembra, a série 900 das bikes da Scott se referem às rodas 29”, enquanto a série 700 às rodas 27.5”. As Sparks sem denominação RC, contam com 120mm de curso de suspensão e podem ter duas coroas.

Nas duas bikes, a impressão geral em subidas não podia ser melhor. Ambas são rápidas, com uma sensação firme ao pedalar, mesmo com as suspensões todas abertas. Não deu pra perceber tanta diferença comparando com a versão RC de menos curso.

Nas descidas, uma surpresa: a 29” teve uma sensação de ser mais ágil do que a 27.5”. Tivemos essa sensação tanto em curvas, quanto em relação a ultrapassar todo tipo de obstáculo. O maior salto da pista da Copa do Mundo, fizemos com a 29” sem nem lembrar que estávamos com as rodonas.

Com as duas bikes, a suspensão traseira teve um desempenho muito bom, com um funcionamento progressivo e bom suporte em curvas. O sistema Twinloc, como sempre, merece destaque pela praticidade.

Spark 700 Plus Tuned

imagem

A bike mais robusta da linha Spark, conta com uma suspensão dianteira Fox 34 de 130mm de curso e traseira Fox Nude de 120mm. Os pneus são os 27.5+, no tamanho 2.8”. Apesar do setup agressivo, a bike pesa impressionantes 11.8 kg.

Para experimentar essa bike, repetimos o trajeto que fizemos com a Spark RC, mas pulando o primeiro loop. Ou seja, fomos diretamente para o teleférico para fazer a opção de descida longa.

Quem nunca subiu com uma bike com pneus desse tipo, pode ficar inicialmente assustado. Claro que eles não rolam como um pneu fino, porém não são tão ruins como parecem. Inclusive em geral o peso deles é menor do que pneus de downhill. Aqui o Twinloc é mais importante do que nunca, dando a possibilidade de usar a trava com facilidade todo tempo.

Já nas descidas, como esperado, a bike é a de melhor desempenho. As rodas 27.5+ tem diâmetro próximo das 29”, com a vantagem de poderem rodar com uma pressão muito baixa - usamos 15 psi por segurança! Mas é possível usar menos!

Qual a bike certa para você ?

imagem

A escolha entre as Spark RC e Spark é clara. A RC é uma máquina de competições, enquanto a Spark, com mais curso, é uma trail bike leve e ágil.

O problema é saber decidir entre as Spark e Spark Plus. Um teste que gostaríamos de fazer seria usar rodas 29” na Spark Plus para ver seu comportamento. Esperamos poder um teste mais completo no futuro.

Piloto: Pedro Cury - Strava


Comentários

  • avatar

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Olá Junior,

    Olha, eu não senti. Mas a Scott é conhecida por ter muitas configurações diferentes e é preciso analisar mais a fundo. O melhor pra subir depende de muitos fatores, como peso, geometria, relação... Como a RC é a de competição e com menor curso, a tendência, em teoria, é que ela seja melhor pra subir.

    Pro meu estilo de pilotagem, sem duvida eu prefiro a não RC. Eu também não sou bom de subida, mas não é meu foco de qualquer forma e uma perda mínima de performance pra mim não justifica a perda de ter uma bike com mais curso e mais divertida em geral como a não RC.

    Ambas vão travar e mudar de curso. A geometria se não me engano é a mesma (exceto pela variação da suspensão). Peso ? Pode ser mudado com componentes dependendo da configuração. Outra coisa a se pensar é que a RC só tem opção de coroa única... qual a relação das marchas nas configurações que você quer ? Talvez ganhe e peso e perca em marchas leves, tem que ver...

    Se eu conseguisse resumir a questão, eu diria que se você não é competidor buscando pódio e em geral anda em terrenos técnicos ou singletracks rápidos ou gosta mais de descer... a 900 é uma bike mais legal.

    1 mês atrás - Denunciar


  • avatar

    Junior   

    Junior   

    Pedro, existe muita diferença entre a spark Rc e spark 900 nas subidas? com elas se comportam? para quem tem dificuldade com subidas, será que a RC ajudaria mais? Desde já agradeço.
    1 mês atrás - Denunciar


  • avatar

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Fala Guto, tudo certo ?

    Eu não acho que você deva escolher pela sua altura. O ideal seria você andar em alguma pra sentir se gosta da bike. As 27.5 tem fama de serem mais divertidas, menos engessadas. Mas quando andei na Spark 29 e na 27.5 nos mesmos lugares, não senti muita diferente e optaria pela 29. Mas lembre-se que em 2 anos pode até ter alguma nova mudança de geometria.

    A plus provavelmente cabe rodas 29 sem nenhum efeito colateral, mas estou confirmando essa informação ainda.

    2 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Guto Nobre   

    Guto Nobre   

    Pessoal, atualmente tenho uma Scale 750, tenho 1,87m e sou apaixonado pela 27,5! Muitos dizem que, devido a minha altura, eu deveria ir para a 29! Então, gostaria da opinião de vocês, pois daqui 2 anos pretendo buscar uma Spark e estou numa dúvida danada se pego uma 29 ou em mantenho na 27,5 e pego a versão Plus....
    2 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados