home

Scott 2015 - Genius LT - Uma das bikes mais leves de Enduro do mercado

170mm, TwinLoc e apenas 12 kg


19 AGO, 2014     Pedro Cury    
     


A Genius LT (Long Travel ou curso longo) é uma versão da Genius com maior curso na suspensão, oferecida apenas em rodas 27.5" e com componentes mais robustos. Uma bike mais voltada para o extremo, seja competições de enduro ou até mesmo um downhill mais leve.

imagem

Uma grande novidade para esse ano está na suspensão dianteira, que passa a ser uma Fox de 170mm feita especialmente para a Scott. Para casar com a suspensão dianteira, a suspensão traseira também tem 170mm com o mesmo amortecedor que a Genius, o Fox Nude.

Apesar de ser o mesmo amortecedor traseiro, a configuração interna é diferente. Enquanto algumas Genius usam a tecnologia Evolution de amortecimento, a 700, 900 Tuned e Genius LT usam a tecnologia Boost Valve. A primeira tecnologia prioriza um funcionamento mais rígido e para performance em subidas. Já o Boost Valve é mais focada no funcionamento "solto", mesmo podendo comprometer um pouco da rigidez do traction mode. Ou seja, ela funciona melhor nas descidas.

imagem
Capaz ? Sem dúvida! Uma bike de enduro mas que tem bastante curso e pode ser jogada de um lado pro outro

O peso total da Genius LT 700 Tuned é apenas 12.1kg



Mais uma novidade para o próximo ano, assim como na Genius, é um guia de corrente desenvolvido pela marca para as bikes equipadas com transmissão de uma coroa. O sistema é integrado à balança, acompanhando seu movimento.

Um outro detalhe é que a mesa e guidon Syncros virão no padrão 35mm, diâmetro maior que o tradicional 31.8mm.

imagem

Tecnologias da Genius LT

imagem
Detalhes da Genius LT 2015 - Alavanca de TwinLoc, amortecedor Fox Nude, eixos IDS-SL e o Geometry Chip

TwinLoc

As melhores bikes da marca usam o sistema TwinLoc de ajuste de suspensão, que é uma alavanca no guidão que permite o ajuste das duas suspensões ao mesmo tempo, em três posições diferentes: curso total (descend), curso reduzido (traction control) e totalmente travada (climb).

Fox Nude Shox

O amortecedor traseiro presente tanto nas Genius, quanto nas Sparks foram desenvolvidos especialmente para cada modelo. Ou seja, os amortecedores tem configuraçÕes internas diferentes dependendo do curso da bike e tamanho da roda. Essa parceria com a Fox também torna possível o uso do sistema TwinLoc. Uma coisa interessante de notar é que quanto a trava está na posição intermediária, o curso da suspensão e o sag ficam reduzidos, deixando a suspensão mais alta e consequentemente uma geometria mais adequeada a subidas e planos.

IDS-SL

Outra grande característica está no sistema IDS-SL de encaixe de rodas. Com ele, é possível usar, no mesmo quadro, rodas com eixos de padrões diferentes: 142x12mm, 135x12mm e 135x9mm. Uma novidade que resolve grandes problemas de upgrades!

Geometria

A Genius LT também tem uma geometria específica pra sua finalidade, tamanho de rodas e quantidade de curso, sendo mais agressiva que da Genius.

Geometry Chip - Todas as Genius e Genius LT, possuem uma pequena placa de metal no amortecedor para que seja alterada a geometria da bike. Na LT, a altura do movimento central muda em 6mm e o ângulo de direção em 0.5 grau.

Modelos

imagem
Genius LT 700 Tuned 2015 - O modelo topo de linha

A Genius LT só possui apenas a série 700 (rodas 27.5"). O peso para a versão 700 Tuned, fica em 12.1kg. Essa versão tem o quadro com triangulo dianteiro e traseiro (balança) feito em carbono HMX, com o quadro + amortecedor traseiro pesando apenas 2.450g. Já a versão 710 tem o triângulo dianteiro em carbono HMF e a balança em alumínimo (pesando mais 320g) e a versão 720 tem o quadro todo em alumínio, pesando mais 430g que a versão 700. O peso total da Genius LT 700 Tuned é apenas 12.1kg.

Confiram as fotos que fizemos no evento do piloto de enduro da marca detonando com a bike.


Fotos (11)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados