Scott Genius 2018 - Novo quadro permite rodas 29 e 27.5


17 JUN, 2017     Gustavo Figuereido    



A Scott Genius é uma trail bike que já está há alguns anos na linha, com uma proposta de versatilidade. Em seu modelo 2018, a bike recebeu algumas melhorias que a coloca por um lado mais agressiva, mas por outro ainda mais versátil.

Tecnologias

Rodas 29" ou 27.5" na mesma bike

A nova Genius pode acomodar tanto rodas 29" quanto 27.5", com diferentes tamanhos de pneu. Em teoria, qualquer bicicleta 29" pode usar rodas 27.5", porém no caso da nova Genius essa mudança é acompanhada com a troca de uma plaquinha (flip chip) que faz a geometria da bike ser alterada para compensar e otimizar o desempenho do outro tamanho da roda.

imagem
Genius Ultimate 700 (esquerda, versão topo de linha) e Genius 900 Tuned

Com as rodas 27.5, a Scott afirma ser possível usar pneus até 2.8, o que se encaixa na categoria de pneus 27.5+ (Plus). Isso traz uma enorme versatilidade à bike, já que alguns fabricantes possuem 3 bicicletas diferentes para cada tamanho de pneu.

HIXON iC - Guidon e avanço intergrados

imagem
HIXON iC - Guidon e avanço intergrados

A HIXON iC é um guidon integrado com avanço (mesa) numa peça só de carbono. A novidade da Syncros pesa apenas 290 g na versão que simula comprimento de 50 mm. Isso com generosos 760 mm de largura do guidão. Ao todo, três tamanhos de mesa estarão disponíveis.

Nova suspensão traseira

Seguindo os passos da Spark 2017, bike que tivemos a oportunidade de testar nas trilhas da Suíça, a Genius deixa de usar o amortecedor paralelo ao tubo superior em favor do desenho com o componente na posição vertical e invertido, paralelo ao tubo de selim.

imagem

Com isso, a força resultante do amortecimento vai para o tubo inferior, perto do movimento central, uma área já reforçada por causa do pedivela. Dessa forma, foi possível construir um tubo superior mais leve, já que não há mais forças de amortecimento pra se preocupar.

Amortecedores padrão Trunnion
Outra mudança do amortecedor está no sistema métrico Trunnion, que permite um amortecedor menor para mesma quantidade de curso.

imagem

Diferente do modelo antigo, que utilizava um sistema de linkagens no estilo faux-bar, a nova Genius oposta no Horst-link para, segundo o fabricante, ganhar mais suporte para o curso da metade para frente.

A mudança também permite que a suspensão mantenha-se mais ativa, melhorando a eficiência da pedalada e o controle em situações de frenagem. Para completar, as bikes virão equipadas com um guia de corrente integrado.

Twinloc
A bike mantém o sistema Twinlock, que controla o amortecimento com uma alavanca no guidão ajustável em três modos - aberto, tração e travado.

No modo aberto, a bike tem 150mm de curso. Já no Tração, uma parte da câmara de ar do amortecedor é fechada, proporcionando um curso de 110mm só que com uma curva mais progressiva. A compressão do amortecedor também aumenta, reduzindo a movimentação e mantendo a geometria mais favorável a subidas. Como o nome diz, o modo travado bloqueia o movimento das duas suspensões.

Geometria

imagem

A nova Genius segue a tendência de geometria de quadro baixo e longo, diferindo do modelo anterior. Um ponto de grande destaque é a relaxada caixa de direção com um ângulo que varia entre 65 e 65.5 graus, dependendo da roda.

Com o tubo superior efetivo de pouco mais de 600 mm no tamanho média e mais de 630 mm na grande, trata-se de uma bike com a frente bem longa. Já o chainstay (rabeira) possui apenas 436 mm.

Essa geometria coloca a Genius num espectro que pode ser considerado mais voltado para descidas. Porém, o baixo peso, trava Twinloc e opção de mudança de rodas a torna muito versátil também para rolés longos e subidas.

Redução de peso

Como se era de esperar, a Scott aplicou na Genius 2018 diversas medidas para reduzir o peso. Com isso, a marca divulga um respeitável peso de 2.249g para o conjunto quadro, shock e demais acessórios. Na Genius 700 Ultimate, o modelo mais avançado, o peso divulgado da bike completa é de apenas 12.4 kg.

imagem

Além da obvia realocação do shock, a bike nas versões mais tops, é feita com mais de 900 pedaços de tecido de fibra de carbono high-modulus, além do novo guidon Syncros integrado com o avanço.

Ao todo, a bike contará com sete montagens diferentes de peças e componentes, variando também montagens com rodas 29" ou 27.5".

Vídeo (em inglês)



Versão elétrica

Batizada de E-Genius, a versão elétrica da bike utiliza o sistema Shimano Steps E-8000, suspensão com 150mm de curso e Twinlock, também com a opção de mudança da plaquinha do amortecedor para receber rodas de diferentes tamanhos.

A bike estará disponível em cinco montagens diferentes, inclusive uma versão Contessa para mulheres equipada com pneus 29 x 2.6. Um detalhe interessante é que a versão elétrica de Genius será equipada com suporte para pezinho.

Mais novidades em breve.


Fotos (1)

foto 0 -

Comentários





Relacionados