Mais aerodinâmica, menos peso, maior rigidez e mais conforto, é o que promete a nova Scott Foil 2016. Seguindo a tendência já adotada por Specialized, Trek e outros grandes fabricantes, a Scott acaba de colocar no mercado sua nova Foil, uma bike criada para fazer de tudo muito bem.
Desde sua introdução em 2010,a Foil sempre foi uma excelente bicicleta. Porém, o modelo já estava envelhecendo. Depois de dois anos e meio de desenvolvimento, a Scott finalmente lançou a evolução de sua linha “aero all-rounder”.
Aerodinâmica
Quando o assunto é leveza, nenhuma Scott supera a Addict. Porém, quando olhamos para a nova Foil, fica claro que o foco da engenharia da marca foi a aerodinâmica. Para isso, basta observar a parte da frente da bike com seu sistema de mesa e guidão integrados Syncros, que possui um desenho similar ao da Canyon Aeroad CF SLX.
Pesando meros 395g, o modelo possui integração total com o sistema Di2, dois tipos de suporte para Garmin e espaçadores aero. Vale lembrar que este sistema será comercializado nos modelos top da Foil, sendo disponibilizado como upgrade pela Scott para os modelos inferiores da linha.
Outro detalhe interessante foi a reconstrução completa do head tube. Neste, os rolamentos foram distanciados, permitindo a criação de uma frente mais estreita. Além disso, down tube veio para mais perto do garfo, evitando assim a turbulência que se forma atrás da coroa – um detalhe que melhora até 33% o arrasto do quadro segundo o fabricante. Como era de se esperar, o cabeamento é todo interno e compatível com sistemas mecânicos ou eletrônicos.
Rigidez e conforto
Para tornar o quadro ainda mais responsivo, a Scott aumentou a largura do movimento central da nova Foil. Além disso, os chain stays foram reforçados. O head tube ganhou a configuração 1 1/2” – 1 1/4” com a espiga de 1 1/4” – tudo para melhorar a transmissão de potência e a estabilidade direcional da bicicleta.
Para contornar um dos piores problemas da antiga Foil, a Scott apostou na já conhecida receita dos seat stays finos, o que aumenta a capacidade de absorção de impactos do quadro. Para levar esta solução ao extremo e de quebra melhorar a aerodinâmica, os freios traseiros foram instalados logo atrás do movimento central.
Além disso, o seat tube e o top tube também foram redesenhados - o primeiro teve seu diâmetro reduzido, enquanto o segundo foi achatado para aumentar a flexibilidade. Segundo o fabricante, o novo Foil é 89% mais flexível na vertical do que o antigo.
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