MENU

Sapatilha Shimano RX8 chega para gravel

Ainda que muitos leigos confundam as bikes gravel com bikes de estrada, o estilo chegou pra ficar e ganha cada vez mais adeptos no país e no mundo. De olho nisso, a japonesa Shimano vem criando produtos voltados para a prática dessa modalidade, como por exemplo o grupo Shimano GRX, que falamos em 2019.

Sapatilha Shimano RX8 - SH-RX800
Sapatilha Shimano RX8 - SH-RX800


Agora foi a vez das sapatilhas: as Shimano RX8 (SH-RX800) trazem leveza, rigidez e beleza ao mundo gravel.

Tecnologias

Shimano RX8 - Tecnologias
Shimano RX8 - Tecnologias


Compatibilidade com encaixe SPD
O sistema de taco é o SPD (Shimano Pedaling Dynamics), utilizado na modalidades fora de estrada por ter ótimo funcionamento mesmo em condições de lama, poeira, etc. A fixação dos tacos na sola ganham um alcance maior do que o tradicional através do sistema Expanded Cleat-Adjustment Range, permitindo ajustes para mais fins e modalidades diferentes.

Shimano Dynalast
A RX8 conta com a tecnologia Shimano Dynalast. Por meio de extensos estudos de desenvolvimento, a marca chegou a um formato otimizado de sola, potencializando a eficiência da pedalada e reduzindo a perda de energia nos músculos.

Silvadur traz conforto anti-odor
Por meio da tecnologia antimicrobiana Silvadur, com a utilização de íons de prata, o fabricante promete deixar as sapatilhas sem odores desagradáveis e evitando descoloração do produto.

Sola de Carbono - Rigidez 10
Dotadas de solado em fibra de carbono, possuem alta rigidez, obtendo classificação 10 de uma escala de 12. Maior rigidez implica em maior performance, mas sacrificando um pouco o conforto. Comparada às topo de linha de MTB cross-country, que possuem classificação 12, as novas RX8 possuem um pouco mais de conforto, sem abrir mão da performance.
Shimano RX8 - Cabedal
Shimano RX8 - Cabedal


Almejando também conforto, os projetistas tomaram especial cuidado com o cabedal (a parte que reveste o seu pé), buscando um bom equilíbrio entre a retenção do pé do ciclista e conforto, e batizando a solução de padrão Surround.

Peso reduzido
Outra característica importante desse produto é o baixo peso, que foi atingido por meio do uso de materiais leves como o já mencionado carbono na sola, a utilização de somente um fecho BOA, combinado com uma tira de velcro para ajuste da ponta.

Outra solução que reduziu o peso foi confeccionarem a sapatilha sem os cravos removíveis da ponta (presentes na XC9). Esse tipo de cravo exige a instalação de duas porcas metálicas na ponta, além dos próprios cravos que tem em sua alma um parafuso de aço.

No final das contas a RX8 ficou ainda mais leve que sua irmã de alta gama XC9, possuindo excelente equilíbrio entre conforto e rigidez. Apesar de lançada dentro da linha gravel, provavelmente muito em breve veremos esse modelo rodando também nas MTB, pois é leve, confortável e como a própria fabricante anuncia, é uma sapatilha racing!

Ficha Técnica

Material: Couro sintético fibra de carbono e TPU
Cores (no Brasil): preto
Tamanhos: 38 a 50
Fecho: BOA IP1
Tipo de taco: SPD
Rigidez: 10 numa escala de 12
Preço (Agosto 2021): R$ 1.999,90

A sapatilha Shimano RX8 é distribuida oficialmente no Brasil pela Blue Cycle. Você pode ver mais detalhes também no site da Shimano.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.