MENU

Santa Cruz Nomad 2021 - Endureira ganha nova geometria exclusiva para rodas 27.5

Novidade interessante é utilização de traseiras que mudam de acordo com o tamanho

Tendo recebido uma grande atualização há alguns anos, a nova geração da Nomad, bike de enduro que chega em sua quinta iteração, pode não parecer muito diferente de sua antecessora. Porém, olhando nos detalhas, ela ganhou inumaras atualizações importantes.

Santa Cruz Nomad 2021
Santa Cruz Nomad 2021

Em sua nova geração, a Nomad será compatível apenas com rodas 27.5 e, apesar do curso na traseira e na dianteira terem sido mantidos em 170mm, a suspensão traseira recebeu algumas alterações importantes, ganhando agora compatibilidade com shocks com molas pneumáticas ou de metal.

Santa Cruz Nomad 2021
Santa Cruz Nomad 2021

A geometria também recebeu diversas atualizações, seguindo a já consagrada tendência do "mais longo, baixo e relaxado", mas não de forma exagerada - uma característica da Santa Cruz. Com isso, o alcance no tamanho M cresceu de 440 para 450mm. A caixa de direção, que já era bem deitada, ficou mais mais aberta e agora fica ao redor de 64 graus.

Tratam-se de números modernos, mas algumas marcas apostam em comprimentos incrivelmente maiores para suas bicicletas, o que pode ou não funcionar, dependendo de seu estilo e técnica de pilotagem.

Santa Cruz Nomad 2021
Santa Cruz Nomad 2021

O ângulo do tubo do selim saiu de antiquados 74 graus para quase absurdos 78 graus, o que em teoria melhora a capacidade da bike em subidas. O BB drop fica entre 10 ou 14mm sem SAG, com a altura (e demais parâmetros da geometria) podendo ser alterados com um flip-chip.

Santa Cruz Nomad 2021
Santa Cruz Nomad 2021

Além disso, a marca aplicou o mesmo conceito de variar o tamanho da rabeira de acordo com o tamanho do quadro apresentado na 5010, o que cria bicicletas com tocadas mais uniformes para pilotos de alturas diferentes. Com isso, a traseira da M, que tem 450mm de alcance, fica com 430mm. A bike XL, que tem 500mm de alcance, tem uma traseira de 440mm.

A Nomad Five pode ser adquirida em diferentes configurações de componentes, com quadros de carbono C, o mais básico, ou o CC, o mais avançado.

Vídeo de apresentação



Mais informações e preços no Site da Santa Cruz Bikes Brasil.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.