home

Santa Cruz Megatower 2019 - Nova endureira chega com 160mm de curso

Modelo chega para substituir Hightower LT com novo desenho específico para Enduro


20 MAR, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


A Hightower, bike que você conheceu neste teste de primeiras impressões do Pedal é uma excelente bicicleta tanto para subidas quanto para descidas - exatamente o que todos procuram em um modelo indicado para Trail. Porém, com apenas 135mm de curso atrás e 140 na frente, ela acabava sendo um pouco limitada para encarar provas de enduro mais "cabeludas".

Foto 71312
   Santa Cruz / Divulgação

Até então, o fabricante californiano remediava essa limitação da Hightower com sua versão LT, que tinha 150mm de curso em ambas as extremidades. Com a chegada da Megatower, a marca passa a oferecer um modelo especificamente criado para o enduro, com geometria mais agressiva e 160mm de curso nos dois eixos.

O modelo tem um desenho bem semelhante ao da Bronson, mas utiliza rodas 29 no lugar das 27.5 de sua prima, além de ter mais curso de suspensão. A novidade possui diversos pontos interessantes como a traseira que pode ser ajustada para 434 ou 445mm, além de duas posições diferentes para o Shock, o que permite mudar o ângulo da caixa e do tubo do selim em até 3 graus - tudo para melhorar a adaptação em diferentes trilhas e estilos de pilotagem.

Foto 71314
   Santa Cruz / Divulgação

O modelo segue a típica qualidade do fabricante californiano, com protetores de borracha no tubo inferior, abaixo do central e sobre o chain-stay. O central é rosqueado e existe furação para um suporte de garrafinha no tubo inferior, além de furação para bash guard padrão ISCG-05.

A geometria da Megatower segue o padrão atual de bikes baixas, longas e deitadas, mas os exageros foram deixados de lado. A caixa de direção, por exemplo, tem 65 ou 64.7 graus com um garfo de 160mm. O modelo ainda pode ser utilizado com garfos de 170mm, deixando a caixa um pouco mais deitada. O alcance no tamanho M é de 450mm - longo, mas nada de outro planeta. Outro detalhe interessante é que o projeto de cinemática da suspensão traseira aposta em uma curva bem progressiva, permitindo o uso de shocks de ar ou com mola metálica.

Foto 71313
   Santa Cruz / Divulgação

A Megatower está disponível no Brasil em seis versões diferentes com preço variando entre R$ 27.990,00 e R$ 59.990,00. Mais informações no site da Santa Cruz.


Comentários



Relacionados