MENU

Santa Cruz Chameleon 2018 - Uma bike versátil com proposta trail

A Chameleon é uma das bikes mais clássicas da Santa Cruz. Nascida com características voltadas para a diversão, o modelo chega à sua sétima geração com uma proposta muito interessante para vários tipos de mountain bikers, que une flexibilidade de uso e uma geometria XC / Trail que fogem do que é encontrado na maioria das hardtails do mercado nacional.

A Santa Cruz Chameleon Kit D 29
A Santa Cruz Chameleon Kit D 29

Equipada com grupo SRAM NX e suspensão dianteira de 120mm RockShox Recon RL, a Chameleon Kit D 29 é a mais simples desta linha, mas nem por isso deixa de contar com as características que geraram diversos reviews positivos da imprensa internacional.

Quadro

O ponto alto da bike é o quadro em alumínio hidroformado feito com a típica qualidade da Santa Cruz. Além de ser projetado para suspensões de 120mm, ele ainda conta com uma geometria trail moderna, adequada para terrenos técnicos e para tranquilizar a vida dos iniciantes durante as descidas.


A primeira coisa que se nota é a caixa de direção em um ângulo de 67.5°, um número que vai gerar mais estabilidade se comparado a maioria das "rabo duro" do mercado nacional que utilizam garfos de 100mm e caixas ao redor de 70°. Depois, temos uma traseira curtíssima já no padrão boost que pode ser regulada entre 415 e 430mm.

Além disso, no tamanho M, a bike tem espaçosos 437mm de alcance proporcionados por um longo tubo superior de 626mm. Isso permite a utilização de mesas mais curtas, além de posicionar o peso do ciclista menos à frente do eixo dianteiro - detalhes importantes quando a trilha aponta para baixo.


Flexibilidade camaleônica


Uma das características mais interessantes da Chameleon é a flexibilidade de uso. Graças a um sistema que permite a substituição do suporte do eixo traseiro, o modelo pode utilizar rodas 29 com pneus de até 2.5'' e 27.5+ com pneus de até 3.0'' sem sofrer alterações de geometria. Além dos eixos 148x12mm Boost para rodas 29 e 27,5+, exitem gancheiras para single speed 142x12mm.


Outros detalhes como o suporte para câmbio dianteiro com cabeamento interno compatível com o câmbios Shimano Side Swing, furação para cabeamento interno de canotes dropper, proteções de borracha no chain-stay e dois suportes para garrafinhas completam o pacote "canivete suíço" da Chameleon.

Tabela de geometria
Tabela de geometria

Ficha Técnica Santa Cruz Chameleon Kit D 29

Suspensão: RockShox Recon RL 120
Câmbio traseiro: SRAM NX Long Cage
Passadores: SRAM NX
Pedivela e coroa: Race Face Aeffect 30 dentes
Cassete: SRAM PG1130 11-42 dentes
Corrente: SRAM PC1110
Freios: SRAM Level
Disco de freio: Avid Centerline 180mm
Caixa de direção: Cane Creek 10 IS Integrada
Guidão: Race Face Ride 35x760
Avanço: Race Face Ride 50mm
Punhos: Santa Cruz Palmdale
Cubo dianteiro: Novatec D711 15x110
Cubo traseiro: Novatec D462 12x148 (HG)
Aros: WTB ST i23 TCS 29
Raios: DT Competition (28)
Pneu dianteiro: Maxxis Crossmark II 29X2.25
Pneu traseiro: Maxxis Minion 29x2.3
Tubos selante: STAN's 2oz
Canote: Race Face Ride
Selim: WTB Volt Sport
Preço sugerido: A partir de R$ 9.891,00
Também oferecida com rodas 27+ e com outros grupos de componentes

Para saber mais ou comprar, acesse a página da Chameleon Kit D 29 no Site da Santa Cruz Bikes, que agora também faz vendas diretas para o consumidor.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.