Roubos de bicicleta - O que fazer antes, durante e depois

Veja algumas dicas para se prevenir e saiba o que fazer se o pior acontecer


1 JAN, 2003     Pedro Cury     1    



Roubos e furtos de bicicletas acontecem em todos os lugares do mundo. Porém, no Brasil temos que tomar cuidados especiais com os roubos, que é quando existe abordagem que podem resultar em consequências piores. Veja algumas dicas importantes:

Antes

Informações da sua bicicleta

- Quando comprar sua bike, peça para o lojista colocar o número do quadro na nota fiscal. Mesmo se sua bike já tiver sido comprada, veja se é possível tirar uma segunda via com essa informação.

- Tenha a nota fiscal e o número de série do seu quadro guardado em casa. Eles são essenciais para real identificação e uma possível recuperação da bicicleta. A nota fiscal é o único documento que garante que a bicicleta é sua.

- Nunca divulgue o número de série da sua bicicleta. Essa informação pode ser usada em fraudes contra você. Evite registrar sua bicicleta em sistemas, site ou aplicativo que peça o número de série sem necessidade. Essa informação deve ser preferencialmente restrita a você, ao lojista, ao fabricante e a seguradora, se for o caso.

- Crie provas de que a bicicleta é sua. Tire uma foto da sua carteira de identidade ao lado do número de série, plastifique uma frase ou desenho que só você saiba e coloque em algum lugar dentro da bike, fotografe componentes ou adesivos que você pôs posteriormente à configuração original. Isso pode ajudar muito em uma recuperação.

Evitando abordagens

- Quando parar em semáforos, fique dando voltas em frente aos carros e não parado.

- Nunca ande contra o trânsito. Se você precisar fugir de alguém, você poderá estender o braços para os motoristas e pedir passagem. Eles podem reclamar, mas você vai conseguir passar. Além disso, pedalar contra o trânsito é proibido.

- Sempre tenha um plano de fuga em mente. Saiba as ruas que vc pode cruzar para se livrar de situações perigosas. Saiba também onde estão as cabines ou viaturas de polícia. Em uma perseguição você pode mudar sua rota para ir em direção a uma.

- Cuidado ao cruzar ciclistas que carregam outra pessoa sem bicicleta. Uma abordagem muito usada é um deles te empurrar para levar sua bike.

- Evite andar sozinho em lugares desertos. Evite lugares estreitos ou que tenham muitas árvores, pois muitos assaltantes ficam escondidos e te derrubam quando você passa.

Evitando furtos

Apenas trancar a bicicleta não é suficiente. É preciso saber como trancar, quais trancas são seguras e principalmente onde estacionar. Veja como trancar sua bicicleta com segurança.

Dicas Essenciais
- Cuidado mesmo na sua residência ou garagem do prédio. Muitos furtos acontecem dessa forma. Se você tem uma bicicleta boa, tente deixá-la dentro de casa ou na pior das hipóteses, trancada na área comum do seu andar. Mesmo se for uma bicicleta de baixo valor, deixe-a trancada se precisar ficar na garagem ou bicicletário do prédio.

- Vai pra praia ? Leve a bicicleta pra areia. Existem muitos relatos de furtos nos bicicletários das orlas.

- Quando for parar em algum lugar e não trancar, se sua bicicleta tiver marchas, coloque na mais leve possível (mas sem efetivamente pedalar para efetuar a troca). Com isso, se algum espertinho resolver pegar a bike, sair correndo e começar a pedalar, a marcha pode simplesmente travar ou então cair na marcha leve e o ladrão vai pedalar muito sem quase sair do lugar.

Considere um seguro
Considere um seguro se sua bicicleta for cara. Apesar do custo mais alto, só um seguro pode garantir a devolução da sua bicicleta. Rastreadores e outras soluções apenas dirão onde está a bike roubada e mesmo assim podem falhar.

Durante

Fugir de uma abordagem não é recomendado, especialmente se o ladrão mostrar que está armado. Lembre-se que eles são os especialistas na situação, já tem a abordagem planejada, treinada e muitas vezes pode ter um comparsa que você não está vendo.

- Se você foi parado, jamais reaja, mesmo que a situação possa parecer favorável. Entregar sua bicicleta é muito melhor do que ser atacado por um ladrão e inclusive, mais barato!

Se você viu uma situação suspeita, acha que está sendo perseguido e realmente está disposto a fugir, lembre-se:
- Essa pode ser uma situação estressante e você deve tomar cuidado com o trânsito. Atropelar um pedestre ou ser atropelado vai te trazer mais problemas do que ter sua bicicleta roubada.

- Se nessa situação de estresse você cair, poderá ter a bicicleta roubada de qualquer maneira, se machucar e ainda ser atacado.

- Se você optou por fugir e souber pular o meio-fio (guia) e descer escadas, use isso a seu favor. Se você tiver fugindo de assaltantes em bicicleta, pegue um caminho que tenha uma escada ou cruze um meio-fio. Dificilmente eles vão conseguir fazer isso ou terão bikes adequadas.

- Mais um vez... lembre-se que os ladrões não tem nada a perder. Tentar fugir e ser pego pode ser pior do que não tentar fugir.

Depois

- Vá até a polícia, informe o roubo e faça um Boletim de Ocorrência (BO). É muito importante para uma recuperação.

- Cadastre o roubo em http://www.bicicletasroubadas.com.br/. Já houve recuperações através do cadastro e essas são as únicas estatísticas e informações sobre roubos de bicicletas no país. O sistema é seguro e grátis.

- Avise a todas as lojas sobre o roubo dando as características da bike.

- Procure nos classificados de internet por bicicletas com as mesmas características que a sua e com preços convidativos. Caso encontre uma que realmente desconfie que é sua, peça maiores orientações para a polícia local.


Comentários


  • avatar

    Ethel   

    Ethel   

    Gostei das dicas> Grata.
    7 mes(es) atrás - Denunciar





  • Relacionados