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Rodas Vzan Everest Carbon Boost 2018 - Conheça a roda do campeão pan-americano de XCO

As rodas são um dos componentes mais importantes de uma mountain bike de XC competitivo. Afinal, para apresentar seu melhor desempenho, um atleta precisa contar com um conjunto leve e com boa capacidade de transmitir sua potência, mas que ao mesmo tempo seja resistente para encarar sem medo todos os obstáculos de uma competição de MTB.


Para atingir este objetivo, a Vzan criou a Everest Carbon Boost, modelo que une diversas tecnologias e construção em fibra de carbono, garantindo uma excelente relação entre peso, resistência e rigidez. Além disso, o modelo já conta com o novo padrão de eixos Boost, medida mais larga que está presente na maioria das bicicletas de alto desempenho da atualidade.

Atualmente, Luiz Henrique Cocuzzi, campeão Pan-Americano de XCO e um dos principais atletas brasileiros de MTB passou a ser patrocinando pela Vzan, utilizando a Everest Carbon Boost em treinos e competições.

Aros em carbono

Segundo a Vzan, um dos segredos da Everest Carbon Boost é a maior rigidez lateral dos aros de carbono se comparada aos de alumínio. Essa característica se traduz em uma melhor transmissão de potência sem sacrificar o conforto, já que o aro possui uma boa capacidade de flexão radial.

Aros de 23mm de largura
Aros de 23mm de largura

Outra vantagem desta roda é sua compatibilidade com pneus tubeless, principalmente graças ao assentamento do talão e da ausência de emendas. A montagem é feita com uma fita adesiva que cobre os furos dos niples e com uma válvula compatível com tubeless - ambas acompanham a roda.


Seguindo a tendência atual, os aros são um pouco mais largos. Medindo 23mm, eles oferecem um bom suporte para pneus de até 2.3'' de largura. Ao todo, são 28 furos em cada aro, abrigando niples de alumínio com tecnologia M-Power, que possuem um ângulo de 7 graus no fim da rosca, criando uma zona de pressão que melhora a fixação dos raios Pillar de inox trefilados e um pacote leve e resistente.

Cubos Boost

Os cubos Boost possuem algumas vantagens estruturais sobre os convencionais. Por serem mais largos, 110mm na dianteira e 148mm na traseira contra 100mm e 142mm, eles possibilitam a construção de rodas mais resistentes, já que a "base da piramide" formada pelos cubos e pe[Erro img=67766]los raios é maior.

Cubo Vzan V17 Boost
Cubo Vzan V17 Boost

Além disso, cubos boost permitem a construção de bicicletas com a traseira mais curta, já que a coroa pode ser movida mais para fora, aumentando o espaço para quadros mais largos e com maior espaço para o pneu traseiro.


Além de utilizar o padrão Boost, as Everest Carbon Boost 2018 utilizarão apenas eixos passantes de 15mm na dianteira e 12mm na traseira, o que aumenta ainda mais a rigidez do conjunto. Apoiando os eixos, a marca apostou em rolamentos japoneses de alta precisão na medida 6902.

O cubo utilizado é o Vzan V17, que possui uma boa vedação, exigindo revisão apenas a cada 1500km ou quando submetidas a muita água. Mesmo assim, a substituição de peças só se faz necessária em caso de desgaste.

Ficha técnica

Material: Fibra de Carbono UD
Cubo Dianteiro: Boost 110 x 15mm em Alumínio 7075
Cubo Traseiro: Boost 142 x 12mm em Alumínio 7075
Freehub: Alumínio - Shimano / Alumínio - SRAM XD (em breve)
Eixo: Aluminio 7075
Raios: Pillar PSR TB 2015 em Inox Trefilado de 1.7mm
Medida do aro: 29" 622x23mm
Furos: 28D - 28T
Largura interna: 23mm
Válvula: Presta compatível com tubeless acompanha a roda
Peso Divulgado: Dianteira 780g - Traseira 920g - Par 1700g

Para mais informações, acesse a página da Everest Carbon Boost 2018 no site oficial da Vzan.


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