home

RockShox Deluxe e Super Deluxe - Novos amortecedores prometem redução de atrito


7 ABR, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


Leves e com grande capacidade de regulagem, os amortecedores a ar são a opção perfeita para bicicletas. Afinal, como o maior peso sobre o equipamento é justamente o ciclista, possuir um sistema que permita uma ampla gama de regulagem é fundamental para obter um bom desempenho com diferentes atletas.

imagem


Porém, manter ar comprimido preso dentro de um componente exige um sistema de selamento bastante justo, o que acaba se transformando em atrito - o inimigo numero um da boa performance quando falamos em absorção de pequenos impactos e leitura de terreno. Por isso, segundo a RockShox, os novos amortecedores Deluxe, feito para XC e trilhas, e Super Deluxe, criado para o Enduro, utilizam algumas tecnologias para reduzir este problema.

Sistema métrico

Segundo o fabricante americano, um dos maiores problemas enfrentados atualmente é casar o projeto dos quadros com o dos amortecedores. Tanto é que hoje existem cerca de 90 medidas disponíveis. Com o novo sistema métrico, adotado por diversos fabricantes, este número cai para apenas 18, permitindo um aprimoramento do projeto do amortecedor e simplificando a troca de componentes quebrados.

imagem


Com este sistema, foi possível aumentar a sobreposição entre os embuchamentos internos, o que teoricamente reduz a fricção do componente. Além disso o selo de raspagem que evita a entrada de elementos contaminantes no amortecedor também foi ampliado pelo mesmo motivo.

Para quadros que possuem grande movimentação do amortecedor ao redor de seus pivôs, foram adicionados rolamentos nesta parte da peça. Para simplificar ainda mais, as diferenças entre cada tamanho de amortecedor será sempre de 5mm em 5mm, facilitando muito a medição do componente.

Amortecedores maiores

imagem

Olhando para a tabela de comprimentos, podemos notar que eles ficaram maiores, mesmo mantendo o mesmo curso. Isso abre mais espaço para os componentes internos, trazendo as seguintes vantagens:

-Maior sobreposição dos embuchamentos, garantindo menos flexibilidade entre o pistão e o corpo do amortecedor. Com isso, o fabricante afirma ter reduzido o atrito interno;

-Selo de raspagem maior, o que melhora o desempenho especialmente em dias extremamente frios;

-Espaçadores de volume de ar agora ficam na cabeça do amortecedor, melhorando a dissipação de calor;

-Pequena mola interna batizada de "Counter Measure" que trabalha em sentido oposto ao da mola de ar, suavizando ainda mais o funcionamento.

Vídeo de apresentação



Quem adotou o sistema métrico?


-Fabricantes de amortecedor - RockShox, Cane Creek, Manitou, DVO, SR Suntour e X-Fusion.

Fabricantes de quadros
-Giant
-LIV
-Cannondale
-Trek
-Transition
-Scott
-Rose
-Rocky Mountain
-Mondraker
-Commencal
-Devinci
-Lapierre
-Spot
-Simplon
-Norco


Confira galeria de imagens


Fotos (13)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados