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Revisão de suspensão dianteira Manitou Black Comp

Manutenção de suspensão

Mostraremos o processo de lubrificação (abertura e fechamento) da suspensão Manitou, modelo: Black Comp 120mm; fabricação 2002.

Todos os passos servem para todos os modelos que forem hidra/coil. Já que a Manitou produz quase o mesmo sistema para todas.

Chaves e equipamentos necessários:

Allen – 2mm e 8mm;
Chave de boca 10mm, 20mm; 24mm e 27mm.
Pano para limpeza;
Copos descartáveis p/ retirada do óleo;
Papel ou jornal para não sujar o chão;
Lubrificantes (exemplo: wd-40) para limpeza rápida;
Chaves extras para auxílio de ataque: alicate de bico fino e chave de fenda fina.

Abertura

1º Passo – Desmontagem do “top cap” esquerdo.

Chaves: 2mm e 20mm.
Se for mola pneumática, primeiro retira o ar para facilitar a desmontagem.
Se não for, folga-se o lado esquerdo (lado da mola). Logo em seguida, retira a mola.

A chave 2mm é usada para folgar e retirar a tampa de regulagem da compressão. Depois usa a de 20mm para folgar o principal.

2º Passo – Desmontagem do “top cap” direito.

Chave: 27mm.
Desmontagem do lado direito (lado do óleo). Onde tem o pistão hidráulico. Retira o pistão e depois o fluxo do óleo.

O sistema das suspensões da Manitou não permite que o óleo fique em contato com as bengalas e hastes de metal, com isso o óleo sempre fica “novo”.

3º Passo – Retirada da canela superior (Muita atenção)

Chave allen 8mm
Chave 10mm

A parte hidráulica (Allen 8mm) tem a rosca inversa para dentro. Ou seja, você apertará o parafuso e não retirá-lo.
Parte da mola (chave 10mm) rosca normal. Retirar o parafuso.

P.S. A foto da suspensão azul, representa um erro quando as pessoas tentam fazer a revisão sem experiência ou sem ler os manuais. Nela, o parafuso allen 8mm foi arrancado para fora ao invés de ser apertado.

4º Passo – Retirada da canela.

Não precisa bater ou puxar com força. O movimento é o mais leve possível. Com uma simples puxada elas deslizam e saem facilmente.

5º Passo – Retirada dos pistões (rod).

Chave específica (foto) ou 24mm.

Tanto o lado direito como o esquerdo são roscas normais. Folga e aperta normal. Retire-os.

A medida que você vai desmontando a suspensão, analise o uso de vida das peças:
Canelas externas e internas;
Lâminas;
Trincas nas peças;
Arruelas;
O-rings.

Toda revisão pode existir uma possível troca de peças minúsculas devido ao próprio uso, onde são encontrados em oficinas especializadas. Por isso, é sempre bom fazer revisão em lojas especializadas que tenham uma "sucata" rica para “salvamentos” de peças.

Nesta abertura foi notificada que um dos batedores (peça de borracha que ficam no final de curso como isolador) estragou. Justamente porque o proprietário da suspensão usou ela com pouco óleo.

Fechamento e lubrificação

Atenção na montagem para não trocar as posições dos pistões. Todo processo é inverso. Ao mesmo tempo que vai montando as peças, faz-se a limpeza e lubrificação. O aperto dos parafusos não precisa ser forte.

Coloca-se os batedores. Antes de botar as canelas, coloque a mola (lado esquerdo) para facilitar a montagem final.

Os o-rings são essenciais para não vazar óleo nas bengalas, então verifique se eles estão bem colocados. Antes de colocar os parafusos de fixação das bengalas, coloque um pingo de óleo mais grosso (20W) para isolar o contato e lubrificar as bengalas internas.
Inverta a suspensão para colocar dois PINGOS de óleo.

O parafuso inverso (chave Allen 8mm) apenas encoste no aperto. NÃO precisa forçar.
O parafuso “vedante” (chave 10mm) aperto simples.

O uso da graxa é moderada nas hastes e molas.

Colocação do óleo

Sempre deixem o retorno aberto antes de colocar o óleo.

A Manitou criou um sistema de instalação do óleo simples e prática. Com isso, qualquer um pode fazer a revisão em casa, seguindo as instruções corretas.

O nível do óleo é dosado com uma medição simples (régua fina ou trena), padrão universal em milímetros (mm).

O nível do óleo tem que está de 90mm a 100mm do óleo de dentro da bengala até superfície do “top cap”. Vejam a foto para esclarecer alguma dúvida.

Com a tampa aberta, faz-se o movimento de funcionamento da suspensão para que o óleo entre no retorno e não fique com ar.

Depois disto, analise mais uma vez o nível do óleo e feche.

Para colocar a peça de ajuste de retorno externa, feixe antes o retorno e depois coloque.

Dicas importantes

Atenção para o tempo lubrificação da sua suspensão:

O piloto ou biker que freqüentemente usa suspensão tende a lubrificá-la de 3 em 3 meses.
Já o que passeia ou usa a bike em trilhas leves, pode lubrificar em 6 e 6 meses.

Esse tempo de lubrificação pode variar de acordo com o tipo de uso, mesmo sendo passeio. Por isso que é sempre bom fazer revisão na bike.

Quanto aos modelos e especificações:
Pistão Fluid Flow: garfo com 1 pistão (retorno);
Pistão TPC: garfo com trava e 2 pistões (retorno e compressão).

Fotos em destaque:

End Cap: segura toda pressão da parte hidráulica;
Peça azul: retentor que segura o óleo do retorno.
Retentor estragado porque a suspensão estava batendo o retorno (mau uso);
Retorno aberto e fechado;
Limpeza dos retentores.


Agradecimentos ao mecânico desta matéria

Gleidson Slompo de Oliveira é mecânico há mais de 10 anos. Atualmente ele trabalha na assistência técnica da Manitou: Vanguarda Sports e na oficina da Bikerspoint.

Gleidson é mecânico dos principais atletas brasileiros: Edivando Cruz, Alcides de Souza (Juninho) e Márcio Ravelli.

Valeu Gleidson! Parabéns!

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Autor

Guiné

Colunista

Guiné é colunista do Pedal.com.br e compete desde os 4 anos de idade.


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