MENU

Red Bull Rampage 2003

O melhor evento de free ride do mundo reuniu os melhores pilotos em Virgin, Utah

Virgin, Utah - 19 de Outubro de 2003 - Vinte e sete dos melhores free riders do mundo participaram do 3o Red Bull Rampage na Kolob Reservoir, neste último fim de semana. Atletas viajaram de lugares como Austrália, Czechoslovakia e Canadá para participar desses dois dias de evento. Durante o fim de semana, centenas de espectadores ficaram hipnotizados com a técnica dos jovens pilotos que literalmente se jogavam de drops intimidadores de mais de 8 metros, mandando várias manobras como olies e 360´s no terreno acidentado próximo ao parque nacional de Zion. Os competidores subiam a montanha para se jogar pela variedade de linhas difícies a partir da largada, que ficava a 500 metros de altitude. No último dia de evento, o francês (agora morando em Whistler, Canadá) Cedric Gracia levou o primeio lugar e uma parte do prêmio de 10 mil dólares.

"Eu acho que fui mais rápido do que na minha primeira descida e ainda mandei um back flip. Foi excelente. Definitivamente desafiador. Esse evento faz você querer comprar uma nova bike e se jogar no dia seguinte", disse Gracia após ser nomeado campeão.

O segundo lugar ficou com Andrew Shandro, de B.C., Canadá, que decolou do drop off de 8 metros. A surpresa ficou por conta do terceiro lugar, conquistado por Glyn O´Brien de Newry, Irlanda, que mandou um olie depois de limpar com folga um grande gap.

"Eu estava prestes a guardar minha bike quando me toquei que deveria checar os resultados.", disse o distraído O´Brien quando perguntado como se sentiu com a terceira coloção.

PILOTOS CONFIANTES DESCONHECEM OS LIMITES

No início de cada manhã havia um vento frio, que se transformava numa quente brisa quando o sol de Utah subia pelos céus e os free riders decolavam dos assustadores drops. Durante os treinos, a camaradagem entre os pilotos era bem forte. Existia um enorme respeito mútuo e também pela montanha, palco do espetáculo. Ao se aproximar a final, a amizade continuava em alta, mas a rivalidade se intensificava enquanto os pilotos tentavam superar uns aos outros com escolha de linhas mais técnicas e truques mais desafiadores. Os vinte e sete pilotos planejavam e executavam suas linhas que esperavam ser as que os levariam à vitória. Depois de duas voltas de classificação no 1o dia, 12 pilotos passaram para as finais, determinados a impressionar os juízes e superar suas habilidades.

"Meu pé escorregou do pedal, mas eu completei o drop melhor do que da primeira vez. Estou satisfeito!", falou o orgulhoso Andrew Shandro quando perguntado sobre suas duas últimas voltas.

A banca de juízes teve a dura missão de tentar destacar o melhor free rider nas melhores duas voltas, que tinham 5 minutos de tempo limite. Cada um era julgado de acordo com os seguintes critérios: grau de dificuldade/linhas, controle/estilo, fluidez e amplitude/"air".

MENÇÕES HONROSAS

O Red Bull Rampage está se tornando o evento de free ride de maior destaque. O terreno difícil provou mais uma vez ser desafiador, até mais que nos eventos anteriores de acordo com os atletas e juízes.

"Esse foi o Rampage mais difícil. Até mais que o do primeiro ano. Este está muito mais "mental". Eu achei o nível da competição muito maiosr. O evento virou um ícone e todos querem deixar uma boa impressão. Por estarmos aqui que as pessoas acham que somos os melhores do mundo. Foi um evento excelente, muito intenso." Disse o cansado Mike Kinrade de B.C., Canadá, que ficou com o oitavo lugar.

"Foi muito bom. Divertido e espetacular.", falou Greg Minaar da África do Sul, que terminou em 7o.

O orgulhoso Thomas Vanderham, também de B.C., terminou em 6o e falou sobre seu resultado: "Eu estava indo muito, muito bem até chegar a final. Eu escolhi uma linha mais difícil, limpei o gap e fiz tudo certo até o fim. Infelizmente caí no último drop. Bem decepcionante, mas minha primeira descida foi ótima e eu vou ficar entre os 10 primeiros."

Enquanto a poeira baixava, espectadores e atletas partiam, cansados, mas muito satisfeitos em fazer parte de mais um capítulo da evolução do free ride. Todos estão prontos para voltar ano que vem.

RESULTADOS

1. Cedric Gracia - France
2. Andrew Shandro, Canada
3. Glyn O'Brien, Ireland
4. Michal Marosi, Czech Rep.
5. Steve Romaniuk Canada
6. Thomas Vanderham - Canada
7. Greg Minaar, South Africa
8. Mike Kinrade, Canada
9. Greg Smith, USA
10. Kyle Richey, Canada
11. Richie Schley - Canada
12. Joe Schwartz, Canada

Fotos (10)

foto 0 -  Mais Fotos


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.