home

Raiza Goulão declara que Síndrome de RED-s tem sido causa de baixo rendimento

A atleta goiana se pronunciou por meio de suas redes sociais


3 AGO, 2019         
     


Por meio de suas redes sociais, a atleta Raiza Goulão que faz parte da equipe Corinthians Audax Bike Team anunciou que irá dar um tempo em competições para o ano de 2019 para tratar uma síndrome ao qual foi diagnosticada, que pode levar a um desequilíbrio entre ingestão energética e gasto energético.

Foto 72905
   Cesar Delong

No relato postado por Raiza, ela comenta que durante a Copa Do Mundo a atleta teve um importante quadro de falta de ar e vários outros sintomas aos quais fizeram a equipe médica e nutricional a diagnosticarem com a Síndrome de RED-S.

A atleta também anunciou que todo o tratamento já iniciado e que isso comprometera seu calendário, mas que em 2020 promete voltar com força total.

"Isso impediu, neste momento, que eu viajasse para as etapas da Copa do Mundo da Itália e Suíça, além do Campeonato Mundial, no fim deste mês, no Canadá. No entanto, seguirei em ritmo moderado de competição até o fim deste ano, para voltar com força total em 2020." completou Raiza.

O que é a Síndrome de RED- S

De acordo com esse artigo do Globo Esporte, o termo “Deficiência de Energia Relativa no Esporte (RED-S) está relacionado com uma inadequação de disponibilidade de energia para atender as demandas metabólicas do corpo e da prática esportiva. Ocorre por um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. Pode acometer atletas amadores ou de alto rendimento, femininos e masculinos.

Na RED-S ocorrem inúmeras alterações fisiológicas como: alterações imunológicas, gastrointestinais, no crescimento e desenvolvimento, cardiovasculares, hematológicas, endócrinas (alterações hormonais), psicológicas, desordens alimentares, saúde óssea e no metabolismo.


Atletas que sofrem de baixa disponibilidade energética, a longo prazo, podem sofrer com fadiga crônica e aumento do risco de infecções e doenças, podendo prejudicar a saúde e o desempenho

A equipe do Pedal deseja recuperação rápida e total para a Raiza, estamos na torcida.





Comentários



Relacionados