MENU

Race Across America terá versão virtual com atletas pedalando 4800km no Zwift

Competição que cruza os Estados Unidos foi cancelada devido à pandemia da Covid-19

     

Se hoje fosse primeiro de abril e a situação fosse diferente, eu diria que isso é mentira. Mas, depois de anunciar o cancelamento da Race Across America 2020 (RAAM), por conta da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, a organização da prova anunciou o VRAAM, competição virtual que deve acontecer em um mundo customizado no Zwift. A prova real deveria começar no dia 16 de Junho, completando suas trigésima nona edição consecutiva.

Foto 74840

Com isso, a competição virtual começará no mesmo dia, tendo 12 dias de duração e um percurso de 4800km, ou 3 mil milhas. Além dela, a organização também promete realizar a versão virtual da Race Across the West, que terá "apenas" 1400km.

No ano passado, o utra-ciclista Michael Knudsen fez boa parte de sua preparação para o RAAM no ambiente virtual do Zwift, pedalando nada menos do que 5 mil km em um shopping center de Copenhague, em um prazo de 10 dias.

"Ficar no rolo por tantas horas, com um movimento limitado, é um estresse enorme no corpo. Minha rotina diária era colocar o despertador para tocas às 4:30 da manhã, arrumar minha cama e subir na bike. Era o dia inteiro na bicicleta, a não ser quando eu fazia uma pausa para caminhar 100 metros até o banheiro e torcer para ninguém estar limpando ele, já que se não teria que ir até o segundo andar do Shopping", comentou o atleta depois do feito que, de quebra, ainda rendeu para ele um record de maior distância percorrida no Zwift.

Ele explicou que, apesar de não estar exposto aos elementos, pedalar indoor traz uma série de outras dificuldades.

"Não ver o céu, não respirar ar puro e ficar na frente de uma tela de TV por 250 horas é um desafio mental muito duro de entender, a não ser que você tente", finalizou.

Acompanhe aqui no Pedal.com.br a cobertura da VRAAM 2020.

Vídeo de apresentação



Mais informações no site da RAAM.

     


Comentários