home

Quarq ShockWiz - Novo aparelho regula suspensões de forma inteligente


15 FEV, 2017     Gustavo Figuereido    



Regular de forma correta a suspensão de sua bicicleta é uma tarefa muito importante, seja você um ciclista amador que está apenas a fim de se divertir ou um profissional que quer obter o melhor desempenho. Porém, com diversas variáveis como compressão, retorno, pressão e SAG - para citar algumas - nem sempre esta tarefa é simples.

imagem

Para ajudar a solucionar este problema e simplificar a vida dos mountain bikers, a Quarq acaba de lançar o ShockWiz, um pequeno aparelho que fica ligado na saída de ar de garfos ou shocks traseiros, capaz de oferecer sugestões de regulagem através de um aplicativo para celulares e tablets.

Vídeo de apresentação



Como funciona?

O aparelho funciona medindo a pressão na câmara de ar de garfos e shocks, criando um sistema de telemetria das suspensões da bicicleta. Com esta informação, o aplicativo faz uso de complexas equações matemáticas para calcular dados como curso, velocidade de compressão, velocidade de retorno e outros parâmetros de funcionamento para oferecer sugestões de regulagem.

imagem

Segundo a Quarq, o ShockWiz consumiu milhares de horas de trabalho divididas entre pilotos, atletas e engenheiros, criando um produto de uso intuitivo e simples, que pode ser utilizado por ciclistas de todos os níveis.

Sua montagem é descomplicada: basta posicionar o ShockWiz no local correto e ligar uma de suas saídas na válvula de enchimento. Ele pode ser montado em qualquer posição e a saída de ar pode ser ligada em ambas as válvulas do aparelho. Depois, basta calibrar e sair para o pedal.

O aplicativo

O aplicativo funciona com smartphones e trabalha com o protocolo Bluetooth LE. Disponível nas versões para iOS e Android, ele requer um processo de instalação e calibragem antes de ser utilizado. Para simplificar, o próprio APP oferece um passo-a-passo do processo.

imagem
Telas de calibração do aparelho

Além da calibragem, o aplicativo ainda permite que você escolha quatro modos de pilotagem, indo da mais eficiente, indicada para quem quer o melhor rendimento de pedalada como pilotos de cross-country, até o mais agressivo, indicado para otimizar o uso do curso da suspensão.

Depois de instalado e calibrado, o ciclista deve sair para pedalar sua bike. Nesta hora, o aplicativo também sugere que tipo de pedalada é necessária para aperfeiçoar a calibragem - quanto mais você pedalar, mais informações ele vai coletar.

imagem
Sugestões e dicas de regulagem

Um detalhe importante é que o ciclista não deve mudar a regulagem da suspensão e nem travá-la durante o pedal. De uma forma ou de outra, a Quarq criou um "Score" que o ciclista deve respeitar para garantir a qualidade da informação - quanto maior a pontuação, mais precisas serão as recomendações de regulagem.

Depois, basta clicar no botão "sugestões" para abrir uma tela que indicará qual tipo de alteração você precisa fazer no seu equipamento. Aqui, um indicador de barra deslizante vai apontar exatamente quanto cada regulagem deve ser alterada - se ele estiver verde, a regulagem está correta. O amarelo indica que pequenas alterações devem ser feitas. Já o vermelho quer dizer que grandes mudanças são necessárias.

Para completar, o aplicativo ainda indica como regular, o que cada regulagem significa, qual será a sensação e até a ordem que cada uma das regulagens deve ser feita.

Vídeo explicativo do aplicativo



Para mais informações e dicas, acesse esta série de matérias criadas pela Quarq sobre o ShockWiz.

Para vídeos de instalação, regulagem o aplicativo e análise de dados, acesse esta série de vídeos sobre o ShockWiz.

O ShockWiz pode ser comprado online neste link pelo preço de $399,00 dólares.


Comentários



Relacionados