Qualidade técnica posta literalmente à prova


5 AGO, 2010     Guiné    



O ciclismo de competição vem evoluindo rapidamente no Brasil e um termômetro para essa avaliação, é o nível de qualidade que competições nacionais vem atingindo, seja ela de MTB, Speed ou até triathlon. Provas de MTB atraem cada vez mais competidores, mais público e conseqüentemente, maior interesse da mídia.

A participação da Shimano em competições está cada vez mais freqüente e confere ainda mais credibilidade aos eventos. Porém, a participação da Shimano oferecendo Suporte Técnico Neutro em provas do porte da Copa Internacional etapa de São Lourenço, causaram uma excelente impressão em todos os envolvidos.

imagem

Yoshiro Kinose, gerente de serviços da Shimano Latin America, deu sua opinião sobre o evento em si e a participação da Shimano na Copa Internacional: para Kinose, o principal diferencial do apoio neutro da Shimano na Copa Internacional foi deixar os participantes mais satisfeitos e seguros por estarem em um evento no qual tinham apoio de serviços da Shimano. Kinose lembra também que muitos dos problemas solucionados pela equipe técnica da Shimano foram causados pela fraca manutenção, combinação errada de componentes e péssima montagem. Para Kinose, é fundamental que antes de um evento, ou competição, o ciclista leve sua bike para uma loja de confiança e faça uma manutenção correta. Para ele, muitos atletas não conseguem render 100% nas provas por pura falta de manutenção correta e problemas de alinhamento.

Kinose acredita que a Shimano precisa continuar a informar e a formar profissionais mais técnicos, daí a importância dos Seminários Técnicos e Treinamentos oferecidos pela Shimano. Da mesma maneira, Rogério Bernardes, diretor e organizador da Copa Internacional, deu seu parecer sobre a importância do apoio técnico: “A ação inédita da Shimano na CI em São Lourenço foi marcante para nós da organização e para os atletas. Falo deles em função do grande número de atletas que me procurou para elogiar e agradecer pela ação que a parceria entre Shimano e CI proporcionou a todos, sem distinção de categoria, idade, bike ou equipamento. Tratar o atleta como dono da festa com respeito merecido e primando pela qualidade é um objetivo comum que percebemos na Shimano e faz parte da cartilha da CI.”

“Acreditamos que com essa ação a Shimano fortalece muito sua marca em conjunto com a CI. Entre os já clientes, passa confiança e demonstra que está ao lado do atleta onde ele mais precisa: na trilha, portanto gera fidelização. Para os não clientes, foi surpreendente a Shimano atendê-los. Para esses atletas fica a imagem de que nem mesmo a marca que ele usa lhe deu tanta atenção quanto a Shimano...certamente pode levar isso em consideração na próxima decisão de compra. Outro fator relevante é o fato da área de apoio ser vista como uma área mais profissional e high tech, com esse apoio da Shimano. Sem dúvida, esse é um ponto a mais de força para a CI.”

“O trabalho foi impecável e muito eficiente. O neutral service ao lado do bolsão de largada trabalhou muito e resolveu problemas dos mais variados. Além de solucionar os problemas a ação mostrou e ensinou aos atletas amadores detalhes relacionados a mecânica. Foi plantada uma semente para uma mudança de comportamento no atleta em relação a sua bike e, ate mesmo, em relação ao comportamento em competições. Ficou evidente para muitos, também, a necessidade de rever o nível de mecânico que o atende atualmente. Ouvimos de alguns atletas que o diagnóstico do problema da bike poderia ter sido facilmente detectado anteriormente na oficina em que a bike foi preparada para a prova. Outro ponto de destaque da equipe Shimano foi a disponibilidade. Mesmo com filas em frente ao estande, a boa vontade dos mecânicos prevaleceu.”

“A equipe Shimano é referencia no mercado quando se fala em qualidade técnica e isso foi comprovado em São Lourenço. As inúmeras ações corretivas efetuadas pela equipe em bikes trazem mais conhecimento ao atleta e equipes. A continuidade da ação em outras etapas, com planejamento, trará benefícios aos atletas e ao mercado de competição. Penso que usar as etapas da CI para realizar clinicas para mecânicos de cada região (com premiação de incentivo, por exemplo) seria outra oportunidade a ser considerada, pois vimos que existe esta necessidade.”

“Ficamos muito honrados com a parceria da Shimano. Enxergamos a Shimano como um parceiro estratégico. Além de patrocinar a CI e efetuar ações como o apoio mecânico em S. Lourenço, acreditamos que temos potencial de agregar muito mais valor às nossas marcas através de ações ousadas de Marketing planejando para 2011, 2012, 2013...”


Comentários





Relacionados