MENU

Pump Track - Pistas simples e funcionais

Neste final de semana vai rolar, segundo a Red Bull, a primeira competição de Pump Track do Brasil, com a presença dos melhores pilotos brasileiros e estrangeiros de aro 20" e 26". Mas você sabe o que é Pump Track ?


O vídeo acima foi feito por Jason Van Horn, que construiu sozinho a pista e também aparece no vídeo. Você pode saber mais sobre ele e a pista neste link.

O que é um Pump Track ?

Pump Track é parecida com uma pista de BMX ou de saltos (dirt jump) só que em menores proporções em relação à altura dos obstáculos e objetivo.

Basicamente os obstáculos são: Rollers (morros de terra, tipo rampas, mas com a cabeça arredondada, geralmente com ambos os lados iguais em altura e grau), Relevês (paredes em curvas) e um ou outro salto baixo - que fica sendo opcional.

Os obstáculos anteriores favorecem a entrada aos próximos obstáculos, tanto em uma direção, quanto em outra, ou seja, FAZENDO LINHAS - se um obstáculo te "joga" em um lugar neutro, esse obstáculo está mal projetado - ele sempre tem que te colocar de cara e/ou dentro de outro obstáculo.

Saltos só devem ser colocados se necessários, mas somente saltos baixos e "encaixados". A intenção é colaborar na velocidade e não ser um lançamento para manobras.

O Pumptrack é um circuito com início, meio, mas nunca um fim. Você só pára de andar quando não aguenta mais.

Vantagens e benefícios

- É uma das melhores formas de treinamento para o BMX e mountain biking, especialmente para as modalidades extremas, sendo uma das maneiras mais efetivas para treinar posicionamento na bike.
- Pode ser utilizada por diversos tipos de bikes e por pessoas de qualquer idade, também de diferentes tipos físicos.
- Pode ser construída em qualquer lugar plano, independente de tamanho.
- É uma pista mutante: conforme você vai andando, você percebe as possíveis linhas que dá para criar, além das existentes, e rapidamente constrói coisas novas.
- É uma pista fácil de fazer e de andar: não existe regra quanto aos obstáculos, já que você pode andar de qualquer jeito - sempre colado no chão, curvando, saltando um ou outro obstáculo. As possibilidades são infinitas.
- A pista pode ser criada no chão plano, basta colocar terra e ir desenhando o traçado, ou pode ser cavando o chão para criar os obstáculos.
- Pode ser aberta ao público, permitindo uma maior divulgação da bike e ainda podendo suportar eventos que fomentará o turismo na região.
- Sua manutenção é de custo quase zero, visto que as próprias pessoas que praticam o esporte, constantemente fazem as melhorias e reformas.


Como andar em um pumptrack

O Pumptrack é uma pista onde você anda "bombeando" a bike, sem pedalar, apenas ganhando velocidade na medida em que você passa pelos obstáculos.

Você não pedala DENTRO do Pumptrack. você apenas pedala (se for necessário) para ENTRAR nele e começar a andar. Se você precisar pedalar dentro dele é porque a pista está mal construída OU porquê você cansou e tem que parar de andar.

Para transpor um Roller

Indo em direção a ele: para subir você deve aliviar a frente da bike (corpo ligeiramente para trás), como se "estivesse puxando" a frente (sem tirá-la do chão), ao chegar na cabeça do obstáculo, empurra a bike para a frente e já descendo o obstáculo, força a bike para baixo e deixa seu corpo ajudar no deslocamento, forçando-o também para frente e para baixo.

Com o tempo, e fazendo linhas, você começa a dar um pulinho torto em um roller aqui, fazendo um estilinho no outro ali, e seu rolé começa a ficar cada vez mais bonito.

Relevês

Relevê é curva inclinada, podendo ser de alta velocidade. Por ser inclinada, facilita muito sua execução em velocidade. A dica principal tentar não frear, mas se necessário, frear antes da curva.


Qual bike usar em um pump track

Qualquer tipo de mountain bike e BMX pode ser usada no pump track. Porém, terão características diferentes.

Bike rígida de Street e/ou Dirt

É a bike perfeita pro circuito. É uma bike mais curta, central baixo, banco geralmente já baixo, suspa média pra dura. Definitivamente a melhor, pois flui muito bem e cansa menos.

BMX - "Crosszinha"

Apesar de ser frente rígida, funciona bem, tal qual uma 26" de Dirt / Street. A maior dificuldade está em não ter suspa, o que faz com que os braços e as mãos reclamem rapidamente em uma pista com alguma imperfeições.

Bike de All Mountain Full Suspension

Anda bem no circuito, apesar de ser um pouco longa e ter o central alto. Deve-se colocar o banco baixo e ajustar o shock traseiro para ficar mais duro e a suspa dianteira mais firme. Suspa muito mole e com retorno rápido não ajuda!

Bike de Cross Country rígida

Anda bem, mesmo com uma geometria muito em pé. Deve-se abaixar o banco e colocar retorno médio na suspa.

Bike de Downhill

Anda legal, mas cansa mais rápido. Se conseguir ajustar, a dica é a mesma da de All Mountain, mas caso não consiga ajustar, também é possível fazer uma brincadeira. Facilita algumas coisas e dificulta outras por ser pesada.


O 1º pump track do Rio de Janeiro

A pista foi construída por iniciativa privada, após a autorização do antigo dono do terreno no Centro de Petrópolis e servia de área de recreação para várias crianças e de treinos de diversos ciclistas da cidade, além de ter atendido também outras cidades de MG, SC e SP que visitavam os amigos petropolitanos frequentemente.

imagem

Esse pump track foi destruído pela prefeitura da cidade para dar lugar à construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Ele era o único do estado do Rio de Janeiro e 2º do país. Único que teve destaque em uma revista inglesa, a famosa Dirt Magazine, em sua edição 95 de Dez/2009.

Por: Jony Anderson (http://www.pumptrack.com.br/)

Fotos (5)

foto 0 -  Mais Fotos
Autor

Redação Pedal

-


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.