MENU

Projeto social recupera e doa bikes usadas em Cuibá

De acordo com o presidente da Associação MT Bikers (AMTB) e do grupo Gurizada Mountain Bike Cuiabá, Fabian Martinelli, há algum tempo o grupo pensava em maneira de fomentar a prática do ciclismo na Capital que é tão subestimado pelo poder público e pela própria sociedade.

Ao percorrer pela cidade, os ciclistas perceberam a carência dos bairros periféricos, em que os jovens não tinham atividades de lazer e prática esportiva. “Bicicleta é mais do que meio de locomoção. Ela pode ser um estilo de vida, que representa mais saúde, melhor qualidade de vida, alívio do stress e sustentabilidade. Mas, as crianças deixam de fazer isso por falta de oportunidade e o custo da manutenção”.

A ideia de reciclar bikes surgiu de um projeto semelhante realizado pelo grupo Bike Anjo de São Paulo. A associação adaptou a ideia e criou o ‘Recicletas’.

Conforme Fabian, o projeto ainda está em sua primeira etapa, que visa encontrar pessoas que queiram doar bicicletas usadas, novas ou até mesmo inutilizadas. A associação também realizou uma parceria com estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic). Os alunos incluíram em questões referentes ao tema em suas pesquisas sociais e posteriormente repassam os resultados para a associação. Contudo, se alguém quiser indicar ou receber uma doação pode entrar em contato com a associação. A meta é entregar 100 bicicletas reformadas até o final do mês de julho.

O Recicletas recebe qualquer tipo de aparato referente ao ciclismo. Desde equipamentos danificados até vestuários e materiais no transito. “O público-alvo é formado por crianças e adolescentes que tenham difícil acesso à escola ou não tenham nenhum tipo de lazer. Mas, também iremos doar para homens e mulheres que precisem delas para outros fins, como ir para o trabalho.”

Confira na íntegra: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=451533
Texto: Gustavo Nascimento


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.