home

Vereador Ricardo Teixeira cria projeto para multar ciclista sem capacete em São Paulo


14 JUN, 2016     Gustavo Figueiredo     2    



O projeto de lei PL 2468-2015, de autoria do vereador Ricardo Teixeira do PV pretende punir com multa o ciclista que transitar sem capacete nas ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas da cidade de São Paulo. Segundo o vereador, diversos acidentes com ciclistas teriam sido menos graves se o ciclista estivesse usando o capacete, já que geralmente, a cabeça é a parte atingida, o que resulta a morte.

Em caso de infração, o valor da multa aplicada seria de R$100,00, devendo existir um controle interno para cadastro das multas aplicadas e reincidências. Além disso, o projeto ainda promete punir quem usar capacete errado ou fora das especificações vigentes.

Vale lembrar que a discussão sobre a eficacia ou não do capacete para mitigar acidentes graves e mortes no trânsito é bem ampla. Embora o efeito de proteção do equipamento seja bem visível, países que adotaram sua obrigatoriedade viram o número de ciclistas cair sem reduzir o número de mortes.

Neste link, você pode acompanhar o projeto e expressar sua opinião, votando contra ou a favor de sua aprovação.


Comentários

  • avatar

    Klingenfuss    Joinville - SC

    Klingenfuss    Joinville - SC

    E quando vão começar a punir motoristas assassinos de ciclistas???
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    utR    Brasília - DF

    utR    Brasília - DF

    Lei estupida! Primeiro que não há lei federal que obrigue os ciclistas a usarem capacete, segundo que ao invés de partir para puniçao, a prefeitura poderia desenvolver campanhas de conscientização para estimular o uso de equipamentos de segurança
    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados