home

Projeto cria ciclovia de 160km entre Foz do Iguaçu e Cascavel


7 NOV, 2016     Gustavo Figueiredo     7    
     


Segundo uma notícia publicada no site AN6 o projeto de uma ciclovia de 160 quilômetros de extensão que fará uma ligação entre Foz do Iguaçu a Cascavel começa a ganhar força para sair do papel.

imagem
Imagem: Google Maps / Reprodução
A ideia de criar uma ciclovia às margens do Parque Nacional do Iguaçu teria nascido na gestão do ex-presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) José Torres Sobrinho. A ideia é utilizar o percurso da antiga estrada Guarapuava, que no início do processo de colonização ligava a região Central ao Extremo-Oeste do Paraná.

Muito mais do que uma ciclovia para incentivar a prática do esporte, a obra passaria a ser um símbolo da integração entre Cascavel e Foz e de todo o oeste, conforme Torres.

“Além de tudo isso, a ciclovia seria uma ferramenta de estímulo ao ecoturismo, à gastronomia regional e à proteção do meio ambiente”, complementa o atual presidente da Acic Alci Rotta Júnior. O projeto é difundido pela associação comercial e já foi apresentado a diretores da Itaipu, que se mostraram bastante receptivos e animados com a proposta. Há simpatia também da Fecomércio", explicou Torres.

O analista de projetos em turismo da Fundação PTI, Marcel Bonfada, disse que a primeira fase já está concluída.

"Estamos trabalhando com algumas etapas. A primeira fase, foi o georreferenciamento da antiga Estrada Velha de Guarapuava. Esta consiste em mapear o local por meio de imagens de satélite. Nós já vimos que alguns pontos da estrada foram fechados e feitos alguns desvios. E agora faremos um percurso in loco, para ver a situação da estrada de perto. A partir disso, trabalharemos com o projeto de viabilidade, onde analisaremos toda a questão ambiental e todo o plano de manejo do Parque. Este zoneamento permitirá verificar se o local poderá receber ou não este tipo de atividade, além das questões jurídicas. Caso todas estas etapas sejam finalizadas com o resultado positivo, partimos para o projeto executivo", explicou Bonfada.

Com informações do ClickFoz.


Comentários

  • avatar

    New   

    New   

    Se der certo e ficar bem, já sei onde vou morar depois de me aposentar. Nunca mais carros tirando fina da minha magrela nos treinos!!!
    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Bira Garrett   

    Bira Garrett   

    Em quanto isso no Canadá....Estão quase definindo a maior ciclovia do país, 22 mil km. https://awebic.com/cultura/rodovia-ciclistas-canada/
    O brasil precisa aprender que não existe somente o futebor como esporte, mas sim, outros esportes também que precisam de mais atenção. O cicloturismo é essencial para a o ciclista.

    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    patriota não otário    

    patriota não otário    

    Maravilhoso, vamos acreditar em papai Noé!!fazer uma ciclo via não é possível só é possível plantar soja na borda do parque e deixar funcionários morarem dentro do parque????????
    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Cássia Cristina Breia   

    Cássia Cristina Breia   

    Maravilha. Será um investimento superpositivo para a região, tanto no cicloturismo, quanto na preservação do ambiente, mobilidade, etc.
    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Marc   

    Marc   

    Boa iniciativa. Tomara que dê certo
    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados