home

Projeto Belo Horizonte – Buenos Aires em Duas Rodas

2.700 Quilômetros de Pedaladas e Consciência Sócio ambiental


1 JUL, 2009     Péricles    
     


Enquanto alguns ficam anos poupando para realizar um dos maiores sonhos dos brasileiros: comprar um carro; o bombeiro Elber Mourão, de 33 anos, caminha, ou melhor, pedala, contra esta corrente. Ele trocou o conforto de seu carro por uma bicicleta profissional, que utiliza para ir ao trabalho, ao shopping, a padaria, ou seja, para qualquer lugar, inclusive para Buenos Aires, na Argentina. Isso mesmo! O 2° sargento do Pelotão do Corpo de Bombeiros da CeasaMinas está com viagem marcada para a terra dos nossos hermanos, que acontece no início do próximo ano, exatamente no dia 1° de janeiro, em cima da popular magrela.

O objetivo, segundo Elber, é conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, mostrando em uma longa viagem que qualquer um pode, sim!, trocar o carro algumas vezes e ir para o trabalho, para a escola, em cima de uma bike.

“Quero ser um exemplo, pois não sou um atleta profissional e posso pedalar até a Argentina, então as pessoas podem deixar seus carros na garagem e começarem a ir ao trabalho ou à escola de bicicleta, fazendo um bem enorme à saúde e também ao meio ambiente”

Há 11 anos, Elber ingressou no Corpo de Bombeiros de Contagem, época em que descobriu a vocação para pedalar. Ele costumava utilizar o transporte coletivo, mas isso o estava incomodando. Então, sem condições financeiras para comprar um carro ou uma moto, ele adquiriu uma bicicleta. “E foi amor a primeira pedala!”, diz.

Como a paixão pelo ciclismo ganhou forma, ele começou a fazer pequenas viagens pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas foi somente em 2006 que Elber resolveu ir mais longe. Viajou para o Rio de Janeiro, a bordo da bicicleta. Foram três dias de viagem e 460 km de pedalas. Haja fôlego!

:: O projeto

A idéia de ir para Buenos Aires surgiu de uma conversa informal com um amigo. Desde então, ele amadureceu-a e produziu o projeto, com a rota, os gastos e a justificativa da viagem. Agora, é buscar patrocínio e divulgação, pois um exemplo de amor à natureza e ao bem estar físico e mental, proporcionado pela atividade física, merece chegar ao maior número de pessoas possível.

A paixão pelo curso de Geografia e Análise Ambiental, que faz na Uni-BH, com previsão de formatura para este ano, também influenciou Elber a realizar este projeto. Isso porque, durante as aulas na faculdade, ele estudava os mapas e imaginava como seria seu percurso de bicicleta até a Argentina. E desde esta época, ele tinha a consciência de que a viagem seria possível, mas para isso precisa captar patrocínio.

Para o projeto Belo Horizonte – Buenos Aires em Duas Rodas, Elber terá a companhia de um amigo, Alexander Souza, que irá em uma moto de apoio, levando todo a bagagem com o equipamento necessário. A viagem deve durar aproximadamente de 20 a 25 dias, isso se as chuvas de janeiro não atrapalharem seus planos, a uma média de 120 km/h. Ao todo, o percurso é de 2.700 km, ou seja, é muito chão que este bombeiro e estudante de Geografia tem pela frente.

:: Informações

Contato: Assessoria de Imprensa: Camila Martucheli (Mtb-12.833)
Telefone: (31) 8331-6322
E-mail: contato@a7press.com e camila.martucheli@gmail.com


Fotos (1)

foto 0 - Elber Mourão Mais Fotos

Comentários



Relacionados