home

Proibição de Tramadol entra em vigor no dia 1 de março

Substância foi proibida pela UCI em junho do ano passado. Atletas serão punidos caso cometam a infração


17 JAN, 2019         



O Tramandol tem sido um tema polêmico no mundo do ciclismo. A substância é uma medicação para dor, que atua sobre células nervosas. De acordo com um comunicado da União Ciclística Internacional (UCI), a substância é frequentemente usada por ciclistas, como mostrou os resultados do programa de monitoramento da Agência Mundial Antidoping (WADA) desde 2012.

Segundo os dados do Wada de 2017, 4,4% dos testes em ciclistas durante competições mostraram o uso de Tramadol e, em relação às amostras de urina coletadas de atletas de 35 esportes olímpicos, 68% que continha a substância, era de ciclista.

O comunicado da UCI afirma que “O uso de tramadol pode ter efeitos colaterais tais como: náusea, sonolência e perda de concentração (aumentando o risco de acidentes) e o risco de desenvolver dependência da substância”. Ainda de acordo com a divulgação da UCI “A proibição tem o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos atletas".

A UCI confirmou que os testes serão realizados durante as competições e que será feito a coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo que será enviada a um laboratório para análise. Os resultados serão encaminhados ao diretor médico da UCI dentro de quatro a cinco dias. Além disso, como no anti-doping, evitar um teste de Tramadol, será considerado como resultado positivo.

As penalidades atingem tanto o atleta como a equipe. No caso de um atleta, na primeira infração cometida, será penalizado com a desqualificação do evento. Além disso, uma multa de CHF 5.000 será imposta se o piloto for um membro de uma equipe registrada pela UCI. Em todos os outros casos, a multa será de CHF 1.000. Uma segunda infração resultará na desqualificação do atleta no evento e em uma suspensão de cinco meses. Se uma outra infração for cometida, uma suspensão de nove meses será imposta.

Para a equipe, caso dois atletas do mesmo time cometam a infração dentro de um período de 12 meses, a equipe será multada em CHF 10.000. Se uma outra infração for cometida dentro do mesmo período de 12 meses, a equipe será suspensa por um período de 1 a 12 meses, a ser determinado pela Comissão Disciplinar da UCI. Atualmente, o Franco Suíço vale em média R$ 3,80.


Comentários



Relacionados