O presidente da Ford Europa anunciou em maio uma campanha inesperada para o cargo. Chamada "Park the Car" (Estacione o carro, em tradução livre), a iniciativa reconhece que viagens de carro abaixo de cinco quilômetros, mesmo em veículos elétricos, estão causando congestionamentos desnecessários.
Stuart Rowley é o presidente do braço europeu da marca americana e autor de um blog detalhando por que o marketing contra-intuitivo de uma iniciativa de fabricante de automóveis está saindo.
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Citando pesquisas da Organização Mundial da Saúde, ele escreve: “Caminhar ou andar de bicicleta em vez de dirigir apenas uma vez por dia pode reduzir as emissões de carbono diárias pessoais em até 84%. Isso, por sua vez, poderia gerar uma redução de 8% nas emissões de carbono dos carros e, consequentemente, ajudar na construção de um futuro mais verde para todos.
“O advento do veículo eletrificado certamente ajudará. Mas, como o presidente executivo da Ford, Bill Ford, apontou já em 2011, “um engarrafamento sem emissões ainda é um engarrafamento”. A pessoa gasta em média cerca de 36 horas por ano em engarrafamentos urbanos e “estacionar o carro”, quando se trata de viagens urbanas curtas, ajudará a aliviar esse congestionamento”.

A campanha “Park the Car” faz agora parte do programa global de formação de jovens condutores da Ford, de nome “Técnicas de Direção para a Vida”. Até hoje, o programa ofereceu formação a 38 mil pessoas na Europa.
A Ford deve revelar em breve mais planos para estender a campanha entre os funcionários e as comunidades europeias. “Isso significará apoiar e investir em esquemas que incentivem viagens ativas”, acrescenta Rowley.
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Essa campanha não é a primeira do mundo automotivo, que nos últimos tempos teve um interesse amplo no mundo do ciclismo em termos de aquisições, interesse de serviços e inaugurações. No final do ano passado, na sede da Volkswagen em Wolfsburg, o presidente do conselho Herbert Diess comentou que “Em centros urbanos superlotados, o carro – incluindo os elétricos, livres de emissões – só será aceito no futuro se as bicicletas estiverem sendo consideradas nos planos de mobilidade .”
O presidente da Ford é realista, afirmando que sabe que há uma certa necessidade de alguns dirigirem, mas o equilíbrio é melhor para todos: “Sabemos que para algumas pessoas viajar de carro, mesmo para curtas distâncias, é uma necessidade absoluta. Mas para muitos de nós, inclusive eu, é um hábito que devemos mudar. Estou comprometido em fazer exatamente isso e espero que muitos de vocês se juntem a mim enquanto ando ou pedalo mais na minha vida diária.”
No início deste ano, a Ford vendeu a Spin, seu braço de patinetes elétricos, para a então concorrente Tier. Em 2018, a Lyft adquiriu a empresa de compartilhamento de bikes da Ford, a GoFord.
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