Seção de Fotos Vazia Polimento para a sua grande corrida do ano - Pedal
home

Polimento para a sua grande corrida do ano


15 JUL, 2005     Guiné    
     


O Pedal agora conta com os artigos da Overthetop Consultoria Esportiva(OCE) - que tem como objetivo oferecer treinamento e acompanhamento esportivo desde iniciantes a atletas de nível olímpico.

A OCE é especializada nos seguintes esportes de resistência: Triathlon, Mountain Bike, Ciclismo, Maratona e Corridas de Aventura. Fazem preparação fisiológia(física) de atletas de outros esportes. Também oferecem testes de ponta como o sistema alemão SRM Powermeter, inédito no Brasil, bike fitting(ajuste de posição na bicicleta)e analise biomecânica.

Além disso a OCE oferece acompanhamento para crianças e adolescentes buscando o desenvolvimento esportivo que, futuramente, os tornarão melhores seres humanos e, em determinados casos, atletas de nível olímpico.

O nosso consultor será Hugo Pradoneto que formou-se com Honra entre os melhores estudantes em Exercise and Sports Sciences, com ênfase em Fisiologia do Exercício na Universidade da Florida nos EUA, conhecida como uma das melhores universidades do Mundo nessa área.

Além de um currículo escolar impecável, Hugo possui também mais de 15 anos de experiência praticando diversos esportes, tais como Mountain Bike (11 anos), Triathlon (5 anos) e Ciclismo (5 anos).

Hugo também trabalha como técnico para a Carmichael Training Systems (CTS), empresa americana com sede na cidade de Colorado Springs / Colorado, a qual é líder mundial no treinamento de atletas de resistência, tendo como seu principal cliente o melhor ciclista do mundo, Lance Armstrong, a campeã mundial de Mountain Bike, Alison Dunlap, e os triatletas Greg Bennett e Laura Reback, dentre outros 1300 atletas.

Hugo monitora o treino de vários atletas incluindo americanos, mexicanos, brasileros e europeus e é conhecido entre seus atletas como uma pessoa altamente motivadora e profissional. Além do português, Hugo fala fluentemente inglês e espanhol, o que lhe da maior acesso a todo tipo de literatura ligado a sua profissão, para os estudos pós-escola e se manter no topo das inovações de treinamento e preparação de atletas.


Confiram o primeiro artigo de uma série.

"As semanas antes de uma grande competição é que provam se um técnico é bom ou não. O processo de preparar atletas para competir em capacidade máxima pode vir a ser muito complicado: muita intensidade frita os atletas e muito descanso deixa o atleta letárgico. E é claro, diferentes eventos de bike exigem diferentes estratégias da parte do técnico.

O conceito de que estou falando chama-se POLIMENTO. Polimento é a transição entre treinos específicos para competição e a própria competição. Descanso, aprimorando os sistemas a serem usados e manutenção da força já existente são os objetivos desse período de treinamento pré-competição. Mas quanto dura esse período? Isso vai depender na distância e tipo de evento que o atleta está se preparando.

Competidores de eventos com curta distância precisam de mais tempo de polimento do que competidores de eventos de longa distância. Corredores de pista, mountain bike e downhill fazem parte da primeira categoria, seus eventos duram de 1min a 2hrs, o que significa que eles não podem se sentir letárgicos em nenhum momento.

Durante as últimas semanas de preparação antes de uma grande competição, atletas de eventos de distâncias curtas têm que reduzir o volume e aumentar a intensidade dos intervalos. O objetivo é supercompensar os sistemas energéticos a serem usados na competição, sem fadigar o atleta.

Eventos que duram mais de 2 horas é uma história totalmente diferente. Esses são eventos de resistência, então manter resistência na fase final de preparação torna-se a chave para o sucesso. Atletas que competem em eventos de longa duração precisam de menos tempo de polimento do que atletas que competem em eventos de curta duração(1min a 2hrs).

Se esses atletas se sentirem fracos na primeira hora de uma competição de 5hrs, não tem problema. Eles podem começar a se sentirem fortes na 3ª hora da competição e acabar ganhando! É muito importante para esses atletas que eles mantenham os sistemas que suportam a resistência, incluindo mecanismos para armazenamento de glicogênio e utilização de gordura. Se esses mecanismos não estão 100% e começam a voltar para uma função sedentária, o atleta não poderá competir em capacidade máxima.

Então o segredo para um bom rendimento numa competição aonde você quer andar a 100% é fazer um polimento certo de acordo com o tipo de evento que você vai competir, mesclando bastante descanso com treinos intensos para eventos curtos ou mantendo volume e mantendo a resistência para os eventos mais longe. "


Comentários



Relacionados