MENU

Polêmica - Chris Froome critica freios a disco em speed

Em vídeo, multi-campeão diz que não está 100% convencido

Em vídeo apresentando sua nova bike publicado agora a pouco, o quatro vezes vencedor do Tour de France, Chris Froome, fez declarações bastante negativas em relação aos freios a disco em bicicletas de estrada. Você pode conferir o vídeo na íntegra (em inglês), abaixo.

Froome critica freios a disco em estradeiras - Reprodução Youtube
Froome critica freios a disco em estradeiras - Reprodução Youtube

A partir do minuto 2:35, Froome começa a falar sobre freios a disco e diz claramente "Não estou 100% convencido. Estão frequentemente pegando na pastilha, são sujeitos a defeitos mecânicos, ao superaquecimento e "empenam" quando muito exigidos em descidas longas de 5 a 10 minutos".

E complementa: "Pessoalmente acho que ainda não estão prontos para bikes de estrada, as distâncias do rotor pras pastilhas são muito pequenas e acaba pegando ou apenas um pistão encosta no disco e outro não. Com a bike parada no cavalete funciona bem, mas na hora de pedalar a história muda".

Ao mesmo tempo que critica, também levanta suas vantagens: "Em termos de performance, são ótimos. Sempre param quando eu preciso, no seco ou molhado. Eles cumprem bem seu papel.

Confira o vídeo completo



Gostando ou não o atleta terá que usá-los daqui pra frente em sua nova bike. Depois de 10 anos usando Pinarellos na equipe Sky / Ineos, ano passado Froome fechou novos patrocínios e andará com a marca Factor.

A polêmica dos freios a disco em bicicletas de estrada

O assunto parece não ter fim. Além da questão de desempenho, muito já foi discutido sobre a segurança dos freios a disco em casos de acidente.
Publicidade


Freios a disco em Speed
Freios a disco em Speed

Um caso famoso em 2016 foi do ciclistas Fran Ventoso, que afirmou ter se machucado com os rotores em um acidente na Paris-Roubaix, mas que também foi questionado pelo diretor da Lampre-Merida.

Essa discussão ficou muito tempo no ar, até ser mostrada a segurança dos rotores pelos fabricantes e a UCI liberar no meio de 2018 o uso de freios a disco em competições oficiais.

Um caminho sem volta

Independente de opiniões, os freios a disco em bikes de estrada são um caminho sem volta. O próprio Froome declarou no vídeo: "Eu aceito que esse é o caminho que a industria tomou e os ciclistas precisam se adaptar. Se vocês ainda não usa, é apenas uma questão de tempo".

O que você acha ? Purismo do Froome ou realidade ?

Você concorda com Froome ou será que essa é uma impressão de quem ainda não se adaptou ? Comente abaixo!


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.