home

POC, Volvo e Ericsson apresentam sistema de segurança para ciclistas


9 JAN, 2015     Péricles    



A segurança dos ciclistas nas ruas e estradas é um assunto recorrente em todos os meios de comunicação. Três grandes empresas de diferentes setores se uniram em prol de um projeto, desenvolver um novo sistema de segurança para ciclistas.

imagem

O sistema é uma parceria da Volvo com a fabricante de equipamentos de segurança para ciclistas POC, e a empresa de telecomunicações Ericsson. O dispositivo, que funciona em duas vias, ainda não tem nome, mas funciona da seguinte maneira: dados de posicionamento são continuamente transmitidos entre o carro Volvo e o capacete POC especialmente equipado com um hardware eletrônico conectado à um smartphone. A rede tem sua base na nuvem da Ericsson, que intermedia e fornece as informações em tempo real tanto para o ciclista, quanto para o motorista.


LEDs na parte frontal do capacete junto com um conjunto de almofadas vibratórias alertam o ciclista do risco de uma colisão iminente. De forma semelhante acontece para o motorista nos carros volvo SUV ou caminhões comerciais.

Vale lembrar que esses sistemas podem ajudar muito na segurança, mas nem o ciclista nem o motorista podem negligenciar a atenção que é preciso ter ao conduzir um veículo. Nos carros Volvo terá a opção do carro frear sozinho ao detectar perigo (recurso parecido ao que já existe em modelos atuais).

O sistema ainda está em desenvolvimento, a previsão de lançamento é para dois anos.


Fotos (3)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados