MENU

Empresa quer criar pneus de bike de metal com tecnologia usada pela NASA

Smart Tire Company quer adaptar tecnologia para pneus de bicicleta

Já vimos surgirem várias alternativas aos pneus que usamos hoje em dia, seja por pneus sólidos, de espuma, com molas, etc. Vários deles até tem sucesso em outros segmentos, como máquinas de construção ou veículos lunares, mas para bicicletas, ninguém conseguiu desbancar a duplo borracha e ar até hoje.

Earl Cole - CEO da Smart Tires em seu laboratório
Earl Cole - CEO da Smart Tires em seu laboratório


A Smart Tyre Company acredita que pode mudar isso, e olha que eles tem boa bagagem para comprovar. Usando a tecnologia NiTinol+ eles prometem criar um sistema sem ar, sem borracha e que se assemelha ao rodar de um pneu de estrada, mas sem os constantes furos.

Os pneus chamados de Metl estando sendo usados pela NASA na atual missão em Marte devido ao terreno desafiador. Por ter temperaturas tão baixas que despedaçariam a borracha, eles tiveram que buscar alternativas, assim surgiu essa malha de metal simulando o formato do pneu tradicional, “é elástico como a borracha e ainda forte como o titânio.”, diz a empresa criadora da tecnologia.
Protótipos
Protótipos


As condições do planeta vermelho são adversas e também as diferenças de pressão impossibilitam pneus infláveis, assim a adoção da trama metálica apareceu como uma solução viável depois de testes realizados na metade dos anos 2000.

Assim surgiu o pneu formado por uma mescla de metais entre alumínio, níquel e titânio que pode memorizar o seu formato, retornando a sua forma original depois em impactos em rochas e outros obstáculos.

Publicidade

A Smart licenciou a tecnologia, que foi originalmente criada pela Space Act Agreement e aplicou a pneus de bicicleta. Eles prometem que o material do pneu Metls pode ser usado tanto em bikes gravel, quanto mountain bikes e estradeiras.

Mas, calma, muito desenvolvimento ainda precisa ser feito para criar o polímero que cobrirá o pneu para dar a aderência necessária para os usos ciclísticos.

Entretanto, os estudos já demonstram que a durabilidade será muito maior, assim ajudando a reduzir a grande quantidade de pneus que descartamos no mundo (que a Smart diz chegar a 25 milhões de toneladas).
Protótipos
Protótipos


Ainda não temos notícias sobre o peso, preço ou medidas que estarão disponíveis dos pneus Metl, mas eles confirmam que os pneus de estrada se comportam como pneus tradicionais com 100psi.

O CEO da empresa Earl Cole, diz “Os ciclistas mal podem esperar para colocaram as mãos nesses pneus muito legais, os pneus Metls da era espacial que não furam. A combinação única entra materiais avançados, combinada com o design de última geração e as técnicas ambientalmente corretas tornam esse produto revolucionário.”

Até Eric Sakalowsky, vice presidente de Marketing & E-Commerce da Felt disse “A solução de pneus da SMART Tire Company mostra uma promissor caminho e estamos animados em oferecer nossas bikes para dar suporte aos testes” Então julgamos que realmente é promissor, visto o já presente apoio da industria da bike.

Publicidade

Só o tempo dirá se essa se tornará um “pequeno pneu para uma bike, mas um grande passo para a humanidade” (adaptando a frase do astronauta Neil Armstrong ao pisar na Lua).

Sim, agora a NASA vêm mesmo!


Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.