home

Pesquisa revela dados sobre os novos ciclistas de São Paulo

40% dos novos ciclistas pedalam a menos de 1 ano


22 SET, 2015     Gustavo Figueiredo    



Com a recente ampliação da malha cicloviária de São Paulo, o número de pessoas que utiliza a bicicleta como meio de transporte não para de crescer. Ao menos esta é a conclusão de uma pesquisa feita pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade).

imagem
Novas estruturas fomentam o uso da bicicleta


Realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, o levantamento indica que 40% dos ciclistas da cidade pedalam há menos de um ano. Além disso, 19% dos entrevistados afirmam ter adotado a magrela há menos de 6 meses. Essa dado bate perfeitamente com o que vemos todos os dias nas ruas - diversos ciclistas nitidamente iniciantes se locomovendo por ruas e ciclovias.

A pesquisa ainda traz outros dados bastante interessantes. Durante as entrevistas, descobriu-se que a bike vira meio de transporte ao menos 5 vezes durante a semana. Porém, 80% dos entrevistados que afirmam nunca utilizarem ciclovias em suas viagens estão na periferia, indicando a clara necessidade da ampliação na malha cicloviária nestas regiões.

imagem
Dados apontam para a necessidade de mais ciclovias na periferia


Quando falamos em renda, aproximadamente 40% dos ciclistas afirmam ganhar entre zero e dois salários-mínimos (R$ 1.576). Além disso, cerca de 40% tem entre 25 e 34 anos. Ciclistas entre 35 a 44 anos são o segundo maior grupo, com 27%.

Ao todo, foram aplicados 1804 questionários em diversas regiões da capital. Os entrevistados foram ciclistas pedalando em locais com grande fluxo de bicicleta, tendo ou não malha cicloviária presente. O resultado completo do estudo “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo” foi apresentando ontem (21).

Fonte: Ciclocidade


Comentários



Relacionados