MENU

Pesquisa aponta que E-bikes ajudam atrair ciclistas acima dos 50 anos

Pesquisa feita no Reino Unido constatou que um dos principais motivos para que pessoas entre 50 e 70 anos não usem a bicicleta são limitações físicas, dentre elas a falta de condicionamento. Por estar fora de forma ou ter alguma dificuldade de movimento, esse público hesita em começar a pedalar.

Foto 79145
    Vichuan Zhan / Unsplash


Para contornar as dificuldades de pessoas mais velhas em se locomoverem em bicicleta, as bicicletas elétricas são uma solução. Esquemas de empréstimo e divulgação de informações sobre modelos com pedal assistido são formas de trazer pessoas mais velhas para a mobilidade ativa.

No contexto brasileiro, a escolha pelas elétricas se dá principalmente para evitar o suor e o cansaço, além de facilitar encarar subidas. Enquanto as principais barreiras para que mais pessoas optem pelas elétricas no Brasil são o preço e a ausência de ciclovias e ciclofaixas. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Aliança Bike em 2020.

Dentre todos os grupos etários no Reino Unido, a segurança nas ruas lidera entre as preocupações de potenciais ciclistas. A principal barreira ao uso da bicicleta pelos britânicos, em todas as idades, continua a ser a falta de infraestrutura cicloviária e a ameaça que o trânsito de carros representa. As duas constatações apareceram na pesquisa conduzida pela Sustrans, organização que promove o uso da bicicleta e cidades para pessoas.

O levantamento faz parte do esforço para que pessoas acima de 50 anos pratiquem mais atividades físicas. No Reino Unido, 38% das pessoas de 55-64 anos e 43% das que têm entre 65-74 anos não praticam o mínimo de exercícios semanais.

Uma das soluções para a inatividade dos mais velhos, proposta pela Sustrans, se aplica ao mundo todo. É preciso garantir que os governos locais invistam mais recursos públicos na promoção da mobilidade a pé e em bicicleta.

Fonte: Sustrans.org.uk / Bicicleta News - Aliança Bikes


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.