MENU

Pedivela Shimano Dura Ace FC-9100-P traz medidor de potencia integrado

Versão com medidor de potencia do topo de linha agrega mais informação ao seu treino ou prova

Com sua primeira versão ainda em 1973, o grupo Dura Ace é o topo de linha da marca japonesa para o ciclismo de estrada.

O pedivela Dura Ace vem, desde então, equipando boa parte das bicicletas nas principais competições mundiais, como o Tour de France - com sua primeira vitória na competição em 1999 - além de inúmeras participações e medalhas nas Olimpíadas.

Foto 77984


Conhecido por seu baixo peso e alta rigidez, o equipamento ganhou em 2018, na sua versão 9100-P, mais uma melhoria: um medidor de potência integrado.

Medidores de potência no ciclismo
Medidores de potencia tem sido extremamente presentes nos pelotões de elite do ciclismo mundial, e tem ajudado a formatar o ciclismo moderno. Ter os dados à mão sobre cadência, torque e quantos watts estão sendo gerados é fundamental para atletas de alto nível, mas pode ser também muito interessante para os ciclistas de forma geral e é exatamente isso que a Shimano propõe com seu Pedivela Dura Ace com medidor de potência integrado.

Após cerca de 2 anos de testes e já presente no mercado desde 2019, esse pedivela já construiu uma forte reputação, mesmo sendo a primeira iniciativa da Shimano projetando esse equipamento de medição.

Sua bateria é recarregável de Li-ion, a conectividade é via Bluetooth LE e pode conversar com seu GPS ou mesmo seu celular. A leitura de potência é feita nos dois braços e o sistema é todo à prova de água.

Tecnologias

Tecnologias pedivela Dura Ace 9100-P
Tecnologias pedivela Dura Ace 9100-P


Hollowglide

Construção oca da coroa maior, salvando peso e incrementando a rigidez. Promete aumentar a transmissão de potencia e tornar as trocas de marcha mais precisas.

Hollowtech II

Pedivela com braços ocos para conferir mais rigidez salvando peso. Evolução do processo de forja da Hollowtech tradicional, para conseguir ainda mais leveza sem comprometer a rigidez.
Também proporciona melhor área de vedação junto aos rolamentos do movimento central.

Rolamentos externos de 24 mm de diâmetro

Muitas bikes de estrada usam movimento central de rosca com rolamentos internos. A Shimano desenvolveu seu movimento central com rolamentos externos, aumentando o comprimento do eixo e também a área de contato e diâmetro dos rolamentos. Dessa forma há um ganho de rigidez, melhor transferência de potência, manutenções ágeis e melhor distribuição de peso, sem comprometer a massa em rotação e a usabilidade dentro dos modelos de quadros já disponíveis no mercado.

Também existe a versão de central BB 92 Press Fit, dessa maneira perdendo as vantagens dos rolamentos externos.

Tecnologia de corrente Shimano

O pedivela Dura Ace é otimizado para funcionar com correntes HG-X11 de 11 marchas e direcionais, Esse design otimiza as trocas de marchas, com elos que possuem desenho específico no lado direito e esquerdo para melhorar as trocas dianteiras e traseiras respectivamente.

Foto 77983


Ficha Técnica

Tamanhos dos braços: 165mm,172.5mm e 175mm
Relação: 55-42d, 54-42d, 53-39d, 52-36d, 50-34d
Furação das Coroas: BCD 110mm
Diâmetro do eixo: 24mm
Alinhamento da corrente (chainline): 43.5mm
Fator-Q: 146mm
Correntes compatíveis: HG-EV 11 velocidades, HG-X11
Bateria: recarregável com duração de cerca de 300 horas
Parâmetros medidos: medição nos 2 braços, cadência, potência, equilíbrio da esquerda para a direita, uniformidade de pedalada, torque
Precisão da medição de potência: +/-2% (300 W, 90 rpm)
Atualizações: através do projeto E-Tube
Compatibilidade com sistemas de transmissão: 2x11 velocidades
Compatibilidade com largura de quadros: 68-70mm
Compatibilidade com centrais: BB-R9100 (externo) ou SM-BB92-41B (press fit)
Acompanha movimento central: Não
Pesos: 696g (53-39d), 695g (52-36d), 685g (50-34d)
Preço Sugerido: R$ 15.880,90 (Abril 2021)

Veja mais detalhes do pedivela Shimano Dura Ace 9100-P no site oficial da Shimano.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.