MENU

Pedalando contra a Dengue (Prefeitura do Rio)

Será realizado no domingo, 15 de março, à partir das 9h, uma série de eventos da campanha de combate à dengue da Prefeitura do Rio. A concentração será na Ilha do Governador, no Aterro do Cocotá, onde a Lona Renato Russo, da Secretaria de Cultura, sedia as ações do Núcleo Contra a Dengue, da Secretaria de Saúde, com apoio da Defesa Civil.

Haverá tendas de educação para combate à dengue, apresentações de teatro e música, além de cardápios especiais que previnem doenças. Na ocasião haverá também uma pedalada pelas praias da Ilha, com participação da PM e Guarda Municipal, além de ativistas do ciclismo na Ilha.

Contamos com divulgação do evento e da regras básicas de participação:

Pais com filhos;
Menores de doze anos ficam no Aterro do Cocotá, onde tem ciclovia.
Todos devem levar suas garrafas d’água, embora tenha distribuição no percurso
Filtro Solar e boné, o ideal é luva e capacete,
Todos de tênis, chinelo causa acidentes de bicicleta

:: Contatos

Tais eventos começam na Secretaria de Saúde, onde o Núcleo de Cultura contra a Dengue escolha as oportunidades de realizar eventos para ensinar a população a combater o mosquito da dengue. Vitor Pordeus é o coordenador. 2503 2023.

O Núcleo encontrou no coordenador das Lonas Sérgio Ricardo, 2503 3717, um parceiro para realizar eventos na Lona Renato Russo, no Aterro do Cocotá, Ilha do Governador, local onde no domingo se reúnem cerca de 5 mil pessoas, para atividades de lazer e negócios na Feirinha de Roupas local.

O Coordenador das Lonas aproximou dezenas de colaboradores de diversos setores da prefeitura, como a Diretoria de Parques e Jardins, Defesa Civil, Comlurb e Guarda Municipal. E juntou o poder público com ativistas locais da causa da bicicleta, como o jornalista Alex Gomes, conhecido por U-Biker, e Alarico Moura, hepta campeão carioca de Mountain Bike, para-atleta, amputado da perna direita. Ele será homenageado antes do início da pedalada, com um diploma da Federação de Ciclismo do Estado do Rio, pela sua contribuição ao esporte que ele divulga em todo o mundo.

:: Cronograma inicial

9h - Abertura dos trabalhos com Escolas Municipais e funcionários da Diretoria de Parques e Jardins para plantio de mudas no Parque, atendimentos sociais e outros.
10:30h - Saída dos ciclistas, organizados pela CET Rio, Grupo de Segurança em Bicicletas e orientados por bandeiras, com colocação dos menores no centro do grupo de ciclistas, com a companhia dos pais.
12h - Início do show musical, com apresentação de músicos da comunidade entre outros, grupos de dança, e de teatro.
15h - Encerramento dos atendimentos e shows.


:: Homenagem Especial

Na saída para a Pedalada, o grupo de trabalho escolheu um ciclista símbolo, Alarico Alves Moura, 62 anos, para-atleta de Montain Bike, seis vezes campeão brasileiro, cicloativista, um exemplo de participação comunitária e superação pessoal.

Ele vai liderar a Pedalada e será o porta-voz do esforço contra a Dengue, por parte dos ciclistas da Ilha, ativistas como ele, e também por uma ciclovia permanente que ligue todos os Bairros da Ilha.



Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.