home

Pedalada das Meninas - Fotos e vídeos da 7a edição

Evento reuniu cerca de 150 participantes em Cabreúva


16 MAR, 2011     Guiné    



No dia 13 de março, aproximadamente uma centena e meia de pessoas se reuniram no Camping Cabreúva, na cidade de mesmo nome, no interior paulista, para uma atividade que já está se tornando tradicional na região. Foi a sétima edição da Pedalada das Meninas, evento que tem o objetivo principal de incentivar o público feminino à prática do mountain bike. O percurso este ano teve 26 quilômetros, alternando trechos de asfalto e pistas de terra, incluindo o desafio de subidas e a travessia de fazendas históricas em Itu.

imagem

Um pouco da história

Desde sua criação, a Pedalada das Meninas vem se repetindo todos os anos no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Daí também o seu nome. A iniciativa partiu do casal de ciclistas - Elaine (Laininha) e seu marido Cando - que com ajuda de amigos também praticantes do mountain bike, passou a organizar o encontro. Eles observaram que apesar de o esporte estar sendo bastante difundido hoje no país, a participação das mulheres ainda é relativamente pequena. O evento propõe tornar-se então, uma das portas de entrada para o mountain biking. E tanto isso vem se confirmando que, para muitas mulheres, constitui seu primeiro contato com o esporte.

Roteiro da pedalada

O percurso é feito com o espírito de passeio ciclístico, no qual não cabe competição. Afinal, outro objetivo também é proporcionar a integração dos participantes, vindos também de outras cidades, outros estados e, eventualmente, até de outros países. No animado grupo só não entra preconceito. Apesar do caráter feminino da Pedalada, os homens também são bem-vindos, desde que sejam convidados por alguma participante.

Organização e segurança

Outra característica da Pedalada das Meninas é a forma responsável com que é organizada. Seguindo os ciclistas durante todo o percurso há carros de apoio, bombeiro socorrista e até mesmo a escolta da polícia militar. Também é programada a distribuição de água e frutas e servido um reforçado café da manhã antes da largada. É esse cuidado aliado à seriedade na organização que ajudam a garantir a segurança e bem-estar dos participantes.

Sétima Edição da Pedalada das Meninas

Em 2005, quando surgiu, o grupo não chegava a duas dezenas de pessoas. Na edição de 2011 já eram 90 mulheres pedalando que, somadas ao s seus acompanhantes, formaram uma ruidosa turma de mais de 150 pessoas. Contando com a equipe de apoio, eram ao todo quase 190 pessoas mobilizadas em torno das bikes.

imagem

Este ano o evento recebeu o patrocínio das marcas Shimano, Trek, Proshock, Mulheres de Sucesso, ConsultList e Clube da Luluzinha, além dos apoios do Camping Cabreúva, da Suum e da Polícia Militar Rodoviária. E todas as meninas inscritas ganharam kits contendo a camiseta oficial do evento, esqueezes, protetor solar e adesivos exclusivos da Pedalada.

imagem

Também houve sorteio de brindes, e as mais sortudas puderam levar para casa produtos da Adventure Bikes, cotas do Clube da Luluzinha, vales-diária do Camping Cabreúva, componentes Shimano e até uma cobiçada bicicleta Trek WSD.

O encontro para 2012 já está marcado. O dia ainda não foi confirmado, mas a 8ª. edição da Pedalada das Meninas certamente será em março, mais uma vez em homenagem às mulheres.

Confira o vídeo desta edição


Fotos (21)

foto 0 - Laininha foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários