home

Pedal e Corrida da Paz acontece nesta sexta no Rio de Janeiro


30 ABR, 2015     Péricles    



Por estes motivos, será realizado o Pedal e Corrida da Paz nesta próxima sexta feira dia 1º de Maio (feriado) para chamar a atenção das autoridades para o aumento exponencial a roubos e furtos de bicicletas ocorridos não apenas na Lagoa, como também em todas as ciclovias da Cidade do Rio de Janeiro como por exemplo as do entorno do Maracanã, Aterro do Flamengo, Quinta da Boa Vista, Tijuca, Ilha do Governador e Orla de Copacabana, Ipanema e Leblon.

imagem

Se você utiliza a Bicicleta como meio de transporte, esporte, lazer ou turismo, compareça e fortaleça nossa luta em prol de menos violência no RJ.

O objetivo deste passeio ciclístico é justamente o de alertar o Poder Público para o aumento de roubos e furtos a ciclistas, uma vez que, pela inexistência do Título: Roubo e Furtos de Bicicleta no Sistema de Segurança Pública do Estado do RJ, a polícia não possui dados estatísticos que comprovem tal crescimento, impossibilitando-os de realizar um trabalho de investigação e de inteligência ao combate deste tipo de criminalidade.

Além disso, o Pedal da Paz tem como objetivo conscientizar a população fluminense no sentido de não comprarem bicicletas ou peças sem Nota Fiscal. Indubitavelmente o aumento desse tipo de criminalidade está diretamente ligado ao fato de existir uma demanda por tais produtos. Sendo assim, desconfiem ao comprarem bicicletas ou peças em sites de compra e venda on-line que estejam com valores abaixo do praticado no mercado. Fatalmente você poderá estar comprando um produto roubado. E lembrem-se que receptação também é crime !

Resumindo, iremos solicitar ao nosso Governador uma ajuda no sentido de agilizar a aprovação do Projeto de Lei nº 178/2015 que: “Cria o Subtítulo nos registros de ocorrência da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro denominado: Roubo / Furto de Bicicleta.

A aprovação deste Projeto de Lei estimulará os ciclistas vitimas deste tipo de crime a registrarem o roubo e/ou furto nas delegacias, contribuindo para um mapeamento mais eficaz das manchas criminais e consequentemente uma maior proatividade policial. Além disso, a inclusão desta tipificação ajudará a policia a localizar as vitimas desse tipo de crime afim de lhes devolver as bicicletas que são diariamente recuperadas por eles. Atualmente todas as delegacias de polícia possuem um estoque de bicicletas recuperadas que ficam guardadas por anos sem que as vitimas sejam identificadas.

Percurso do Pedal e Caminhada da Paz:

Ponto de encontro: Corte Cantagalo (Lagoa) ao lado do Restaurante Palaphita.
Concentração: 8am em ponto.
Início do Pedal da Paz: 8:25am – (1 volta completa na Lagoa = 7,5km)

Propósitos do Pedal da Paz:

Assegurar o uso da bicicleta de forma segura, independente de sua forma de utilização (lazer, transporte, turismo, esporte e a trabalho), cobrando a aplicação das leis existentes e propondo alterações ou implementações que resultem na diminuição do número de roubos e furtos de bicicletas no estado do RJ.


Comentários



Relacionados