Segundo esta matéria publicada no site Bikerumor, o fabricante italiano de componentes de bicicleta Campagnolo estaria preparando uma novidade bem interessante. Trata-se de um novo sistema de roda livre que, diferente dos modelos tradicionais, elimina o mecanismo de "macaquinhos" com molas para reduzir o atrito de funcionamento.
Segundo o texto que descreve a patente da nova roda livre da Campagnolo, o atrito gerado pelo sistema tradicional dissipa energia cinética na roda traseira, chegando a consumir cerca de 2 watts a 50km/h quando o ciclista para de pedalar. Essa dissipação tem um efeito negativo no desempenho do atleta, forcando-o a fazer mais força para compensar a energia perdida.
Para evitar este problema, a marca estaria desenvolvendo uma roda livre com um sistema magnético que elimina boa parte do atrito entre os componentes, apostando no magnetismo para separar o mecanismo de engate. Pelo texto e pelo desenho, o sistema aparentemente funcionaria com dois anéis que engatam ou desengatam quando o ciclista começa ou para de pedalar.
"Quando o ciclista cessa a propulsão, o segundo corpo anelar empurra o segundo corpo anelar em uma direção axial externa, desacoplando o cassete do segundo corpo anelar e da roda livre. Com isso, o primeiro corpo anelar fica em uma posição de roda livre", diz o texto.
Certamente, a descrição encontrada no site da patente é bem complexa e, com certeza, o entendimento do funcionamento do componente fica muito mais fácil com a peça na mão. Infelizmente, a Campagnolo vem perdendo mercado há alguns anos de forma bem expressiva e, aqui no Brasil, muito provavelmente um cubo desses será uma peça bem rara.
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