MENU

Patente da Campagnolo indica grupo de 13V com polias que seguem a curvatura do cassete

Novas patentes do fabricante italiano de componentes podem revelar um pouco do que está por vir pelos próximos anos

Segundo esta matéria do site Bikerumor, a Campagnolo estaria trabalhando em uma nova transmissão de 13 velocidades com algumas tecnologias bem interessantes.

Foto 76073

Dentre muitas novidades, o destaque fica para o novo câmbio traseiro com um mecanismo que permite que a polia siga o formato do cassete. Atualmente, mesmo quando o cassete é curvo, as polias viajam em linha reta. Com isso, a distância entre a polia superior e os pinhões varia de acordo com a marcha engatada, o que pode afetar negativamente a qualidade da troca.

Há algum tempo, a patente de uma nova roda-livre sem atrito com engate magnético da Campagnolo também deu o que falar.

Curso não linear ajustável

Outro detalhe interessante é que, segundo a patente, será possível ajustar a curvatura que o câmbio vai seguir. Digamos que, por exemplo, você troque o cassete 11-28 de sua bike por um 11-42, que tem uma curvatura mais acentuada. Para permitir um funcionamento perfeito, um sistema de regulagem foi introduzido no câmbio, o que vai permitir ajustar precisamente a trajetória percorrida pelas polias.

Foto 76074

Todo o sistema funciona graças à um conjunto de duas semi-engrenagens posicionadas em um ângulo que permite que a trajetória da polia aconteça em vários planos ao mesmo tempo.

A cada troca de marcha, as duas engrenagens rotacionam, alterando a posição da polia para que ela mantenha uma distância contante para o cassete - a regulagem funciona alterando a posição das engrenagens pelo pino principal (116).

Foto 76075

Outras novidades

Na mesma matéria, é possível ver os detalhes de um novo cassete proposto pela marca. O desenho ilustra um modelo de 13 velocidades 9-42, que teria 467% de amplitude e relação 9-10-11-12-13-14-16-18-21-25-30-36-42.

Foto 76076

O fabricante descreve um desenho especial de cassete com dentes bem pequenos chamados de esporas intercalados com dentes maiores. Segundo a marca, em pinhões com mais de 18 dentes, isso seria capaz de dar mais liberdade para a corrente se mover, acelerando a velocidade das trocas.

O novo cassete será divido em dois grupos de "dentes de troca de marcha", onde uma sequencia de rampas e dentes de formatos e larguras diferentes que seriam capazes de guiar a corrente com mais eficácia.

Foto 76072

Além disso, a marca registrou uma patente que promete novidades em seus grupos eletrônicos EPS. No desenho, é possível ver botões que podem ser configurados para diferentes funções como acionar o canote retrátil, travar suspensões e até mesmo mudar o modo de trabalho de sistemas de propulsão elétrica.






Relacionados

Comentários

Acho que para amadores tipo eu, que não tem afinidade competitiva, mas que preserva um bom componente, as relações internas tipo da marca PINION já deveriam estar em grande escala de venda... Basta que as marcas de bike famosas possam ir adotando.

acho q eles poderiam melhorar o que já existe antes de lançarem coisas novas. Tenho Campagnolo de todo tipo. Definitivamente o único q funciona é o EPS. Todos os modelos mecânicos, deixam a desejar. E olha q tenho super record.



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.